RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Estreia de Silas a vencer, ainda com muito trabalho pela frente.

Desportivo das Aves 0 – 1  Sporting

Depois de um período muito negro com diversos resultados extremamente negativos, muita expectativa para a estreia de Silas como o novo treinador do Sporting Clube de Portugal.

O adversário desta jornada é o Desportivo das Aves, que não passa por um momento fácil e situa-se mesmo como o “lanterna vermelha” do campeonato português.

Algumas alterações na equipa leonina, como a inclusão de Eduardo que já jogou sobre a liderança de Silas no passado, neste caso no Belenenses SAD. Nota,também, para a titularidade de Bolasie e Jesé, dois reforços que ainda não conseguiram mostrar a sua qualidade ao serviço do Sporting.

Contra as expectativas, quem começou melhor foi mesmo o Desportivo das Aves. Grande oportunidade para os avenses que aos 5 minutos, após um canto marcado do lado esquerdo, atiram uma bola ao poste num cabeceamento deficiente de Rosier. No seguimento da jogada, a bola sobra para Rúben Oliveira que, em posição frontal, atira com grande perigo ao lado da baliza do Sporting.

Silas e Augusto Inácio, duas figuras com ligação ao Sporting.

A primeira oportunidade do Sporting surgiu apenas aos 18 minutos. Após combinação perfeita entre Vietto, Bruno Fernandes e Bolasie, o jogador nascido no Congo arranja espaço para aplicar o remate de pé direito forte, mas à figura do guarda-redes francês da turma de Vila das Aves.

Aos 26 minutos, o Sporting esteve perto do golo! Eduardo recebeu a bola a 35 metros da baliza e não hesitou em arriscar o remate, com a bola a embater com estrondo na barra do guarda-redes Beunardeau. Sem duvida, um momento importante no jogo.

Depois de duas oportunidades para o Aves, o Sporting, com o remate à barra de Eduardo, conseguiu equilibrar o jogo sem, no entanto, conseguir progredir muito no terreno. Era também uma fase mais monótona, com as equipas a perderem muitas vezes a bola.

Quase no final da primeira parte, dois remates de meia distância do Sporting com bastante perigo. Primeiro Eduardo, que mais uma vez não encontrando uma linha de passe interessante arrisca novamente o remate de muito longe para uma defesa apertada junto ao relvado para canto.

Na sequência desse mesmo canto, a bola é afastada por um jogador do Aves, com o esférico a sobrar para Vietto, que à entrada da área remata em arco mas ligeiramente ao lado.

Chegou ao fim a primeira parte com a sensação de uma partida dividida. Após um melhor início do Aves, com algumas investidas perigosas à baliza de Renan, o Sporting acabou por equilibrar o jogo, criando inclusivamente ocasiões de golo, como um remate de muito longe de Eduardo a acertar na barra da baliza do Aves.

Tal como na primeira parte, foi o Desportivo das Aves que esteve mais perto do golo no reinício da segunda parte, numa dupla oportunidade.

Após um contra-ataque e um passe muito bem medido para Welinton, o brasileiro em frente a Coates opta pelo remate com a bola a sair ligeiramente por cima da baliza, ainda tocando em Mathieu. Na sequência do canto, a bola chega a Mohammadi que, com o joelho, atira ao lado da baliza perante uma defesa do Sporting a dormir.

O Sporting demorava a pegar no jogo e as oportunidades custavam a aparecer, mesmo com algumas alterações promovidas por Silas.

Aos 69 minutos novamente uma boa oportunidade para o Aves, desta vez através de um livre direto. A mais de 30 metros, descaído para o lado esquerdo, Welinton faz um remate potente para defesa apertada de Renan, que não consegue segurar a bola.

Aos 80 minutos penalty a favor do Sporting! Lançamento longo para Acuña que serve Bolasie de cabeça. O Congolês, em frente à baliza, é derrubado de uma forma displicente pelo guarda-redes Beunardeu. Na marcação do penalty, bola para o lado e guarda-redes para o outro. Estava feito o 1-0 para o Sporting por intermédio de Bruno Fernandes.

