RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Gritos de Ordem e Revolta em mais uma noite negra em Alvalade.

Sporting 1 – 2 Famalicão

A instabilidade nos resultados tem dominado o início da época desportiva do futebol leonino. A derrota em Eindhoven foi apenas o último episódio de uma sequência de resultados que estão longe de ser aceitáveis para um clube da dimensão do Sporting Clube de Portugal.

Era, pois, urgente voltar às vitórias e o Famalicão seria um adversário desafiante, pois partia ao início da 6ª jornada como o líder classificativo da Liga NOS.

Leonel Pontes, o treinador que substituiu Keizer, tem tentado promover algumas alterações, estando ainda a tentar encontrar o seu melhor onze.

Depois da alteração do sistema tático e da inclusão no último jogo de Miguel Luís, que mantém a titularidade, nota forte para o regresso de Battaglia, depois de muitos meses de fora devido a lesão. É, em condições normais, um jogador acima da média neste plantel atual. Nota também para a ausência de Bruno Fernandes, o grande dinamizador desta equipa, pela expulsão no Bessa.

Os primeiros minutos revelaram um equilíbrio entre as duas equipas, com o jogo a disputar-se essencialmente a meio campo. Aos 13 minutos, um primeiro aviso do Famalicão. Centro de Fábio Martins com vista a colocar a bola no avançado Anderson Silva, mas a bola a ser cortada por Mathieu para canto. Na sequência do canto, alguma distração da equipa do Sporting com a bola a ser colocada em Lameiras, que já dentro da área faz um remate quase sem ângulo para a primeira defesa de Renan.

À passagem dos 20 minutos a primeira grande oportunidade do Sporting. Passe em profundidade excelente de Coates em que isola Miguel Luís e Vietto, sendo que o primeiro assume a finalização em chapéu ao guarda-redes Defendi, mas com a bola a sair ao lado da baliza.

Logo depois, a resposta do Famalicão. Jogada bem trabalhada da equipa nortenha com a bola a chegar a Fábio Martins que faz um remate muito forte a 35 metros com Renan a defender a bola para a frente, havendo uma recarga de Toni Martinez mas com o guarda-redes do Sporting a defender novamente

Aos 24 minutos mais um aviso do Sporting. Na sequência de um canto bem batido por Marcos Acuña, Mathieu aparece bem de cabeça, mas a atirar para defesa do guarda-redes do Famalicão. O Sporting dava nesta altura do jogo sinais bastante positivos.

Aos 25 minutos surge o golo do Sporting. E que golo!  Um lance para ver e rever. Numa jogada em que o Sporting pressiona alto, Lionn tenta atrasar a bola para um dos centrais, contudo, o passe foi mal medido sobrando a bola para Vietto. O avançado argentino aproveita este presente e à entrada da área puxa dos galões fazendo um remate potente com a bola a entrar ao ângulo da baliza do Famalicão.

O jogo estava animado e aos 34 minutos uma boa jogada no flanco esquerdo do ataque do Sporting. A jogada inicia em Acuña, que combina com Miguel Luís. Este temporiza e devolve ao argentino que acaba por rematar ao lado de pé direito, o seu pé menos forte.

Aos 39 minutos uma boa oportunidade para o Famalicão! Grande passe de Pedro Gonçalves, em profundidade ainda antes do meio campo, com a bola a chegar a Lameiras, que numa disputa individual com Acuña leva a melhor sobre o argentino. O jogador português que joga no lado direito do ataque famalicense, já dentro da área rematou à baliza do Sporting, com Renan a defender e Coates, sobre pressão, a despachar para canto.

Foi uma primeira parte de qualidade de ambas as equipas, no entanto, com o Sporting a justificar inteiramente a vantagem mínima. Nota mais uma vez para o golaço de Vietto, certamente um dos golos desta jornada.

O Sporting até teve um bom início, numa segunda parte que iria marcar de forma negativa a equipa e os adeptos. Num livre perigoso, Acuña, em vez de rematar, opta pelo passe rasteiro para o centro da área, com Vietto a falhar o remate e com a bola a sobrar para Coates, que remata em esforço contra o corpo de um defesa do Famalicão.  

Embora este bom reinício, aos 54 minutos o Famalicão chega ao empate. Bola perdida no ataque por Wendel e contra-ataque da equipa do Famalicão. O lance foi iniciado por Fábio Martins que soube temporizar e colocar a bola no momento certo em Centelles. O lateral esquerdo faz uma incursão na defesa do Sporting e assiste Lameiras que faz um remate à entrada da área para o fundo das redes.


O golo do empate teve o condão de enervar a equipa do Sporting. O Famalicão aprovou esta fase mais confusa da equipa da casa e soube construir várias oportunidades perigosas nos últimos 30 minutos.

Aos 59 minutos, após uma transição rápida, a bola acaba por sobrar para Pedro Gonçalves que faz um remate a 30 minutos para defesa apertada de Renan para canto. Aos 65 minutos nova jogada de grande perigo do Famalicão! Após troca de bola no ataque sem grande oposição, a bola chega a Lionn, que com um toque bonito ultrapassa Battaglia e remata ao lado com a bola a passar rente ao poste.

Sucediam-se as jogadas de perigo para o Famalicão. Aos 66 minutos a equipa minhota está novamente muito perto de fazer o golo. Perante a completa passividade da defesa do Sporting, Fábio Martins tem todo o espaço para cruzar para Toni Martinez que acaba a desviar ligeiramente por cima. Ao minuto 72 nova oportunidade do Famalicão. Na sequência de um canto, a defesa leonina não consegue o corte sobrando a bola para Lionn que cabeceia com enorme perigo ligeiramente ao lado. O Sporting passava por uma fase muito complicada no jogo.

