RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Carta aberta ao Rugido Verde e aos leões com raça

Caro Rugido, devo confessar, andei longe dos desígnios do Clube durante uma eternidade… foi na realidade necessário o Golpe para que eu voltasse a me interessar pelo seu futuro… contextualizando: a entrada de BdC coincidiu com a minha emigração e distanciamento completo, não só da realidade desportiva, como também política do país.

Voltando atrás, em Janeiro de 2004 fiz 18 anos, e nesse dia fui a Alvalade fazer-me sócio do Sporting, tinha recebido algum dinheiro pelo aniversário e ia também comprar a Gamebox da 2ª metade da época, mas, nos escritórios do clube foi-me pedido 80 euros pela Jóia do Clube, esse foi então o meu primeiro não! Ao longo dos anos, e mesmo tendo sido Ultra, fui-me distanciando, a vida foi seguindo o seu caminho e as prioridades iam sendo outras. Com a entrada da anterior direcção e vendo o Sporting a espaços e à distância só poderia estar satisfeito com os resultados e políticas tomadas… até ao fatídico dia de Alcochete.

Comecei então aos poucos a ir pesquisando o que se tinha passado, e estando eu em França a Internet acaba por ser o único meio utilizado para me informar sobre o clube… fui parar a cafés, tascas e afins, sempre sentado na mesa do canto a ler, a ver o que se passa até ter caído aqui. No Rugido Verde ouço, como é óbvio, o Simão e o Sabino desde sempre, como ouvi também BdC na Rádio Estádio, e como segui todo o julgamento, os áudios, o Fisgas, etc..

E chegamos agora ao ponto do dia de hoje e às grandes questões:

Qual o futuro do SCP: Na realidade, o Sporting deixou de ser um caso desportivo e passou a ser um caso político e um caso de polícia.

Alcochete fez com que nada me interesse nos resultados desportivos das equipas. Passaram pura e simplesmente a interessar-me os resultados da sua gestão e política desportiva… na realidade a equipa de futebol sénior deixou à muito de ser a minha  (sem a mínima culpa dos atletas mas não a consigo apoiar, representa o roubo, o saque e a destruição do meu clube,  com o negócio do treinador a cabeça)

O clube enquanto reflexo do país: Ao percorrer as redes sociais afectas ao Sporting a única conclusão que chego é que o Sporting existe à imagem do país: um povo na sua grande maioria ignorante, dirigido e manipulado por ladrões e bandidos e… que ainda apoia estas políticas! Um povo de mansos e esquecidos, que só quer que a bola continue a rolar (não esquecer que o 25 Abril foi feito pelos militares, o povo só saiu à  rua depois) e uma minoria consciente, revoltada e silenciada constantemente por uma comunicação social avençada! Esta é hoje em dia a realidade do clube!

Soluções: Jedis depois de “O Império Contra-Ataca” vivem neste momento numa guerrilha comunicacional contra todo um sistema instalado no país. Se em Star Wars levaram duas gerações a vencer os Sith, estimo que o nosso caso seja muito mais negro mas… verde é  a cor da esperança…

A SAD, a ruptura: Depois de tudo o que tenho seguido nos últimos dois anos acredito piamente que a venda da SAD é o objectivo de Rogério Alves e companhia, tanto que o processo de compra da dívida pela Apollo anuncia isso mesmo, mas não acredito que lhes convenha a dissociação entre clube e SAD, porque isso é acabar com a sua fachada e destruir a marca. Isso acontecerá um dia, muito mais tarde, quando já não restar nada e os sócios poderem voltar de novo a pegar no clube (infelizmente são estes os meus negros pensamentos)

Por último, ser sócio ou não ser eis a questão: Estarei eu disponível a patrocinar a destruição do clube que amo? Não! Estarei eu disponível a alimentar ladrões e aldrabões? Não! Acredito eu num processo democrático válido (no clube) que me permita votar à distância e readmitir BdC? Não! Estarei eu disponível a partilhar um ideal com uma percentagem enorme de pessoas acéfalas, que não se questionam, e que não querem a mudança? Não!

