RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 30, 2024

Rugir Bem Alto!!!

Já o referi num anterior comentário que fiz há uns meses atrás, mas agora, e atendendo ao abismo para o qual o nosso Clube caminha a passos largos, cada vez mais largos, resolvi fazê-lo em forma de “Rugido” mais extenso na esperança que os sócios dêem, definitivamente, um “Rugido bem Alto”!!!

Infelizmente, por motivos financeiros, deixei de ser sócio há alguns anos e, até à data, ainda representa um “oásis” na minha vida vir a tornar a sê-lo a curto prazo, porém, isso não invalida que dê o meu “pitaco” e não sendo sócio pagante (logo não podendo exercer o direito de voto), creio que me coloca numa posição “privilegiada” (chamemos-lhe assim) para emitir um parecer isento, onde realmente o que me importa é a salvação do nosso Clube, seja o presidente um “Bruno Varandas” ou um “Frederico de Carvalho” (perdoem-me o trocadilho), pois é de conhecimento público que o lema maior de qualquer grande clube é: “os homens passam, mas a instituição fica”!

Porém, não deixa de ser verdade que, se os homens que lideram as instituições forem grandes e agirem como tal, poderão engrandecê-las, mas se a sua grandeza se resumir ao tamanho do seu corpo, poderão enfraquecê-las, quando não condená-las à sua extinção…

Portanto, no panorama geral de qualquer sociedade, não faltam líderes e candidatos a líderes de instituições, sobretudo quando delas é possível retirar dividendos traduzidos em dinheiro, poder, prestígio ou trampolim para um outro qualquer objectivo oculto a quem tem o poder de voto e, consequentemente, de decisão.

A questão maior é o que é que esses líderes poderão dar à instituição e não o contrário?!

Se estão cientes (e são capazes) de que é preciso participar, oferecer a sua quota pessoal e temporal à instituição e estar na trincheira para a sua defesa, contra tudo e contra todos e não somente aparecerem para serem “bem parecidos e educados” perante o público em geral, e muitas outras personagens com poderes em campos opostos, para já não falar dessa “arma mortífera” dos tempos modernos que é a Comunicação Social, que hoje pode erguer o mais incógnito ser ao poder, como amanhã pode derrubá-lo e vetá-lo ao “esquecimento”… tudo depende como essa arma é manobrada… É que os homens devem viver as instituições e não o contrário, pois só assim elas serão o seu predicado.

Aqueles que assumem cargos de liderança nas instituições não podem ficar alheios às coisas e aos factos, como se o mundo se resumisse aos seus umbigos e jamais podem esperar que as mudanças, o crescimento, a evolução e o aperfeiçoamento ocorram por milagre, mesmo que o treinador da equipa principal se chame ironicamente Jesus, pois para quem vive sem agir será sempre “o mais do mesmo”.

O problema é que há muito, muito tempo que vivemos numa “sociedade viciada”, em que se criaram várias ramificações nos mais variados sectores (política incluída, claro!) tão fortes que não se consegue derrubar o “sistema” de um dia para o outro só porque queremos!

Esse “sistema” há muito que já havia sido denunciado pelo Dr. Dias da Cunha, mas acredito que ele se tenha apercebido a dimensão do “vespeiro” e, talvez ponderando os efeitos colaterais que a entrada nesse “ninho” poderia lhe causar na alta esfera da sua vida particular e não só, emitiu um sinal de alerta, tipo como aquele vizinho que se apercebeu de algum acto violento no andar de cima, dá o alarme, mas quem no final vai arriscar o corpo tentando solucionar o problema é, por vezes o vizinho da frente porque simplesmente “é louco” e não mede as consequências dos seus actos!

Enfim… onde é que eu quero chegar?

Simples…

Estamos a caminhar, mais rapidamente do que se pensa, para a extinção de várias modalidades que foram honrosamente criadas por BdC, sendo que o Esforço, Dedicação e Devoção são cada vez mais imperceptíveis e, consequentemente, a Glória também irá extinguir-se… Longe, muito longe, de ser um mensageiro da desgraça, ou um profeta do mal, cada vez mais percebo que fizeram a cama (muito bem feita, aliás!) ao BdC….

Onde é que estão os Martas Soares, Vítor Espadinhas da vida, e outros tais, que tanto apregoaram a “defesa” do clube contra o suposto ditador “coreano” nacional?!

É claro que o homem não era perfeito (ninguém o é) e, para mim, o maior erro da gestão dele foi ter contratado o judas, perdão, o Jesus! Mas, esta é apenas uma opinião meramente pessoal, porque até admiro o trabalho que ele está a fazer actualmente, e curiosamente, no “meu” Flamengo que, a par com o Corinthians, são os clubes que sempre apreciei e simpatizei nas terras de Vera Cruz. Contudo, continua a causar-me estranheza, porque se o homem é assim tão bom porque é que um campeonato inglês, espanhol, italiano, ou até mesmo francês, nunca o contratou, estando o homem quase a chegar à reforma?!

Não sei porquê, mas afirmei na altura que seria o princípio do fim do BdC e… pimba! Infelizmente, para quem ama realmente este Clube, essa malvada premonição veio a verificar-se!

