RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Vergonha e humilhação em mais um objetivo falhado na época

FC Alverca 2-0 Sporting C.P

Depois de uma paragem nas competições nacionais de cerca de duas semanas, a equipa do Sporting regressava a jogo para a Taça de Portugal. O adversário foi o Alverca, equipa com currículo nos patamares de elite do futebol português, mas a militar atualmente no Campeonato de Portugal, o terceiro escalão nacional.

Não obstante as aparentes facilidades que este adversário poderia fazer supor a alguns adeptos, Silas alertou antes do jogo para a qualidade de jogo da equipa ribatejana. Ainda assim, o treinador leonino montou uma equipa com bastantes alterações em relação ao seu último jogo. Destaque o estatuto de suplente de Bruno Fernandes, depois da presença na seleção.

O 11 titular do Sporting neste jogo em Alverca.


O Alverca entrou desinibido, mas foi o Sporting que deu os primeiros avisos com alguns remates muito perigosos. Logo aos 4 minutos, Borja tira tinta do poste da baliza de João Victor com um pontapé forte a cerca de 35 metros. Logo a seguir, um bom movimento de Vietto a culminar a jogada com um excelente remate para uma defesa extraordinária do guardião brasileiro do Alverca.

No entanto, foi o Alverca a chegar ao golo à passagem dos 10 minutos. Após uma recuperação de bola a meio campo, o Alverca sai para um ataque rápido com a bola a ser colocada em Alex Apolinário que, sem pedir licença, faz um grande remate de meia distância com a bola a entrar ao canto inferior direito da baliza de Max. Golaço do médio ofensivo da equipa ribatejana.

O Sporting tentou reagir ao golo sofrido sem, no entanto, produzir oportunidades flagrantes de golo. Destaca-se aos 30 minutos um bom remate rasteiro de Vietto, um dos jogadores mais inconformados da equipa, com boa defesa do guarda-redes do Alverca.

A acabar a primeira parte uma enorme oportunidade para o Alverca. Livre estudado, com a bola a ser lançada para a área por Jorge Bernardo e com André Dias a servir de cabeça Erik Mendes que, por sua vez, faz um espetacular remate de bicicleta para uma grande defesa de Max. Por pouco o Alverca não saiu a ganhar por dois de vantagem ao intervalo.

O Sporting saiu para o intervalo em desvantagem e, para contrariar este resultado, Silas apostou em Bruno Fernandes para entrar logo no início da segunda parte. Pouco depois do reinício, aos 48 minutos, Vietto faz novo remate perigoso à entrada da área, em arco, com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza alverquense.

O Alverca nesta altura do encontro pouco subia, mas quando atacava criava sempre perigo. Aos 54 minutos, após um mau passe de Borja, a bola sobra para Erick que remata de longe tentando fazer um chapéu a Max, com a bola a bater ainda num defesa e a passar ligeiramente ao lado. Na sequência do canto, o segundo golo do Alverca. Bola para o centro da grande área, com Max a não conseguir afastar corretamente e com o esférico a sobrar para Luan que não perdoou e finalizou para o 2-0.

Tudo ficou bem mais difícil e não se via uma equipa com qualidade suficiente para dar a volta aos acontecimentos. Aos 60 minutos, uma boa oportunidade dos leões através de um cruzamento de Bolasie com finalização de primeira de Luiz Phellype ao lado da baliza. Aos 64 minutos, a melhor oportunidade do jogo para o Sporting! Após livre direto marcado à entrada da área, Bruno Fernandes remata de forma precisa à barra da baliza ribatejana. Muito perto de reduzir o jogo neste lance.

O Alverca sempre que podia criava perigo. Exemplo disso é o livre marcado por Jorge Bernardo para uma boa intervenção de Max, com a bola a sobrar para Ibraima, que na emenda atira às malhas laterais.

O Sporting tentava o tudo por tudo e aos 78 minutos cria uma grande oportunidade. Através de um lançamento longo de Vietto para Bruno Fernandes, o médio português faz uma receção orientada para Bolasie que não hesita em fazer um remate forte e colocado com a bola a sair muito, muito perto do poste esquerdo da baliza do Alverca. Pouco depois, Bolasie novamente a estar perto do golo. Depois de um passe de Bruno Fernandes, o avançado congolês tira um adversário da frente e remata à figura do guarda-redes.

