RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Cabeçada vitoriosa dá três pontos ao leão

Sporting 1 – 0 Moreirense

Depois de uma vitória para a Taça da Liga, o Sporting voltava a jogar para a Liga NOS em casa, frente a uma equipa que tem feito uma época algo irregular e que tinha ganho um jogo nos últimos seis disputados, na última jornada frente ao Desportivo das Aves. Seria também o último jogo disputado em Alvalade este ano de 2019, com o incentivo extra de haver uma possibilidade de aproximação ao Famalicão, que perdeu mais um jogo nesta jornada.

Para esta partida, Silas promoveu quatro alterações relativamente à 12ª jornada da Liga, num jogo em Barcelos, saindo da equipa Rosier, Acuña, Ilori e Luiz Phellype e entrando no onze inicial Borja, Ristovski, Neto e Bolasie.

O Sporting começou com uma boa dinâmica e algumas iniciativas interessantes e aos 11 minutos chega mesmo a introduzir a bola dentro da baliza, por Bolasie, mas com a jogada a ser anulada por fora-de-jogo, após indicação do VAR.

Aos 19 minutos, uma grande oportunidade para o Sporting. Após jogada de envolvimento no ataque, Doumbia, em posição frontal, faz um passe excelente a desmarcar Bolasie que finaliza de cabeça para uma grande intervenção do guarda-redes Pasinato.

Aos 21 minutos, a primeira grande oportunidade por parte do Moreirense. Um rápido contra-golpe com a bola a chegar a Fábio Abreu que, vendo a desmarcação de Luther Singh, faz de imediato a assistência. O Sul-Africano, em excelente posição frente a Maximiano, permite ao jovem guarda-redes leonino uma grande defesa para canto. Neste lance, nota também para a lesão de Neto que choca com Max, vendo-se obrigado a ser substituído.

Aos 37 minutos, nova grande ocasião para o Sporting. Após um ataque em que Bruno Fernandes é carregado em falta, a bola acaba por sobrar para Jesé Rodriguez. O espanhol consegue tirar Iago Santos do seu trajeto e, em posição de golo, faz um remate para uma enorme defesa do guarda-redes do Moreirense.

Logo a seguir, aos 40 minutos, nova chance para os leões chegarem à vantagem. Após um contra-ataque, a bola chega a Vietto no lado esquerdo do ataque, com o avançado Argentino a centrar a bola para Bruno Fernandes que atira de primeira, mas com a bola a sair ao lado da baliza adversária. O Sporting tentava de todas as maneiras e feitios.

Pouco depois, nova boa oportunidade para o Sporting. Excelente combinação no ataque, com Ristovski a conseguir encontrar espaço para passar a Jesé que, em frente ao guardião do Moreirense, remata fraco para as mãos de Pasinato.

Num período de compensação longo, devido à lesão de Neto, assistiu-se a um conjunto de iniciativas leoninas que andaram muito perto da baliza, quase sempre por intermédio de Bruno Fernandes, o jogador em maior destaque.

Chegou ao fim uma primeira parte quase de sentido único, mas com o Sporting a não conseguir chegar ao golo. Faltava alguma confiança na finalização aos jogadores liderados por Silas.

A segunda parte iniciou, tal como esperado, novamente com um grande ascendente do Sporting. Logo aos 48 minutos Mathieu, através de um livre direto, remata ao poste da baliza do Moreirense ficando muito perto do golo.

Aos 56 minutos, uma oportunidade de golo para o Sporting através de Coates. Após um canto curto marcado por Bruno Fernandes para Vietto, o argentino volta a colocar a bola no capitão leonino que imediatamente centra a bola, aparecendo o central Coates para um grande cabeceamento a rasar a barra da baliza do Moreirense.

O Moreirense não subia muito no terreno, mas aos 65 minutos dispôs de uma boa oportunidade. Após um contra-ataque bem desenhado, a bola chega a Luís Machado que cruza de imediato para a entrada de Fábio Abreu ao primeiro poste, mas a cabecear ligeiramente ao lado.

Colecionava oportunidades o Sporting e aos 70 minutos consegue finalmente chegar ao golo por intermédio de Luiz Phellype. Cruzamento a meio do meio campo do Sporting por Mathieu e a bola a chegar ao avançado brasileiro ,que faz um grande golo de cabeça inaugurando o marcador. Já tardava este golo, perante um Sporting muito superior no jogo.

Logo a seguir, o Sporting muito perto do segundo golo. Jogada individual do avançado Bolasie que galgou metros no terreno, antes de rematar muito forte de pé esquerdo, com a bola a beijar a barra da baliza do Moreirense.

A equipa de Moreira de Cónegos já sentia muitas dificuldades no jogo e mais condicionada ficou, quando aos 74 minutos viu-se reduzida a 10 elementos por uma expulsão de Iago Santos, depois de uma entrada perigosa sobre Bolasie. Ainda assim, aos 84 minutos, ainda conseguiu chegar com relativo perigo num remate de fora da área por Pedro Nuno, com Maximiano a fazer uma intervenção segura.