Por outro lado: Estarei eu disponível a associar-me a leões como vocês, leões com raça,  gente sem medo e inteligente,  gente que ainda acredita em ideais de justiça e por consequente num mundo melhor? Sim! Sublinho nesta carta a minha intenção de caso por milagre a democracia volte ao Sporting,  caso a ruptura leve às distritais ou à criação de um novo SCP, assinarei no imediato a minha carta de sócio! Da-me uma t-shirt do “Primeiro Tempo” que a portarei erguido e com orgulho assim como o galhardete do Sporting (símbolo antigo) que tenho no retrovisor!

Por último partilho convosco uma pintura (imagem de destaque) que fiz em 2010 sobre um tempo onde o clube ainda era o clube, e onde o futebol ainda era um desporto!

Desejo do meu mais profundo desejo votos de felicidades e Saudações Leoninas a todos!

Carta por: Pedro L’Artiste

Artigos relacionados

Comments

  1. 2010, “um tempo onde o clube ainda era o clube”…
    Sim, saudades do “Maracas” Bettencourt e do saudoso 4º lugar de 2009/20010

    Quereis salvar uma agremiação desportiva como o SCP, sem ser associado? Ok… Boa sorte!

    SL

    1. Pedro L'Artiste

      2 segundos para lhe responder: A pintura foi feita em 2010 mas é referente ao 7 a 1 (1986) antigo José de Alvalade (percebo que possa não ser explícito no texto, mas a imagem do antigo estadio é clara)! Nao sou salvador e nao existem em mim pretensoes de salvar o que quer que seja, talvez possa existir uma réstia de esperança na salvação do clube, mas sei que não tenho as competências para isso, óbvio. O texto é claro, veja bem as coisas antes de comentar. Por último à parte das razões acima descritas muitas outras tenho para não ser ou estar associado, acho tambem que já deveria ter percebido que não será por pagar quotas que irá salvar o clube!
      Forte Abraço

      1. O saudoso velho estádio que conhecia como as palmas da minha mão pois tive o privilégio de vestir o Leão Rampante enquanto desportista.

        Caríssimo, não falei da pintura em si. Falei da frase do texto que explicita 2010.
        Ok, fez a pintura em 2010 sobre outros tempos… 1986, estava presente nesse jogo! Curiosamente perdemos o campeonato e demorámos mais 13 anos para sermos campeões… Mas sim, será sempre motivo de … orgulho para uns, conversa de café para outros, esse 7-1. Não obstante, e sem ironias, gosto bastante da representação que fez.

        Relativamente ao associativismo, para ser levado a sério, pela própria palavra -associativismo – é ser-se sócio, quanto mais não seja para se ter voz.

        Se o interesse é só mandar umas postas de pescada cá para fora, chorar o bruno coitadinho, fazer-se mais uns textos a falar de golpe, dizer tantas vezes que o plano é vendar a SAD que quase que é credível, e sem ter a capacidade de mudar seja o que for, quanto mais não seja pelo ato democrático do sufrágio… OK…

        Resto de boas cartas…

      2. Pedro L'Artiste

        Caro croquete de leitão
        Sobre a pintura e para terminar: ela fala sobre arte e não propriamente sobre futebol. Foi utilizado um símbolo para expressar uma ideia… é tudo!

        Em relação ao associativismo dou-lhe dar razão ( e foi uma coisa que sempre me fez pensar), no entanto, o facto de não ser associado nao faz as minhas ideias ou opiniões serem menos validas que a de um qualquer Vítor Espadinha socio à 50 anos, legitimidade é outra coisa, mas também o facto de viver no estrangeiro não faz de mim menos português que o Presidente da República , e uma coisa é ser associado de algo ou alguém, outra é ser contribuinte!

        O interesse desta “carta” que teve aprovação prévia pelo Rugido antes de ser publicado, era no fundo de agradecer e incentivar quem ainda acredita e faz algo para mudar a situação do clube. Era a eles que queria dar o meu bem haja com estas palavras (mesmo não sendo associado do clube, coisa que como pode constatar não será certamente agora que o farei)!

        Saudações Leoninas

  2. Rui Côrte-Real

    Um forte abraço e vamos continuar na luta pelo resgate do nosso Sporting Clube de Portugal, o maior clube do mundo. Único.