RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Dupla Argentina decisiva em duelo exigente contra Vitória

Sporting 3 – 1 Vitória de Guimarães

Depois de uma vitória europeia pálida, o Sporting tinha este Domingo uma receção exigente frente ao Vitória Sport Clube, o quarto classificado da Liga Nos e que aparece depois de uma derrota “prestigiante” em Londres, frente ao Arsenal, por números mínimos. Para esta partida Silas optou por fazer duas alterações, lançando Eduardo no lugar de Wendel e Jesé para o lugar de Luiz Phellype.

O Vitória começou a todo o gás. Logo ao minuto 1, após jogada muito bem elaborada, a bola chega a Davidson no corredor esquerdo, que frente a Rosier consegue fazer o cruzamento, aparecendo André Almeida ao primeiro poste a finalizar ligeiramente ao lado. Estava dado um primeiro grande aviso por parte da equipa Minhota.

O Sporting tentava responder com velocidade no ataque com algumas iniciativas, mas só aos 29 minutos é que conseguiu uma grande oportunidade…que resulta em golo. Após recuperação de bola, jogada de contra-ataque muito rápida com a bola a chegar a Vietto que progride rapidamente no terreno e faz um passe a rasgar a defesa com a bola a chegar a Jesé, que frente ao guarda-redes adversário, opta pela finta e concretiza com sucesso.

Jesé Rodriguez inaugurou o marcador em Alvalade depois de ultrapassar Miguel Silva

Logo a seguir o 2-0 por Acuña! Após uma transição deficiente por parte do Vitória, a bola é recuperada de cabeça por Acuña. O esférico chega a Vietto, que entrando na área serve novamente Acuña que remata com sucesso para o fundo das redes, com a bola a passar entre o poste e o guarda-redes vitoriano.

Aos 36 minutos a melhor oportunidade do Vitória nesta primeira parte. Numa boa combinação entre Davidson e Bonatini, a bola chega a este último que remata muito forte, ainda fora da área, com a bola a embater com estrondo no poste da baliza de Renan.

Sem estar a fazer um jogo fantástico, o Sporting chegava ao intervalo a ganhar por dois de diferença, o que demonstrava alguma evolução na estabilidade emocional e critério com que os jogadores do Sporting estavam a encarar esta partida.

A segunda parte começa com um Sporting bem organizado e posicionado no terreno, não permitindo ao adversário muito espaço nos primeiros instantes. Foi preciso esperar até aos 63 minutos para ver uma grande oportunidade para o Vitória. Lucas Evangelista faz um passe frontal para a entrada da área onde aparece João Carlos Teixeira que faz uma receção orientada rematando de pronto, mas ligeiramente ao lado da baliza de Miguel Silva.

Começava a verificar-se uma fase de maior ascendência do Vitória, que culminou no golo aos 66 minutos por intermédio de Léo Bonatini. A jogada começa em Florent Hanin que consegue arranjar espaço para colocar a bola em Davidson já dentro da área. O brasileiro, de costas para Coates, roda e consegue arranjar espaço para assistir Bonatini que fatura mais um golo pelos minhotos.

Logo a seguir, aos 67 minutos, o Vitória dá mais uma boa resposta por Davidson, ameaçando o empate, após cruzamento atrasado de Bonatini. Este dupla deu muito trabalho à defesa do Sporting ao longo de todo o encontro. Colecionava oportunidades a equipa minhota depois do golo. Ao 69 minutos foi a vez de Mikel Agu chutar forte à entrada da área, com Renan a defender para canto e um minuto depois nota para um potente remate de Davidson, depois de rececionar a bola com o peito, com a bola a passar rente à barra da baliza de Miguel Silva.

Contra a corrente do jogo o Sporting chegou ao terceiro golo! No seguimento de um livre direto de Acuña a bola é cabeceada por Coates para uma defesa que parecia garantida por Miguel Silva, contudo, o guardião de uma forma inexplicável larga a bola e o defesa Uruguaio surge com o pé esquerdo concretizando o lance. Um golo caído do céu para um jogador que tem sofrido bastante esta época.