Depois foi só formarem outros traidores que não gostavam de regras, tais como: o Varandas, o William Carvalho, o Rui Patrício, o Gélson Martins, etc…, etc… e, voilá, a pandilha anti-Sporting estava armada e, como sabiam que o BdC tinha coração perto da boca, daí à derrocada do homem foi um pulinho!

Darei sempre o benefício da dúvida ao JJ, porque acredito que no início (e talvez, inconscientemente, movido pela revolta que sentia da maneira como foi dispensado do outro clube da segunda circular) o homem vinha com o “peito cheio” e com a melhor das intenções em devolver ao Clube o primeiro lugar que há muito lhe fugia, tal como acontece agora no Mengão!

Epa, mas irá sempre custar-me a digerir a segunda volta do campeonato daquele seu primeiro ano à frente da equipa em que oito(!!) pontos de avanço para  segundo colocado transformaram-se, no final, em dois de atraso… ou seja, a impossível perda de nove ou dez (!!!) pontos na segunda volta era de facto possível, ou seja, foi um autêntico “milagre” que essa equipa conseguiu operar para desespero de uma “faminta” legião de adeptos! Creio que este seja um caso único neste nosso “competitivo” campeonato nacional!!!

Só o próprio JJ (ou não!) saberá explicar realmente o que se passou. Porém, a certeza que ficou é que a partir daí “foi sempre ladeira abaixo” e, se num primeiro momento acredito que ele até era fiel a BdC, rapidamente constatou que para a sua vaidosa e “imaculada” imagem o ideal seria posicionar-se ao lado dos jogadores (como normalmente acontece com qualquer treinador) e ser mais um a encenar o papel de “vítima do ditador” ou seja, juntou-se aos “meninos mimados”, forçando com isso a sua previsível saída, nem que para isso a Academia tivesse que ser invadida…!

Devo confessar que olhando para o panorama futebolístico nacional onde permanece e continua a permanecer, e ao que tudo indica, permanecerá, este “jogo viciado” (o Rui Pinto ao pé de “muito boa gente” é um “menino de coro”!), há muito que deixei de me iludir com o Clube do meu coração só que, devido a surgimento desse “sacana” e “ditador” tive uma réstia de esperança que, afinal, não há mal que nunca acabe, mas no futebol afinal parece que não é bem assim…

Espero estar enganado, mas não se iludam, se não aparecer um grupo investidor estrangeiro forte que agarre o clube e corra de vez com os croquetes (como, aliás, acontece por esse mundo fora com grandes equipas), o fim do mesmo será inevitável!

Esqueçam essa afirmação honrosa que sempre foi de que o Clube é dos sócios e não se agarrem nessa ideia até ao fim, porque senão a desgraça será inevitável!

Chegou-se a um cenário que, se o “sacana do ditador” não regressar urgentemente (leiam a entrevista recente da Soraya Gale), o mais sensato será alguém gerir o Clube como empresa ambicionando o lucro e, consequentemente, o sucesso!

Salvo excepções à parte, o extraordinário caso do RB Leipzig relata uma história de sucesso fantástica e, quer queiramos quer não, admirável!

Portanto, prefiro um milhão de vezes que o meu Clube seja gerido por algum Sheik ou algum Abramovich da vida, do que definitivamente por essa geração rasca, que mais parece pertencer a qualquer outro clube, menos ao Sporting! Para mim, todos esses “El Chapos” são infiltrados que se meteram ali com um único objectivo a médio (para não dizer curto) prazo: fazer desaparecer definitivamente o Sporting Clube de Portugal!

Se o fundador do mesmo regressasse neste momento ao mundo dos vivos, ou correria com essa escória toda ou morreria de desgosto!!!

No mundo do futebol, não pode haver lugar para “gatos” senão qualquer “cão” os devora!!!

Resumindo, está mais do que na hora de “Rugir bem Alto” senão em vez de “predador”, rapidamente passaremos a “presa”!

S.L.

Nota do Editor: texto escrito pelo nosso leitor Pedro Pádua

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    O Sporting atravessa uma fase muito complicada e perigosa. No entanto, julgo que devemos evitar os pensamentos do género “isto só se resolve com um sheik das arábias chegar aqui e tomar conta disto”.
    Nunca deveremos desistir do nosso Clube e o nosso Clube só será nosso se continuar na mão dos sócios.

  2. GreenMarquis

    Sempre disse que os pontos perdidos na segunda volta foram casos perfeitamente normais.
    Em dois jogos é que o campeonato se decidiu, na madeira (primeiro volta, perda de pontos sem razão aparente, ridiculo) e derbi com carnide (um jogo que podia cair para qualquer um dos lados, tivemos azar).
    O que foi estranho foi uma certa equipa que em toda a epoca teve um unico empate e 4 derrotas. Essa equipa é que operou um milagre. Que se iniciou com a famosa frase do orelhas “o que estão a fazer ao carnide é uma vergonha!!”. Desde esse jogo, derrota com rio ave, o clube teve todos os empates convertidos em vitórias, e apenas perdeu pontos nos jogos grandes.

    O JJ nada teve a ver com isso.

    Na segunda epoca ele colocou a equipa a jogar francamente mal, mas isso foi visivel logo na pré-epoca.
    No entanto nos jogos grandes da Champions a equipa jogava muito bem.