RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

“I-Vigarice”

Pouco a pouco está a surgir das sombras o tão famigerado “I-voting”.

Ao longos dos últimos meses este assunto começou a ser falado com maior regularidade e insistência. Na sexta-feira, surgiu com pompa e circunstância no site do Sporting um comunicado da direcção a informar que criou um grupo de trabalho, que será presidido pelo defensor mor dos estatutos…. o ilustre PMAG Doutor Rogério Bivalves. Estas pessoas irão, dizem “eles”, elaborar um projecto de alteração estatutária que vise a introdução deste mecanismo nos estatutos.

Nenhum especialista da área irá dar uma garantia a 100% que o sistema seja fiável, ou seja, ninguém me garante que numa votação qualquer o meu voto não possa ser alterado de acordo com o “Establishment” vigente no Sporting. O sistema em si não é imune a marteladas e a churrasquinhos virtuais. Partindo do princípio de que os afinamentos não são feitos pelos Órgãos Sociais do clube, em última instância poderá um dos nossos rivais decidir brincar às eleições e alterar os resultados.

Esta medida pretende acabar com o debate interno do clube, afastar os sócios dos centros de decisão, acabar com a crítica construtiva e acima de tudo subalternizar o papel dos sócios, transformando-os em meras figuras decorativas. Numa visão perfeita estes senhores querem que os sportinguistas votem no conforto do lar e com a cmtv em pano de fundo. Assim sem qualquer tipo de contraditório os croquetes irão governar o nosso clube como se de um Clube Hípico se tratasse.

Aquilo que desejo é que estejamos todos juntos na AG, no dia em que isso seja colocado a votação e que 75% de sócios votem contra o I-Voting. Espero que nesse dia o presidente de facto se demita e se dedique à sua carreira profissional e vá defender os seus amigos nas barras dos tribunais.

SL
R Canas

Artigos relacionados

Comments

  1. Ahhh e tal Sporting é Nacional e qual é a lógica de termos de vir a Lisboa para uma votação?

    Espera não… Se assim for e puderem todos votar, seja por I-voting puro ou por I-voting nos Núcleos então, sem sequer sabermos o que desta comissão irá sair, será de certeza mau!

    Coerente!

  2. Liondamaia

    O consócio Canas deixa-me perplexo com a estória das afinações e, uma que ainda não tinha ouvido (lido), a possibilidade de um hacker travestido apareça a aldabrar a coisa.
    Ora bem, nos últimos anos atravessámos as eleiçoes “afinadas”, dos tempos de Godinho Lopes: as mesas de voto terão apontado num sentido, mas… uns quantos afinaram o que se contou em mesas de voto fiscalicalizadas por representantes de cada uma das listas;
    depois, com BdC, viram eleições que usaram precisamente a mesma metodologia – alguém contestou a seriedade dos escrutinadores?
    Ainda usando a mesma metodologia, vieram as eleiçoes “suaristas” (assim, com “U”, pelo muito suor que fizeram correr ao PMAG e seus contestatários): os derrotados protestaram veementemente, já que no Pavilhão as vozes dos contra faziam muito mais ruído do que as dos pró – factos concrectos zero, viva a Democracia dos que não convenceram os outros sócios.
    Daí para cá, começaram algumas vozes (pró BdC, as q1ue conheço) a falar no i-voting, pois era necessário que os muito associados de fora de Lisboa pudessem votar – situação com a qual concordo em absoluto, como posição de princípio.

    Aqui chegados, temos o Rugido Verde a dar voz ao Canas, receoso que está de aldabrices internas e, também, de aldrabices externas.

    Muito sinceramente, foi preciso ser sócio do Sporting para perceber que, contas feitas, a Democracia é como as moedas, tem duas faces: a dos nossos interesses particulares e a da votação dos outros.
    Concluindo:agradeço ao Canas, se me tiver lido, que nos informasse de com entende que deverão ser organizadas eleições “acima de qualquer suspeita”, não valendo responder “feitas por pessoas sérias pois, então, terei que perguntar como vamos avaliá-las…
    SL