RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

NOTAS SOLTAS

1- SPORTING O Sporting continua a jogar muito mal apesar da vitória com o Paços de Ferreira. Num jogo que se esperava fácil, em casa contra um dos últimos, foi um jogo dividido como não se esperava. O próximo com o Tondela também em casa é dos mais fáceis. Depois é que vem a prova dos nove com vários jogos difíceis. Temo muito que o clube nem à Europa vá este ano.

2- FORMAÇÃO Apesar da propaganda televisiva e jornaleira estar em alta a puxar por “este” Sporting (também é para isso que lhes pagam) vamos a factos. Pois ao contrário da propaganda estes são indesmentíveis. Jogadores que chegaram ao Sporting com a anterior direção ou com o “mauzão” que não aposta nos jovens como diz o senhor Braz: Joelson (chegou na época 2014\15) Luis Maximiano (chegou do Braga em 2013), Tiago Tomás (chegou do Estoril em 2014), Pedro Mendes (chegou do Moreirense em 2017), Wendel, e pasme-se Jovane Cabral que chegou ao Sporting em 2014\15 vindo desse clube com nome patusco Batuque, que a CS tentou fazer parecer que era um nome inventado para lavar dinheiro (do “mauzão” claro) e que tinha um protocolo de 400 mil euros. Eduardo Quaresma (2011\12), Daniel Bragança (2007\08), Gonçalo Inácio (2012\13), Nuno Mendes (2011\12), Rodrigo Fernandes (2009\10), Miguel Luís (2007\08) já estavam todos no clube.

3- FORMAÇÃO2 E como não há propaganda que apague os factos vamos lá ver os “craques” que esta direção tão “gostada” pelos cartilheiros contrataram: Vietto, Doumbia, Luíz Phellype, Borja, Eduardo Henrique, Rafael Camacho, Neto, Illori, Renan, Rosier, Plata Matheus Nunes, Sporar e claro esses craques de nome Jése Rodriguez, Fernando e Bolasie. Isto quando alguém vai buscar os factos é uma coisa tramada.

4- MATHIEU talvez o nosso melhor jogador actualmente, não seguiu a “linha” nas palavras do nosso treinador. Treinador esse que está na lista dos cinco mais caros do Mundo, o que para um clube tão depauperado e com uma herança tão pesada deixada pela anterior direção é de salientar. Ou será que o pagamento não é em dinheiro mas em “palhinhas”. O futuro dirá. Ora dizia eu que o Mathieu não seguiu a “linha”, mas qual “linha”? Linha tática, física ou mental? Ou uma linha traçada pela actual direção? Será que foi porque ele disse numa entrevista recente que não rescindiu pós academia porque tinha contrato e não ia fazer isso ao Sporting? Será essa “linha” a que ele fugiu? Ou será que foi porque não quis assinar novo contrato a ganhar menos? Uma coisa sei, vamos ouvir falar muito de Mathieu nos próximos tempos e ele também terá muito para falar. Correu mal e meteram-se com a pessoa errada e no futuro vão verificar isso.

5- ALCOCHETE Depois de a sentença de Alcochete ter saído há 15 dias o silêncio na CS foi ensurdecedor, o que só por si já diz muito e faz muito barulho. Será vergonha do que foi feito? ou será medo dos processos que vêm a caminho? O silêncio dá a resposta, em especial do grupo de comunicação que na altura ganhou mais com isso à custa da vida dos outros. A fatura vem a caminho e não vai ser pequena.

6- EDUARDO BARROSO sabe (e muitas outras pessoas também) da promessa que Varandas e restante direção fizeram de, no caso de absolvição, voltarem a readmitir Bruno de Carvalho (peço desculpa por citar o demo) no clube. Também aqui o silêncio de Varandas é ensurdecedor mas muito revelador. Aguardo para ver se Barroso desta vez leva a promessa até ao fim e encosta os senhores às cordas ou se volta a acobardar-se.

7-TARJAS em Alcochete e Alvalade postas pela claque DUXXI diziam o seguinte: “queremos atitude”, “é o leão que nos move”, “respeitem o símbolo”, “exigência” e “melhores resultados”. Rapidamente foram retiradas com a ajuda das autoridades por elementos do clube, sempre tão rápidos nestas acções e a descalçar os adeptos e tão lentos noutras respostas que se pretendem. Da minha parte revejo-me em todos estes pedidos de exigência e respeito e não vejo nada de mal no pedido. Apesar disso um famoso grupo de comunicação social tentou novamente nova simulação de “ataque à equipa” rapidamente parado porque não foi seguido pelas outras televisões. Grupo esse, por sinal, que estava a dormir há 15 dias quando saiu a sentença definitiva de Alcochete. De referir que os mesmos “jornalistas” que vieram tão céleres para os jornais, tvs e redes sociais condenar as faixas foram os mesmos que não viram outras faixas no Seixal ou pinturas ameaçadoras à entrada de casa de jogadores do rival. E nem deram grande importância às pedradas a autocarros que podiam matar mais do um cinto. Coisas…seletivas…