Até ao final, o Vitória tentou sempre reduzir a diferença mas sem sucesso, permitindo, assim, ao Sporting alcançar a segunda vitória consecutiva e a quarta vitória da era Silas, o que cria a expectativa que poderão haver algumas melhorias no futuro.

Análises Individuais:

Renan Ribeiro (Nota 6) – Teve mais um jogo de algum trabalho, principalmente na segunda parte. Não teve culpas no golo sofrido.

Acuña (Nota 7) – Uma grande exibição do argentino! Aliou a sua grande intensidade a uma influência decisiva no ataque. Marcou o segundo golo do Sporting e bateu o livre que deu origem ao terceiro golo. Não teve uma nota melhor apenas porque ficou ligado ao golo do Vitória, ao deixar “fugir” Bonatini.

Mathieu (Nota 6) – Jogo regular do francês. Destaque para alguns grandes cortes como, por exemplo, aos 13 minutos ao tirar o pão da boca a Bonatini.

Coates (Nota 7) – Numa época em que tem sido bastante infeliz, hoje voltou a sorrir com um golo. Merece! De resto, a nível defensivo esteve seguro como é habitual.

Rosier (Nota 5) – Esteve bastante esforçado fazendo algumas recuperações importantes, mas mais uma vez pouco assertivo nos passes e pouco influente no ataque.

Doumbia (Nota 5) – Esteve inconsistente, fazendo algumas coisas bem como, por exemplo, um corte providencial num contra-ataque perigoso logo aos 2 minutos. Contudo, também esteve mal em alguns aspetos, nomeadamente em perdas de bola ou no capítulo do passe.

Eduardo (Nota 5) – Jogo pouco interessante do médio contratado ao Belenenses. A nota de maior destaque foi num contra-ataque aos 47 minutos, quando faz um passe excelente isolando Bruno Fernandes que acaba por rematar para defesa de Miguel Silva.

Bruno Fernandes (Nota 6) – Não sabe jogar mal ainda que já tenha feito jogos mais bem conseguidos do que este. Nota para alguns remates perigosos como logo aos 2 minutos após cruzamento de Rosier.

Vietto (Nota 7) – Um dos homens deste encontro ao fazer duas assistências para os dois primeiros golos do Sporting. Primeiro, com um excelente passe a desmarcar Jesé que inaugura o marcador. Pouco depois ao servir Acuña que finaliza para o segundo golo. Mais um jogo decisivo do argentino.

Bolasie (Nota 5) – Mais um jogo esforçado, mas nem por isso tão eficaz como no jogo anterior. Sofreu a falta que dá origem ao terceiro golo.

Jesé Rodriguez (Nota 6) – Um jogador ainda pesado, com alguma dificuldade de movimentos, mas que tem qualidade para fazer a diferença. Hoje fê-lo com o seu primeiro golo ao serviço do Sporting depois de uma jogada bem trabalhada pela equipa.

Borja (Nota 5) – Entrou para o lugar de Vietto aos 67 minutos para ajudar a segurar a vantagem.

Luiz Phellype (Nota 5) – Entrou aos 72 minutos para o lugar de Jesé. Útil para segurar algumas bolas no ataque.

Rodrigo Fernandes (Sem avaliação) – Entrou aos 87 minutos e aproveitou os seus primeiros minutos na equipa sénior do Sporting.

Silas (Nota 6) – Foi inteligente no modo como fez alterações no início da partida, metendo três homens moveis no ataque, aproveitando uma equipa mas desgastada como o Vitória, vinda de um jogo muito exigente contra o Arsenal. Soube adaptar-se ao jogo, mesmo tendo a equipa passado por dificuldades na segunda parte. Nota-se, também, algum trabalho no capitulo da gestão emocional.

Artigos relacionados