RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Sila(da) austríaca desmonta um frágil leão

LASK Linz 3-0 Sporting

O Sporting disputou hoje, já apurado, o último jogo da fase de grupos da Liga Europa. Estava em causa o primeiro lugar do grupo que daria, certamente, alguma vantagem no sorteio da próxima fase.

Silas fez muitas mudanças para esta partida. Com alguns jogadores lesionados e outros castigados, como foi o caso do capitão Bruno Fernandes, o treinador do Sporting promoveu a inclusão de alguns membros mais jovens como Miguel Luís, Rodrigo Fernandes ou Pedro Mendes. Estes e outros jogadores menos utilizados teriam, assim, uma oportunidade de ouro para mostrar algum trabalho, aumentando as probabilidades de serem opções válidas no futuro.

O jogo começou “morno” com ambas as equipas a jogarem um pouco na expectativa. Foi apenas aos 15 minutos que vimos a primeira aproximação com perigo a uma baliza, neste caso à baliza do Sporting. Numa jogada bem desenhada, a bola chega a Potzmann que cruza rasteiro, aparecendo Coates a cortar, sobrando a bola para Frieser que remata à meia volta, mas sem perigo para Renan.

Aos 22 minutos, o primeiro golo do LASK Linz. Na sequência de um canto marcado do lado esquerdo, Michori cruza na perfeição para um cabeceamento certeiro de Trauner, que fugiu à marcação de Rosier e inaugurou o marcador. Sorria muito o treinador Valérien Ismaël vendo a sua equipa mais próxima do primeiro lugar do grupo.

O Sporting tardava em impor-se no jogo e aos 34 minutos tudo ficou muito mais complicado. Na sequência de um lançamento de Holland para a área leonina, Renan Ribeiro sai da baliza de forma precipitada e derruba ostensivamente Klauss. É imediatamente expulso e assinalado penalty para a equipa do norte da Áustria. O mesmo Klauss, em frente ao recém-entrado Maximiano, não hesita e aumenta a vantagem para 2-0.

Aos 42 minutos, mais uma grande oportunidade para a equipa austríaca. Após um cruzamento bem medido a partir do lado direito do ataque do LASK, a bola chega a Klauss que aplica um excelente cabeceamento, com a bola a passar um tudo-nada por cima da baliza do Sporting.

Terminava uma péssima primeira parte com um resultado penalizador e que colocava muitas dificuldades para a segunda metade do jogo, agravado por ter um jogador a menos. O Sporting não estava a reagir nada bem a tantas alterações impostas pelo treinador Silas.

O início da segunda parte deste jogo decorreu de forma desinteressante, com nota de algumas faltas, mas com poucas oportunidades. Foi apenas aos 55 minutos que vimos um primeiro remate, por parte do LASK. Numa jogada de insistência em que a defesa do Sporting não consegue tirar a bola, o lance acaba com um remate já dentro da área de Wiesinger para defesa competente de Max.

Aos 63 minutos, finalmente uma excelente oportunidade para o Sporting. Tudo começou após uma bola ganha por Pedro Mendes no ataque, com o jovem avançado leonino a conseguir colocar a bola em Rafael Camacho. Este, libertando-se de um defesa, fica isolado e finta o guarda-redes Schlager, mas já com um ângulo difícil remata torto às malhas laterais.

Aos 69 minutos mais uma grande chance para a equipa da casa. Novamente a partir de um canto marcado do lado esquerdo do ataque do LASK, a bola é lançada para a entrada da área com Reinhold Ranftl a rematar de primeira para uma intervenção de enorme qualidade de Maximiano.

O LASK Linz controlava a seu bel-prazer o jogo e, à medida que a partida se foi aproximando do final, foi intensificando a pressão à procura de um resultado mais robusto. Aos 86 minutos, após uma jogada em que a bola andou a sobrevoar várias vezes a área leonina, a bola chega a Raguz que remata para uma defesa muito apertada de Maximiano.

Já nos descontos o descalabro. Após uma nova grande oportunidade da equipa austríaca, com um remate defendido por Max, a equipa do LASK chega ao terceiro golo. Jogada muito consentida por parte do Sporting permitindo combinações, cruzamento e finalização de Raguz sem qualquer pressão defensiva.

Jogo para esquecer do Sporting que é, assim, ultrapassado na última jornada do grupo pelo LASK Linz e perde o privilégio de ser cabeça-de-série no sorteio dos 1/16 de final da Liga Europa.