Até ao final o Sporting continuou a produzir o suficiente para merecer um resultado mais dilatado, contudo, não conseguiu marcar mais golos.

O Sporting consegue o principal objetivo de garantir os três pontos e chega assim muito perto do Famalicão ainda no terceiro lugar da Liga NOS. O próximo jogo será a contar para a última jornada da Liga Europa em que se definirá o primeiro lugar do grupo, num confronto direto com o LASK LINZ.

Análises Individuais:

Maximiano (Nota 6) – Tem somado minutos devido a lesão de Renan e a verdade é que não tem sido por Max que as coisas têm corrido mal. Tem correspondido sempre que chamado a defender e hoje não foi diferente. Destaque para a grande defesa na primeira parte a remate de Luther Singh e, já perto do fim, a um remate de Pedro Nuno garantindo a vantagem.

Borja (Nota 6) – Hoje fez um jogo conseguido, com várias incursões com perigo no ataque e fazendo inclusivamente alguns cruzamentos que poderiam ter dado golo, se houvesse melhor esclarecimento na finalização.

Neto (Nota 5) – Estava a fazer um bom jogo, mas infelizmente saiu lesionado num lance de ataque do Moreirense em que choca com Maximiano.

Mathieu (Nota 7) – Fez um grande jogo com cortes muito importantes. Ficou na retina um enorme corte aos 30 minutos tirando o golo a Pedro Nuno. Ficou também muito perto do golo aos 48 minutos através de um livre direto ao poste. Foi ainda dele que partiu a assistência para o golo de Luiz Phellype.

Ristovski (Nota 6) – Esteve num plano positivo a nível defensivo, mas foi no ataque que mais se destacou com uma série de assistências que estiveram perto do golo, como aos 44 minutos e aos 45+7 para Jesé Rodriguez.

Doumbia (Nota 6) – Um jogo de altos e baixos. Nota positiva para uma excelente assistência para Bolasie na primeira parte que resultou numa grande oportunidade, mas também não conseguiu acompanhar Fábio Abreu na jogada de maior perigo do Moreirense ainda na primeira parte.

Wendel (Nota 6) – Foi bastante útil para ligar o jogo, embora não tenha tido um destaque muito grande em apontamentos de ataque. Ajudou também Doumbia a segurar o meio campo.

Bruno Fernandes (Nota 7) – Mais um jogo de destaque como habitual. Bruno Fernandes hoje nem marcou, nem assistiu, mas esteve sempre com uma intensidade grande e envolvido em quase todas as situações de perigo do Sporting ao longo do jogo.

Bolasie (Nota 7) – Jogo conseguido de Bolasie, jogador que criou muito perigo durante o jogo todo. Podia ter marcado numa jogada logo aos 12 minutos, mas o colega que o assistiu foi apanhado ligeiramente em fora-de-jogo.

Vietto (Nota 7) – Vietto foi um dos elementos de ataque mais ativos, rematando bastantes vezes mas também não deixando de assistir os seus companheiros quando era mais conveniente.

Jesé Rodriguez (Nota 6) – O avançado espanhol foi titular no jogo de hoje e até teve algumas chances para fazer o gosto ao pé, contudo, por algum azar e alguma falta de confiança, não conseguiu concretizá-las. Precisa de mais oportunidades.

Coates (Nota 6) – Entrou para o lugar do lesionado Neto aos 27 minutos e cumpriu com alguns cortes importantes. Ainda teve tempo de criar muito perigo na área do Moreirense com um remate de cabeça aos 57 minutos que passa muito perto da baliza.

Luiz Phellype (Nota 7) – Entrou aos 65 minutos no jogo e foi determinante para o resultado final fazendo o golo num belo golpe de cabeça. Por vezes passa ao lado do jogo, mas hoje esteve bastante dinâmico e ainda teve mais uma ou duas oportunidades para dilatar o resultado até final.

Rafael Camacho (Nota 5) – Entrou aos 79 minutos para o lugar de Vietto com o objetivo de dar alguma dinâmica no ataque do Sporting, contudo, não conseguiu nada de relevante.

Silas (Nota 7) – Foi indiscutivelmente um dos jogos mais positivos do Sporting desde que Jorge Silas assumiu a liderança da equipa. Vimos um Sporting confiante, sem receio, dinâmico e rematador. Falta, todavia, algum trabalho de finalização, pois a equipa teve imensas oportunidades que facilmente lhe permitiriam construir outro tipo de resultado. Há pouco tempo para treinos, pois já na próxima quinta-feira discutirá o primeiro lugar do grupo na Liga Europa.

Artigos relacionados

Comments

  1. Mike Portugal

    Acho muito generosa a nota do Jesé.