8- VENDA DA SAD As mensagens, mais ou menos, subliminares que a cartilha anda a passar nos jornais e tvs pela venda da SAD a “um” investidor começam a ser recorrentes. Em surdina diz-se que Ronaldo junto do “amigo” Mendes e de um investidor Asiático se preparam para ficar com a SAD do Sporting. São uns beneméritos. Só espero que não o tentem à revelia dos sócios. E se os sócios tiverem uma palavra a dizer que não se deixem iludir pelos vários encantadores de serpentes espalhados (e pagos) pela CS e não se deixem levar pelo canto de sereia pretendido. Se assim não for, e passarmos de sócios com voz activa para clientes, podem continuar vocês que eu saio já aqui. Gosto em especial quando os “encantadores” se metem a dar exemplos fantásticos de como as SADs em mãos privadas são o último grito da moda e como isso é bom. Então dão exemplos de clubes Ingleses que têm um mercado bastante diferente do Português e dão exemplos como o City ou o United. Ou até o colosso Wolves (eheheh). Nunca se lembraram de dar exemplos do Barcelona, do Real de Madrid ou do Bayern onde os sócios recusaram liminarmente essa opção. Ou até do Valência onde os sócios ainda hoje se rebelam e revoltam contra um desses amigos Asiáticos. O inefável senhor Peter Lin. Coisas… seletivas…

Não brinquem com os Sportinguistas. Pode correr-vos mal.

P.S. Há um senhor (o senhor Moura) num blog Sportinguista que a propósito desta nova e triste moda de destruir estátuas propõe tirar uma frase de uma estátua na rotunda do Visconde. Pois esta brincadeira pode sair bem cara ao senhor Moura. Primeiro porque uma estátua depois de inaugurada é o seu todo, ou seja, inclui as paredes, pedras e escritos que nela consistam. Destruir património é crime e incentivá-lo também. Talvez até o senhor Moura venha a ser acusado de… “autor moral” no caso de acontecer alguma coisa à estátua do leão ou à frase de Bruno de Carvalho. Mas quero avisá-lo desde já que apresentei queixa ao CFD do clube por ser também uma infração aos estatutos do clube e dos sócios. Cuidado senhor Moura que na maioria dos casos o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

https://sporting.blogs.sapo.pt/a-proposito-de-estatuas-5580461

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Notas soltas mas que nos “ligam” àquilo que é a realidade do clube actualmente. Muito bom.

  2. 1- Verdade, mas (como diz o outro) diga UMA… UMA equipa que tenha jogado bem pós confinamento?
     
    2- Ainda bem que eles crescem!
     
    3- Sendo verdade os flops referidos, quantos flops (claro que não são todos) estão aqui: Azbe Jug, Schelotto, Jefferson, Maurício, Weldinho, Piris, Sambinha, Kouyaté, Escobar, Sualehe, King, Diogo Nunes, Ramy Rabia, Sarr, Ciani, Matías Pérez, André Geraldes, Ewerton, Jonathan, Coates, Paulo Oliveira, Douglas, Rukas, Hugo Sousa, João Pereira, Zeegelaar, Naldo, Petrovic, Bruno Paulista, Elias, Rosell, Edu Pinheiro, Pedro Delgado, Nasyrov, Luis Caicedo, Murilo de Souza, Guima, Slavchev, Vítor Silva, Gerson Magrão, Aquilani, Meli, Bruno César, Bryan Ruiz, Shikabala, Héldon, Dramé, Sacko, Alan Ruiz, Ryan Gauld, Tanaka, Nani, Markovic, Campbell, Castaignos, Dost, André, Spalvis, Teo, Montero, Salim Cissé, Slimani, Barcos, Ary Papel, Gelson Dala, Bilel, Leonardo Ruiz, Ricardo Almeida, Liam Jordan, Enoh, Tiziu e Gazela ??
     
    4- “No Idols Policy”. Jogam os melhores, mais uma mialgia. Tudo o resto é especulação (criada pelo RA, dou-vos isso!)
     
    5- Verdade!
     
    6- Curioso que agora o EB sabe. Quando disse que o BdC não andava bem na CS era só um velho caduco.
     
    7- Concordo.
     
    8- Duvido, mas cá estaremos para confirmar ou desmentir.
     
    Relativamente ao PS não vou comentar o artigo, apenas exprimir que sempre fui contra (fosse quem fosse) que uma das mensagens fosse do presidente em funções.
     
     
    SL

  3. Leão do Nordeste

    O texto retrata o momento preocupante e perigoso que o Sporting Clube de Portugal vive.
     
    Os Sócios têm que se mobilizar e defender o Clube enquanto é possível.

    1. Liondamaia

      Não, Leão do Nordeste, o texto não retrata “o momento” mas, simplesmente, dá-nos uma visão “do momento”.
      Não me meto em guerras contra e pró presidentes: para o melhor e para o pior são, ou foram, os eleitos pelos sócios, pelo que deles só espero e desejo que conduzam a nau a bom porto e, na altura devida, avaliarem onde cairá o meu voto -lamento, mas os meus 77 (setenta e sete) anos de vida não me permitem outra visão.
      Ao Rugido Verde: misturar alhos com bugalhos não lhe fica bem. Refiro-me às aquisições de “putos” por uns e aquisições de séniores, por outro(s), burradas em aquisições, tenha elas a idade que tiverem, todos fizeram, fazem e, infelizmente, todos continuarão a fazer.
      SL