Logo depois do golo do Sporting, o Desportivo das Aves responde com uma jogada perigosa. A bola é lançada em profundidade com Rosier a conseguir cortar. A mesma, no entanto, sobra para Rúben Oliveira que atira forte ligeiramente ao lado da baliza de Renan. Ameaçou o empate o Aves neste lance.

Até ao final, sem grande brilhantismo, a equipa leonina segurou a vantagem mínima. O Sporting volta assim (finalmente!) às vitórias após um interregno de mais de um mês. Esperemos que seja um bom presságio para o percurso de Silas à frente da equipa do Sporting.

Análises individuais:

Renan Ribeiro (Nota 6) – Fez finalmente um jogo sem sofrer golos, mas nem por isso deixou de passar por alguns sustos. Conseguiu, todavia, resolver com maior ou menor dificuldade os lances que foram à baliza.

Borja (Nota 5) – Talvez por insegurança, nota-se uma enorme dificuldade em progredir com bola e em apoiar jogadas ofensivas. Hoje mais uma vez não esteve em evidência.

Mathieu (Nota 6) – Voltou a fazer uma parceria profícua com Coates, não cometendo erros defensivos. Precisamos que o “patrão” Mathieu mantenha este nível.

Coates (Nota 6) – Regresso de Coates após um início de época muito complicado, com diversos episódios infelizes. Jogo seguro do central uruguaio, a ganhar diversas bolas aéreas e a dobrar algumas falhas defensivas dos seus companheiros.

Rosier (Nota 4) – É frequentemente ultrapassado em velocidade pelos seus adversários diretos, além de cometer muitas faltas desnecessárias. Não esteve num bom dia.

Eduardo (Nota 7) – Um Eduardo diferente, mas para muito melhor, foi o que vimos hoje na Vila das Aves. Competente nas tarefas defensivas, tentou sempre servir os seus companheiros com passes diretos e objetivos. Esteve em evidência com dois remates de longe na primeira parte, com o primeiro destes a embater na barra. Saiu aos 70 minutos para a entrada de Wendel.

Doumbia (Nota 5) – Formou um triângulo a meio campo com Eduardo e Bruno Fernandes, sendo que esteve quase sempre descaído para o lado direito. Pareceu mais solto do que em jogos anteriores, mas nem por isso adicionou especial qualidade à equipa.

Bruno Fernandes (Nota 6) – Jogo mais apagado do que o normal para o capitão da equipa. Muito esforçado, como sempre, mas pouco interventivo. Marca, no entanto, o golo da vitória através da marca de penalty merecendo assim a nota positiva.

Bolasie (Nota 6) – Embora muito esforçado, é também um jogador com evidentes dificuldades técnicas. Errou alguns passes, falhou receções mas também foi o responsável por termos ganho o penalty. Merece nota positiva também por isso.

Jesé Rodriguez (Nota 4) – Esteve em campo cerca de 60 minutos mas pouco se deu por ele. Saiu chateado com o treinador mas sem razão, pois não fez uma boa exibição.

Vietto (Nota 6) – Mais um jogo conseguido de Vietto, a assumir-se como um dos grandes distribuidores do ataque do Sporting. Tem uma capacidade de passe acima da média e quando pode tenta o remate, como foi o caso do remate em arco feito no final da primeira parte.

Luiz Phellype (Nota 5) – Entrou aos 60 minutos e a bola pouco lhe chegou. Nota para um remate por cima aos 80 minutos, no seguimento de um canto marcado por Acuña.

Wendel (Nota 5) – Entrou a 20 minutos do final com o objetivo de possibilitar transições mais rápidas entre a defesa e o ataque. Não esteve em evidência.

Acuña (Nota 6) – Entrou aos 77 minutos para o lugar de Borja e trouxe dinâmica ao flanco esquerdo. Exemplo disso foi o passe para Bolasie, no lance que culminou em penalty para o Sporting.

Silas (Nota 6) – Primeiro jogo do treinador Silas. Não foi um jogo particularmente conseguido, nem tão pouco assistimos a grandes inovações, contudo, com alguma sorte ou não, o Sporting ganhou e terminou este jogo sem nenhum golo sofrido, algo que não conseguia há muitos jogos. Fez também algumas alterações na equipa inicial, algumas que claramente não surtiram efeito. Muito trabalho a fazer, mas já com um jogo europeu na próxima quinta-feira.

Artigos relacionados