RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Setembro 24, 2020

Nunca mais perdemos os 3!

Olá!

Hoje vou falar de séries.

O que benfica e porto… e Rio-Ave, Alverca, Tondela, Linz, Famalicão e Gil Vicente tem em comum?

Têm muito. São todas equipas que venceram o Sporting este ano. Há muito que não me lembro de ver o Sporting com séries de vitórias consecutivas tão curtas. De tal modo, que fui fazer uma pequena pesquisa dos últimos anos.

Em 2013/14 o Sporting conseguiu uma série de 6 vitórias consecutivas e uma de 4. Esteve 3 jogos consecutivos sem vencer (3 empates) e teve 2 derrotas consecutivas. A melhor série sem perder nesta época foi de 11 jogos. Esta foi a primeira época de BdC frente do Sporting, e com manifestas dificuldades financeiras, com um orçamento de 25M de euros, menos de metade dos rivais, deu muito boa conta de si na Liga acabando num improvavel segundo lugar.

Em 2014/15 o Sporting conseguiu 8 vitórias consecutivas, esteve apenas 4 jogos consecutivos sem vencer, mas apenas 1 deles foi para a Liga e nunca, em toda a época, perdeu mais que um jogo consecutivo (em todas as competições). Foi uma época de afirmação do projecto de BdC, uma equipa de tostões que ficou em terceiro lugar na Liga e venceu a Taça num jogo em que o que melhor me lembro é da senhora adepta do Braga a celebrar a vitória, enquanto o Montero tratava de a calar. Não me canso de ver isto e quando preciso de um boost de Sporting é um dos meus vídeos favoritos.

Em 2015/16, o Sporting conseguiu 9 vitórias consecutivas (e também uma série de 7, e outra de 6), a pior série de derrotas foi de 2 jogos consecutivos (mas apenas 1 para a Liga) e esteve 3 jogos sem vencer (empate com o Guimarães, e derrotas com Leverkusen e benfica. Desta época não há muito a dizer que os Sportinguistas não saibam. Agora, com o benefício de uma visão retrospectiva, podemos analisar que com vitórias nas modalidades, com acordos com com a banca, com compras e vendas de jogadores de muito sucesso, o pavilhão a ser construído, uma vitória no Campeonato, seria a validação total do projecto de Bruno de Carvalho para o Sporting. E isso nunca poderia acontecer.

Na época 2016/17 o Sporting conseguiu 5 vitórias consecutivas. Aqui queria falar dos nossos primeiros 20 jogos da época e jogamos contra Borussia Dortmund e Real Madrid duas vezes, perdendo sempre pela margem mínima. Dos nossos jogos para a Liga, a maioria dos Sportinguistas ainda tem os empates com Tondela, Guimarães e Nacional encravados… talvez com VAR tivéssemos ganho alguns desses jogos, ou talvez não. Nessa época o Sporting esteve 3 jogos a perder, mas apenas um desses foi para a Liga (e a serie inclui pré-época) e conseguimos uma série de 11 jogos sem derrotas. Foi uma época frustrante para mim como sócio e adepto, depois do resultado da época anterior, Todos estávamos a espera da confirmação do Sporting. Acho que por alguns jogos menos conseguidos ou por ‘ausência’ de VAR, não atingimos os nossos objectivos.

Na época 2017/18 o Sporting conseguiu 6 vitórias consecutivas e uma série de 12 jogos sem perder (com 9 vitórias) e uma série de 13 jogos sem perder (com 8 vitórias). Esteve 4 jogos sem ganhar (com 2 deles para a Liga) e teve duas séries de 2 derrotas consecutivas. Peço imensa desculpa, mas ainda não fiz completamente o luto dessa época fatídica, e o Sporting, ainda está a viver as ondas de choque que o ataque à Academia de Alcochete causou. Vamos ver se nos próximos meses e anos se consegue deslindar o novelo de desinformação que se criou a volta desse acontecimento.

Na época 2018/2019 o Sporting conseguiu uma série de 14 jogos sem perder e 10 jogos a vencer, uma série de 5 jogos sem vencer e uma série de 2 jogos a perder. No papel parece uma boa época, ainda com outra série de 8 vitórias, mas várias derrotas e empates espalhados pela época deitaram as esperanças do Campeonato a perder. Na minha opinião, a época passada foi o canto do cisne da gestão de BdC, com a maioria do plantel preparado pelo seu CD, e o Mercado de Verão controlado pela Comissão de Gestão.

A época 2019/20 vai a meio, e as estatísticas não são nada famosas. Este ano, o melhor que foi conseguido até agora foram 2 séries de 3 vitórias. Com vários resultados desapontantes contra equipas do meio da tabela e até de outros escalões. Já temos uma série de 8 jogos sem vencer e 3 derrotas consecutivas. Aliás, o nosso número de derrotas, até meio desta época, já consegue ser maior que o número de derrotas em toda a época, em várias das épocas anteriores. O que se vê agora é uma equipa sem rumo e com resultados condizentes. Não quero fazer previsões de quais serão os resultados desta época, mas começa a faltar tempo para arrepiar caminho e, pelo menos, poder melhorar um pouco as estatísticas actuais.

Pessoalmente gostava que o Sporting pelo menos uma vez ganhasse 4 jogos seguidos esta época, podia assim dizer que finalmente, tínhamos perdido os 3.

S.L.

Artigos relacionados