Nos últimos minutos o Sporting jogava mais com o coração do que com a cabeça e exagerava no lançamento de bolas em profundidade para a área do adversário, no entanto, sem grande sucesso.

Nota para uma última oportunidade de Vietto aos 90 minutos. Através de um passe de Acuña, o avançado argentino ganha espaço para novamente aplicar o seu remate de meia distância para mais uma defesa apertada.

A última oportunidade do jogo, contudo, é do Alverca. Jogada bem trabalhada após perda de bola a meio campo de Rosier, com Flávio a abrir para Erik que remata para defesa de Max.

Mais uma derrota vergonhosa do Sporting, perante uma equipa com um orçamento muito inferior. Depois da derrota em casa na Taça da Liga e provável eliminação dessa prova, o Sporting vê-se afastado de mais um objetivo, a Taça de Portugal.

Análise aos jogadores:

Maximiano (Nota 5) – Sofreu dois golos e teve mais duas ou três defesas de qualidade. Não foi uma noite fácil para o jovem guardião leonino.

Borja (Nota 5) – Teve algumas ações positivas na primeira parte e a nível ofensivo fez um remate muito perigoso ao lado da baliza de Max. Foi baixando de rendimento até sair aos 60 minutos.

Tiago Ilori (Nota 5) – Mais um que não aproveitou a oportunidade concedida. Cada vez mais fica claro que nunca deveria ter regressado ao Sporting.

Luís Neto (Nota 5) – Não fez um bom jogo e esteve bastante agitado, fazendo faltas desnecessárias. Onde se pedia experiência e calma, apareceu alguém nervoso e agressivo.

Rosier (Nota 4) – Esteve bastante mal neste jogo. Não pressiona, deixa bastantes espaços e falha tanto nos cruzamentos como nos passes mais fáceis. Parece, para já, uma contratação falhada e por um valor bastante considerável.

Doumbia (Nota 5) – Mais um jogo negativo de Doumbia. Não conseguiu influenciar minimamente o jogo ofensivamente, nem tão pouco bloquear as saídas rápidas do Alverca. Mudam-se os treinadores, mas a qualidade de jogo de Doumbia mantém-se fraca.

Eduardo (Nota 4) – Ao contrário dos últimos jogos, Eduardo pouco acrescentou nesta partida. Saiu ao intervalo para a entrada de Bruno Fernandes.

Miguel Luís (Nota 5) – Estreou-se como capitão da equipa sénior, mas não conseguiu guiar a equipa ao sucesso. Usou e abusou da opção do cruzamento, mas invariavelmente a bola batia sempre no defesa mais próximo. Mais uma oportunidade desperdiçada.

Vietto (Nota 6) – Um dos melhores, senão o melhor, do Sporting esta noite. À excepção de um livre à barra do Bruno Fernandes, os remates mais perigosos do Sporting foram feitos por Vietto. Um oásis no deserto que é esta equipa.

Jesé Rodriguez (Nota 5) – Até começou bem, com várias iniciativas individuais nos primeiros minutos, mas foi-se perdendo ao longo da partida. Saiu aos 60 minutos e parece não ter evoluído positivamente nesta paragem de campeonato.

Luiz Phellype (Nota 5) – Apareceu muito pouco no jogo, apenas com duas “meias” oportunidades ao longo de todo o jogo. Muito curto.

Bruno Fernandes (Nota 6) – O capitão do Sporting entrou ao intervalo para o lugar de Eduardo. Foi dele que saiu a melhor oportunidade da equipa com uma à barra após a marcação de um livre direto.

Acuña (Nota 5) – Entrou aos 60 minutos e colocou a agressividade habitual no seu jogo. Infelizmente o Sporting precisava bem mais do que isso.

Bolasie (Nota 6) – Entrou bem aos 60 minutos e criou em poucos minutos duas oportunidades de golo.

Artigos relacionados