RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Mais uma voltinha, mais uma derrota

Tondela 1 – 0 Sporting

O Sporting, à partida para a 10ª jornada da Liga NOS, passava pela sua melhor fase esta época. Depois da vitória em Paços de Ferreira, Silas consolidou uma entrada positiva ao fazer quase o “pleno”, não fora o inesperado desaire em Alverca para a Taça de Portugal. Para o desafio com o Tondela, o treinador leonino procedeu a três alterações na equipa inicial, fazendo entrar Ilori em vez de Mathieu, Miguel Luís por intermédio de Eduardo e Bolasie em detrimento de Jesé Rodriguez.

Num ambiente chuvoso, a primeira parte foi claramente marcada pela lentidão e passividade de ambas as equipas, que não arriscaram e, por isso, não criaram grandes oportunidades. Foi visível, igualmente, alguma dureza em várias entradas que levaram o árbitro Fábio Veríssimo a admoestar jogadores desde muito cedo na partida.

Aos 24 minutos, nota para um lance perigoso do Tondela. Após disputa de bola no ataque do Sporting, a defesa do Tondela consegue afastar, chegando a bola a Murillo que ganha a Acuña em velocidade e, já perto da linha, cruza atrasado com a bola a não chegar ao avançado Strkalj e a ser afastada de pronto pela defesa leonina.

Aos 32 minutos, a primeira grande oportunidade do jogo para o Sporting. Bolasie, no corredor direito, lança Ristovski que já perto da linha final faz o cruzamento atrasado com Miguel Luís a aparecer à entrada da pequena área, rematando por cima. Da posição onde estava, exigia-se uma finalização com mais qualidade ao médio leonino.

Perto do intervalo, aos 41 minutos mais um bom sinal por intermédio novamente de Miguel Luís. O jovem leão formado na academia recebe a bola de Bruno Fernandes e a cerca de 30 metros tenta a sua sorte e remata ao lado da baliza adversária.

O final da primeira parte ficaria marcado por um lance em que o jogador do Tondela Filipe Ferreira faz uma entrada violenta sobre Doumbia, com o árbitro Veríssimo a mostrar-lhe de imediato o cartão vermelho. Todavia, o VAR alertou o arbitro para uma possível decisão disciplinar errada. Depois de visualizar as imagens, o árbitro principal da partida reverteu a penalização a Filipe Ferreira e alterou a cor do cartão para amarelo.

Chegava ao final uma primeira parte desinteressante. O Sporting teve muito mais iniciativa de jogo, com 63% de posse de bola, mas criou apenas uma única boa oportunidade por intermédio de Miguel Luís.

O Sporting partia para a segunda parte com a necessidade de arriscar mais, no entanto, pouco alterou e a turma leonina apenas conseguiu gerar a primeira oportunidade aos 56 minutos. Após uma falta sofrida por Luiz Phellype à entrada da área, Bruno Fernandes remata forte com a bola a chegar à baliza com grande perigo para uma excelente defesa de Cláudio Ramos, guardião do Tondela. 10 minutos depois, uma situação quase idêntica. Livre um pouco mais longe e descaído, mas com Bruno Fernandes a obrigar o guarda-redes da equipa “beirã” a uma intervenção atenta a sacudir para canto.

O jogo avançava rapidamente para o final e o Sporting não conseguia encontrar o caminho certo para a vitória. Aos 81 minutos, numa saída rápida do Sporting, Jesé tira um jogador da frente e serve Vietto que à entrada da área não hesita e remata, mas com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza.

Aos 88 minutos, quando o Sporting tentava a todo o custo chegar à grande área do Tondela, a equipa nortenha marca o golo da vitória. Após uma falta de Ilori sobre Toro, o livre direto é bem marcado com a bola a ser cabeceada de forma certeira por Bruno Wilson, que nas costas de Ristovski finaliza para o 1-0 final.

O Sporting, após uma sequência de jogos positivos, cai em Tondela e perde uma oportunidade de se aproximar do topo da classificação numa jornada em que o Famalicão, terceiro classificado, empatou em Braga. Exige-se muito mais do Sporting, que teima em não conseguir oferecer aos seus sócios e adeptos uma exibição sólida e agradável. O jogo na Noruega, já a meio desta semana, irá ser bastante importante nas contas pelo apuramento da Liga Europa. Esperemos que a equipa esteja à altura desta partida.

