RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 30, 2024

JÁ FOI HÁ DOIS VERÕES – MAS CONTINUO A SABER O QUE FIZESTE

Em Junho de 2018, dizem os números oficiosos que cerca de 10.400 sócios decidiram destituir a anterior direcção do Sporting Clube de Portugal. Poucos meses depois, em Setembro desse mesmo ano, 8.717 sócios elegeram a actual direcção do clube.

Mesmo considerando a inferioridade numérica destes últimos, creio ser mais ou menos claro e evidente que praticamente todos os que se encontram dentro deste segundo lote, estão também no primeiro – ou seja, todos (se não for, andará lá muito perto) os que votaram na lista dirigida por Rogério Alves e de que Frederico Varandas é a cara, seguramente votaram menos de três meses antes na destituição dos anteriores corpos gerentes.

O que significa, de forma muito óbvia, que há aqui um vasto núcleo de sócios do clube que acharam duas coisas: a primeira, que se impunha uma mudança, fosse lá porque motivos fosse; a segunda, e mais do que isso, que essa mudança era melhor representada por quem actualmente gere o clube.

Foram, pois, esses sócios quem decidiu o caminho que o Clube deveria tomar a partir do Verão de 2018, e disso é que não há dúvida absolutamente nenhuma – ainda que, apesar de ser esse um facto objectivamente indiscutível, me pareça que não fará mal nenhum recordá–lo aqui.

Eu, pela minha parte, confesso de forma envergonhada estar entre aqueles que não acharam o mesmo que esses sócios acharam em Junho, nem o mesmo que depois acharam em Setembro de 2018.

E por isso, é com o espírito prenhe de humildade que venho colocar a alguém que se encontre em qualquer daqueles números iniciais – mas de preferência em ambos – a seguinte questão: indiquem–me, por favor, um aspecto relacionado com a vida e o universo Sporting, que esteja hoje melhor do que estava em Junho de 2018?

Reparem, hipóteses não faltam, seguramente.

Desde a gestão económica, financeira e comercial, à comunicação institucional, à relação com parceiros, à relação com a comunicação social, à forma de lidar com os concorrentes directos; depois, numa vertente mais desportiva, a gestão e estratégia para o futebol profissional, para o futebol de formação, para as modalidades, o desenvolvimento do ecletismo; finalmente, mas não menos importante, a gestão da militância, a promoção da união dos sócios e adeptos, a forma de lidar com os mesmos e de os cativar para a participação na vida do clube, etc. etc. etc.

E se acham que estes temas não chegam, podem acrescentar todas e qualquer hipótese que vos apetecer, desde os colchões da Academia à limpeza das casas de banho do Edifício Visconde de Alvalade!

Porque, repito, eu só estou a perguntar por um, um único e singelo aspecto em que o clube esteja melhor – mas se for mais do que um, ou se for muito melhor, perfeito! como é óbvio.

Notem que a pergunta nem é tanto por mim.

É mesmo mais por vocês.

Sim, porque o que eu quero perceber – tendo em conta desde logo aquele que é o lema do Sporting e aquilo que o Clube deve significar e representar de acordo com a vontade dos seus fundadores – é se vocês encontram pelo menos um motivo pelo qual podem dizer que tomaram naquele Verão de 2018 a (ou ‘as’, conforme o caso) opção certa.

(Um parênteses para dizer que a minha genuinidade a colocar esta questão é de tal ordem, quem nem sequer vou dizer que não vale responderem que “sabendo o que sabiam na altura, lhes pareceu ser a opção correcta” porque houve sempre  “meia dúzia” de malucos que se fartaram de berrar que vocês é que estavam a confundir tudo, não eles – os malucos. Não, não vou fazer isso, nem sequer vou deixar isso aqui dito, qual casca de banana, pelo que estão completamente à vontade para responder como quiserem).

Digam–me, pois, peço–vos : em que é que o Sporting (o Sporting, não vocês, atenção!) está hoje melhor do que estava no Verão de 2018, e, portanto, em que é que as opções que então tomaram contribuíram para a melhoria do Clube?

Fica desde já aqui o meu mais humilde agradecimento.

Artigos relacionados

Comments

  1. Ricardo Canas

    O que deve estar melhor desde 2018 são os colchões, o relvado da academia, as comissões pagas ao carrossel do mentes e o entulho trazido ás carradas para Alvalade.

  2. Henrique Morais

    Amigo eu vou responder: No tempo de Bruno de Carvalho sempre o apoiei apesar de nem sempre estar de acordo com o que fazia. Nunca gostei de o ver a dirigir-se ao Facebook para se defender quando tinha dois órgão da Comunicação; Jornal Sporting e Sporting TV para o fazer e podia delegar nos responsáveis por esses órgão para o fazer não se expondo. Depois não gostei de que na Espanha tenha tomado aquela atitude quando ainda havia um jogo para disputar e que o palco desse jogo seria em Alvalade. Assisti ao jogo e só não eliminamos o Atlético de Madrid por manifesta má sorte. Emocionalmente também não me pareceu bem e estranhei o comportamento dele quando quis alterar os estatutos quando o podia ter feito nas eleições se o tivesse proposto e que não tenho dúvidas de que o teria conseguido face ao número de votantes na sua lista Também comecei a duvidar da sua capacidade pois não tinha possibilidades de pagar o empréstimo obrigacionista o que foi mau demais para a reputação do Clube. Lembro-me muito bem de Bruno de Carvalho dizer que tudo estava bem mas esse bem impedia muita coisa. Depois existiu a invasão a Alcochete e embora nunca acreditasse que tivesse sido o mandante penso que Bruno de Carvalho não soube lidar com aquilo que aconteceu. Quero deixar bem claro que não votei a sua destituição pois nem sequer me encontrava no local da minha residência pois encontrava-me na minha terra natal, onde tenho uma segunda casa. Votei sim na eleição de uma das listas concorrentes. Penso que Bruno de Carvalho emocionalmente não estaria bem, como o referi e que ele foi o grande responsável por ter caído da Presidência do Sporting. Confesso que muitas as vezes sublinhei que iríamos ter Presidente para muitos anos. O Clube hoje está um pouco melhor do que nos últimos tempos do mandato de Bruno de Carvalho. Apenas estará pior no futebol profissional fruto da razia dos jogadores que abandonaram o Clube injustamente.. É que com tanto abandono me interrogo qual seria a equipa que seria formada se não havia dinheiro nem jogadores para poderem competir. O que entendo é que é tempo de nos unirmos e todos rumarmos para o mesmo lado. Um grande abraço.
    .