Silas não percebeu que rodar toda a equipa seria um erro, numa época em que o plantel não dispõe das soluções necessárias para fazer face às dificuldades das várias competições.

Análises Individuais:

Renan Ribeiro (Nota 3) – Nota negativa, como não poderia deixar de ser. Em muito contribuiu para esta pesada derrota do Sporting, após ser expulso e ter cometido penalty numa saída extemporânea.

Borja (Nota 4) – Um jogo muito fraco de Borja. Sentiu muitas dificuldades em suster o ataque do LASK Linz e pouco conseguiu subir para apoiar o ataque do Sporting.

Ilori (Nota 5) – Não foi por Ilori que o Sporting sofreu esta derrota. O central leonino esteve atento recuperando a bola algumas vezes, em ataques prometedores do adversário.

Coates (Nota 6) – Foi dos melhores do Sporting, ainda que a equipa tenha sofrido 3 golos. Esteve bastante ativo e cortou jogadas bastante perigosas.

Rosier (Nota 4) – Mais um elemento que não fez um bom jogo. Ficou bastante ligado ao primeiro golo ao deixar escapar Trauner num canto.

Eduardo (Nota 5) – Não conseguiu segurar o meio campo do Sporting. Embora não tenha ficado ligado a nenhum dos golos, não foi uma unidade que acrescentasse qualidade no passe, no corte ou na gestão de bola. Outro jogador que não conseguiu ganhar pontos com esta oportunidade.

Miguel Luís (Nota 4) – Pouco a destacar do jovem médio do Sporting. Não soube aproveitar a oportunidade dada por Silas.

Rodrigo Fernandes (Nota 5) – Jogador que não teve a oportunidade de dar um grande contributo, pois foi substituído logo aos 37 minutos devido à expulsão de Renan.

Rafael Camacho (Nota 6) – Não agarrou o lugar, mas foi o elemento que maior perigo criou ofensivamente, com alguns desequilíbrios interessantes. Teve nos pés a melhor oportunidade do jogo do Sporting, mas já após ter ultrapassado o guarda-redes rematou às malhas laterais.

Jesé Rodriguez (Nota 4) – 45 minutos feitos e completamente desperdiçados pelo espanhol. Falhou a única oportunidade de golo de que dispôs, permitindo o corte ao defesa austríaco.

Pedro Mendes (Nota 5) – O jovem avançado leonino não esteve muito em jogo. Foi, no entanto, a partir dele que começou a jogada mais perigosa dos leões durante todo o encontro.

Maximiano (Nota 6) – Jogou menos de uma hora, mas conseguiu ser o melhor em campo do Sporting. Ainda que tenha sofrido dois golos (um de penalty), evitou dois ou três outros golos com defesas de grande qualidade. Parece estar cada vez mais próximo de ganhar o lugar.

Doumbia (Nota 5) – Entrou ao intervalo, numa altura em que a equipa precisava de segurar o meio campo, fruto da desvantagem no resultado e numérica depois da expulsão. Esteve seguro e a verdade é que o Sporting conseguiu suster os ataques do LASK durante largos minutos do segundo tempo.

Luiz Phellype (Nota 5) – Entrou aos 71 minutos, mas a verdade é que não teve qualquer influência no jogo.

Silas (Nota 4) – Péssimo. O Sporting simplesmente não consegue estabilizar e iniciar uma sequência de jogos de vitórias. Hoje, Silas rodou a equipa e pagou-se a fatura dessa decisão. A verdade é que o Sporting não tem um plantel em que se possa alterar meia equipa sem ter consequências visíveis na qualidade de jogo. Hoje, para além da qualidade medíocre de jogo, com apenas uma oportunidade de golo criada, o resultado foi pesado, muito pesado mesmo e, com isso, perdeu o primeiro lugar do grupo e uma posição mais vantajosa no sorteio da próxima fase. Isto não é o Sporting Silas!

Artigos relacionados

Comments

  1. Este plantel do SCP é vulgarissimo e em Janeiro nos jogos com o Porto e SLB mais este até , arrisca-se a perder por números históricos tal a vulgaridade de jogadores como Vietto , Jese, Lori , Rosier , Eduardo , Luiz Phillipe , Renan etc .

  2. Undertaker

    Voltámos às derrotas por goleada com equipas de pedreiros, como não amar.