Análises Individuais:

Renan Ribeiro (Nota 5) –
Voltou a sofrer golos, ainda que pareça não ter muitas culpas no golo. Pouco trabalho no resto do jogo.

Acuña (Nota 6) – Usou e abusou dos cruzamentos, que raramente tiveram um destinatário competente neste jogo. Foi, ainda assim, um dos mais ativos a tentar mudar o rumo dos acontecimentos e particularmente nas missões defensivas somou bastantes recuperações de bola.

Ilori (Nota 5) – Não esteve tão certinho como o seu parceiro no eixo da defesa. Esteve ligado ao lance do golo do Tondela, ao fazer a falta que dá origem ao livre que permite a equipa beirã inaugurar o marcador.

Coates (Nota 6) – Ganhou importantes duelos defensivos aéreos, contudo, o Sporting perde bastante quando utiliza Coates como um dos principais responsáveis pela transição defesa-ataque. O uruguaio não está preparado para ser o primeiro distribuidor de jogo e hoje perdeu várias bolas quando tentava sair para o ataque.

Ristovski (Nota 5) – Em termos ofensivos ainda ficou evidenciado por ter ajudado a criar a melhor oportunidade de jogo do Sporting, com um passe atrasado para Miguel Luís, contudo, a nível defensivo teve pouca agressividade e falhas no posicionamento. Tem responsabilidades nítidas no golo da vitória do Tondela, ao não disputar a bola com Bruno Wilson.

Doumbia (Nota 5) – Esteve, mais uma vez, apagado do jogo, escondendo-se de tarefas como iniciar a primeira fase de construção. Em termos defensivos, teve bastante trabalho perante o meio campo agressivo do Tondela.

Miguel Luís (Nota 6) – Ainda que não tenha sido feliz foi dos mais inconformados tendo falhado a ocasião mais flagrante do Sporting com um remate à entrada da grande área. Tentou novamente através de um remate de longe pouco depois.

Bruno Fernandes (Nota 6) – Não esteve ao nível habitual, principalmente na primeira parte. Na segunda metade do jogo, tentou carregar a equipa, criando algumas das mais claras oportunidades de golo da equipa, como o livre direto aos 57 minutos que terminou com uma grande defesa do guarda-redes do Tondela.

Vietto (Nota 5) – Esteve apagado no jogo de hoje. Não conseguiu municiar os seus colegas de ataque com bolas de golo, nem sequer teve muitas oportunidades para aplicar o seu remate. Exceção ao remate rasteiro aos 82 minutos com a bola a passar perto da baliza de Cláudio Ramos.

Bolasie (Nota 5) – Esforçado como costume, mas sem a preponderância necessária para fazer a diferença no resultado.

Luiz Phellype (Nota 5) – Mau jogo de Luiz Phellype. Não esteve em nenhuma jogada de perigo, o que se torna penalizador para a referência de ataque da equipa.

Jesé Rodriguez (Nota 5) – Substituiu Luiz Phellype aos 63 minutos para possibilitar mais mobilidade no ataque. Não se notou, no entanto, a sua influência ofensiva.

Eduardo (Nota 5) – Entrou aos 69 minutos para o lugar de Doumbia e, poucos segundos após a entrada, foi sancionado com o cartão amarelo. Entrou com a missão de segurar o meio campo, mas o Tondela acabou por ficar com os três pontos.

Rafael Camacho (Nota 5) – Entrou aos 79 minutos para o lugar de Bolasie e, pouco depois, viu o Tondela chegar à vantagem. Não teve oportunidade de fazer a diferença.

Silas (Nota 4) – É verdade que a equipa vem mostrando algumas melhorias na defesa com maior solidez e gestão emocional, contudo, no ataque, fruto talvez de alguma falta de qualidade individual, o Sporting não cria as oportunidades suficientes para justificar marcar. Hoje foi nitidamente um desses casos. A nível defensivo, é o segundo jogo que sofre golos a partir de uma bola parada, o que deveria alarmar o técnico leonino.

Artigos relacionados