    1. Piotr Ilich Leobanowsky

      Não respondeste foi à pergunta….
      Abraço e SL

    2. Escreve um longo texto mas não responde à pergunta. Em que é que o clube está melhor?
      Limita-se a escrever “O Clube hoje está um pouco melhor do que nos últimos tempos do mandato de Bruno de Carvalho” Em quê?

    3. Eu penso que este senhor Henrique Morais ou está a ser pago por alguém ou então deve andar num logar chamado porta 18 , só pode ser

    4. João Rosa

      Henrique Morais, não querendo questionar o seu sportinguismo, não percebo porque diz que o clube está um pouco melhor do que em 2018 ao tempo do Bruno de Carvalho. Se por um lado percebo que o clube naturalmente foi afectado por um grupo de “deficientes mentais” que fizeram o que todos sabemos, quiçá ainda não soubemos verdadeiramente quem instigou a tal, facto este que terá prejudicado financeiramente, se calhar não tanto se lá estivesse permanecido o Bruno de Carvalho, mas aqui estamos nos “ses”, o que eu vejo é que Varandas e a sua direcção, quando concorreram afirmaram que conheciam o que se passava no clube e que estavam preparados para enfrentar as dificuldades. E então porque mudaram o discurso para a lengalenga do coitadinho, que não havia dinheiro, mas que afinal havia, tal como um dos vice-presidentes afirmou e como se pode provar pela aquisição de Bruno Amorim ao preço que foi. Fala que Bruno de Carvalho ficou desnorteado, eu acho que todos os sportinguistas também ficariam, com tanta comunicação social a atacar o clube constantemente desde a sua eleição e porquê? Lembra-se dos emails? Dos Juízes “amiguinhos” do clube vizinho, que estão presos? Dos vouchers para a arbitragem? Dos jornalistas avençados numa cartilha em que se competia para ver quem atacava mais o SCP? Do não querem o VAR que se existisse no primeiro ano de Jorge Jesus tínhamos ganho o campeonato? Realmente foi um ataque constante ao SCP e se nos tivéssemos unido verdadeiramente nessa altura, como você pretende agora e como o Bruno tantas vezes pediu, talvez não estivéssemos como hoje estamos! Qualquer um que estivesse no lugar dele e que fosse contra o sistema, teria tido o mesmo tratamento.
      Falou num aspecto que muitos criticaram que foi o estilo e sobre isso eu não faço análises porque acredito que cada um é como é e não nos podemos advogar de santos ou puros de espírito.
      Numa coisa é certa, naquela altura havia um fervor enorme pelo SCP como não se via há muitos anos e eu já vivi muitos presidentes. Houve um aumento brutal de adesão a sócios, recuperação de modalidades extintas e mais do que isso, vencer novamente, que é aquilo que realmente interessa e não se o clube é rico ou pobre! A construção do pavilhão que era a promessa adiada por tantas direcções e uma recuperação financeira a todos os níveis notável. Não fez mais? Não deixaram!
      A memória não pode ser curta e a ingratidão nunca deve ser o caminho!
      E o que provou ou fez o presidente Varandas até agora? Uma mão cheia de nada! Não há discurso coerente, não há um caminho de futuro, não há explicações aceitáveis, não há liderança, não há união!
      Tendo em conta tanta contestação, tendo em conta o desastre desta direcção, Varandas se pensasse mais com o coração, ou seja pusesse à frente de tudo o seu sportinguismo, se é que realmente o sente, demitia-se e convocava novas eleições, mesmo concorrendo, para saber o sentimento dos sportinguistas, não precisando de pedir os tais 75% como Bruno de Carvalho fez.
      Já vai longo este texto mas por vezes não se pode expressar tudo o que nos vai na alma em duas ou três palavras.
      Cumprimentos e saudações leoninas.

    5. António Carango

      Seja como for e até vamos partir do ponto que o Sporting está um bocadinho melhor agora que no fim do mandato do Bruno …ora bem …não é nada de mais então …dois anos para estar um bocadinho melhor quando o fim do mandato anterior ,o orediedebte,embora tivesse dado alguns tiros nos pés ,estava a ser vítima de um plano maléfico e cobarde preparado por uma união de frentes e com peso desde a política á justiça e e etc….
      Até o melhor estratéga do mundo ao ver-se numa tal situação possivelmente poria fim á própria vida …
      Este PRESIDENTE e esta direção não são competentes para tirar o Sporting do fosso onde está destes inícios de 2018…
      É certo também que não vejo um sportinguista com peso e capacidade para se chegar a frente …por esse mesmo motivo e tendo em conta que só não sabe quem não quer saber ,que o melhor caminho para o SPORTING voltar a set GRANDE é reassumir e corrigir os erros . Bruno de Carvalho a sócio e depois eleições com os candidatos que assim entenderem …onde o Bruno de Carvalho se possa candidatar …eleições justas e honestas e quem vencer terá de ser apoiado e respeitado por todo o universo sportinguista.