Aos 74 minutos, finalmente um sinal de perigo do Sporting. Passe a rasgar a defesa por parte de Bolasie para Jovane Cabral que isolado tenta contornar o guarda-redes e é derrubado em falta. Estava, contudo, assinalado o fora-de-jogo ao extremo formado em Alcochete. Jovane era nesta altura o jogador que tentava remar contra a maré. Aos 79 minutos, aplica um remate forte que sai um pouco por cima da baliza de Defendi.

Aos 88 minutos o balde de água fria em Alvalade. Após uma iniciativa frustrada de Bolasie no ataque, o Famalicão lança uma transição rápida defesa-ataque com a bola a chegar a Diogo Gonçalves que arranca pelo corredor direito e cruza para Coates cortar de forma deficiente para o fundo da baliza de Renan. Mais um auto-golo do central uruguaio!

O golo tardio já não permitiu à equipa do Sporting reagir em busca do mal menor. Mais um resultado extremamente negativo, com a segunda derrota consecutiva em Alvalade. O Sporting agudiza a crise de resultados e cai para o 9º lugar da classificação com 8 pontos somados. No final, ouvem-se gritos de revolta e assobios generalizados no estádio, com o foco a virar-se principalmente para o presidente Varandas.

Análises Individuais:

Renan Ribeiro (Nota 4) – Foi dos menos culpados nesta derrota, ainda que dê pouca segurança à equipa ao largar algumas bolas aparentemente fáceis. Nos golos parece não ter culpas diretas.

Acuña (Nota 4) – Mau jogo de Acuña. Foi ultrapassado várias vezes como no lance de Pedro Gonçalves aos 39 minutos. Perdeu também alguns duelos, o que é um dos pontes fortes do argentino.

Coates (Nota 3) – Mais uma noite péssima para Coates. Fica marcado por mais um auto-golo, ainda que na verdade, no resto do jogo até tenha sido dos mais esforçados. Está indiscutivelmente a passar a pior fase enquanto jogador do Sporting.

Mathieu (Nota 4) – Noutros tempos, ter Mathieu seria sinónimo de ter uma defesa estável. Já não estamos nesta fase. Mathieu é um jogador já pouco pressionante, como é o caso do primeiro golo do Famalicão, em que permite a Lameiras ter o espaço necessário para rematar forte em direção à baliza. 

Rosier (Nota 6) – Foi dos melhores da equipa, estando em evidência principalmente na primeira parte. Perdeu fulgor na segunda e deixou-se contaminar pela apatia geral.

Doumbia (Nota 4) – Mais uma noite negativa de Doumbia, desta vez por “falta de comparência”. Esteve muito desaparecido e a inclusão de Battaglia até poderia ter beneficiado o seu jogo mais móvel. Não foi o caso e acabou por ser mais uma oportunidade perdida.

Battaglia (Nota 6) – Tentou batalhar e não teve receio dos duelos, mas a falta de ritmo não o deixou fazer mais. Ainda assim, enquanto aguentou, foi dos que acrescentou.

Wendel (Nota 4) – Péssimo. Acumula erros e teve culpas no primeiro golo ao perder a bola no ataque. Não tem evoluído de forma positiva.

Miguel Luís (Nota 5) – Não se pode dizer que tenha feito uma boa exibição, mas também não se pode dizer que tenha sido dos maiores culpados da derrota. Falhou um golo importante na primeira parte, ao calcular mal o chapéu sobre o guarda-redes Defendi.

Vietto (Nota 7) – Tem sido algo irregular nas suas exibições, mas hoje protagonizou uma partida muito positiva enquanto esteve em campo. Algumas das melhores oportunidades da equipa passaram pelos seus pés. Destaca-se, obviamente, o enorme golo que marcou aos 25 minutos. Um hino ao futebol.

Yannick Bolasie (Nota 4) – Estreou-se com uma boa exibição, mas tem vindo a perder fulgor, não acrescentando nada ao ataque. Tal como Wendel perdeu a bola no ataque dando origem ao primeiro golo, Bolasie protagonizou uma fotocópia dessa jogada estando na origem do segundo golo do Famalicão.

Jovane Cabral (Nota 6) – Foi dos mais inconformados. Numa segunda parte quase de sentido único, Jovane foi capaz de protagonizar as oportunidades mais flagrantes do Sporting. Primeiro num lance em que é derrubado na área, mas que é posteriormente assinalado fora de jogo e um segundo lance em que faz um remate perigoso por cima da baliza de Defendi.

Jesé Rodriguez (Nota 6) – Pouco tempo em jogo, mas nota para uma boa jogada individual, passando por dois jogadores e rematando fraco à figura de Defendi.

Leonel Pontes (Nota 3) – Mais um péssimo resultado, com uma grande dose de culpa do treinador madeirense. A primeira parte, dadas as vicissitudes e a ausência do melhor jogador da equipa, até foi bastante positiva. O Sporting merecia a vantagem ao intervalo. Contudo, o intervalo trouxe duas equipas completamente transfiguradas e o Sporting para muito pior. Foi uma segunda parte praticamente de sentido único, com o Famalicão a dominar a posse de bola e as oportunidades. Leonel Pontes não soube ajustar a equipa e foi completamente ultrapassado. Tomou uma péssima decisão ao tirar Vietto, que era “apenas” o jogador que estava a fazer a diferença ofensivamente.

Artigos relacionados

Comments

  1. Fazendas

    6 para uma jogada inoqua do Jesse ? Andamos pouco ambiciosos ou com pena do cantor ? Sl