RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Noite de estreias em mais um empate amargo

Boavista 1  – 1  Sporting

Muito aconteceu desde o último jogo oficial do Sporting, a 31 de agosto com o Rio Ave. A polémica “chicotada psicológica” a Marcel Keizer, a venda de dois titulares no último dia de mercado (Raphinha e Thierry Correia) e a compra de três novos jogadores como Jesé, Bolasie e Fernando, tornaram os primeiros dias de Setembro bastante agitados.

Leonel Pontes foi o homem escolhido para substituir o holandês e os 15 dias dedicados ao período de seleções deram ao treinador madeirense a oportunidade de preparar de uma forma cuidada uma difícil deslocação ao Bessa, equipa bem orientada por Lito Vidigal. Nota para as estreias de Rosier, de Plata e de Bolasie no 11 inicial.

O jogo não poderia ter começado da pior maneira para a equipa do Sporting. Aos 7 minutos, após uma falta de Wendel a Rafael Costa, o lateral esquerdo Marlon Xavier concretiza um livre direto a cerca de 30 metros de distância da baliza de Renan. Um grande pontapé do jogador do Boavista, mas ficam algumas dúvidas se Renan não poderia ter feito mais neste lance.

A resposta da equipa leonina foi feita a espaços, mas sem muitas oportunidades flagrantes. Um dos melhores lances ofensivos do Sporting surgiu aos 26 minutos, através de um grande passe picado de Bruno Fernandes para Bolasie (a jogar como ponta de lança), que com uma excelente receção remata de pronto junto ao poste para uma atenta defesa de Bracali para canto.

O Boavista, com uma estratégia muito mais agressiva, nunca deixou de procurar o caminho da baliza. Aos 37 minutos, Rafael Costa aplicou um potente pontapé de muito longe, mas com a bola a não passar muito por cima da baliza do Sporting.

Ainda antes do intervalo, aos 43 minutos, nota para uma boa jogada do capitão Bruno Fernandes que, após um “túnel” a Acka, tenta o remate à entrada da área, mas com a bola a sair ao lado da baliza da equipa portuense.

Com 45 minutos para dar a volta ao resultado, Leonel Pontes optou por estrear o avançado espanhol Jesé Rodriguez por troca com Borja, baixando Acuña para lateral-esquerdo.

O jogo, no entanto, começou da mesma maneira que terminou a primeira parte. Mais presença do Boavista a meio campo, com os duelos individuais a serem normalmente ganhos pelos médios boavisteiros. Aos 50 minutos, uma boa oportunidade para o Boavista a partir de um remate à meia-volta de Stoiljkovic, com Renan a defender com segurança.

Aos 62 minutos finalmente o golo do Sporting! Um livre direto batido por Bruno Fernandes e a bola a bater num defesa antes de entrar na baliza, traindo o guarda-redes Bracalli. O Sporting chegava ao golo do empate numa altura em que ainda faltavam quase 30 minutos para jogar.

Aos 70 minutos uma grande oportunidade para o Sporting por intermédio de Bolasie. Jogada individual do congolês, que remata muito forte em zona frontal com a bola a beijar a barra. Pouco depois ficou na retina uma jogada iniciada por Acuña que lança Jesé no corredor esquerdo e o espanhol, por sua vez, cruza com perigo com a bola quase a chegar a Bolasie novamente. Apertava o Sporting nesta fase do jogo.

O Boavista de quando em vez tentava chegar mais à frente no terreno. Aos 77 minutos, a partir de uma bola parada, uma finalização de Fabiano terminou em golo do Boavista. No entanto, o assistente de Jorge Sousa anulou bem o golo por fora-de-jogo.

Aos 81 minutos, mais um remate muito perigoso por Bruno Fernandes. Um bom trabalho do médio português numa zona frontal à baliza, com a oportunidade de aplicar o seu famoso remate, mas com Bracalli a defender novamente. Continuava por cima do jogo o Sporting, mas com cada vez menos tempo para marcar.

Aos 90 minutos o golpe final para o Sporting. Bruno Fernandes é expulso por acumulação de amarelos após uma falta escusada sobre Obiora.

Após uma primeira parte sem qualidade ofensiva, o Sporting foi crescendo na segunda metade do jogo, mas sem conseguir chegar ao golo da vitória. Mais uma noite negativa contra um adversário mais agressivo e motivado pela boa campanha que tem feito. Uma estreia pouco auspiciosa de Leonel Pontes, que terá poucos dias para motivar a equipa no importante jogo da Liga Europa contra o PSV Eindhoven.

Análise dos protagonistas:

Renan Ribeiro (Nota 5) – Parece ter algumas culpas no golo, pelo posicionamento dos poucos elementos da barreira e pela reação tardia à defesa do livre de Marlon. Competente nas poucas intervenções que teve de fazer até final.

Borja (Nota 4) – Inexistente. Praticamente não se reparou na presença de Borja em campo. Foi o primeiro jogador a ser preterido por Leonel Pontes ao intervalo.

Mathieu (Nota 6) – Esteve a nível positivo nas suas missões defensivas. Nota de destaque para um lance já quase no final do jogo em que corta a bola quando Stoiljkovic se preparava para finalizar em boa posição.

Neto (Nota 6) – Esteve bastante seguro neste jogo em que substituiu Coates. Sempre que foi chamado a intervir fê-lo com competência.

Rosier (Nota 6) – Fez a sua estreia no Sporting e mesmo sem deslumbrar esteve num nível positivo, com competência a defender a auxiliar a espaços no ataque. A rever.

Doumbia (Nota 6) – Jogador com bastante mobilidade, mas ainda bastante verde, principalmente para a posição mais recuada do meio campo onde se exige um pouco mais de agressividade. Certinho no capítulo dos passes mas ainda impreparado no capitulo do posicionamento. Dá a sensação que poderá ser bem mais útil como médio de transporte (box to box) do que ficar “amarrado” às missões defensivas.

Wendel (Nota 4) – Mau jogo de Wendel. Pouco atento às missões defensivas e sem fazer a diferença perto da área do adversário. Tem um grande potencial mas tarda em assumir-se como um jogador chave.

Bruno Fernandes (Nota 6) – Embora um pouco mais apagado que em outros jogos, foi mais uma vez decisivo. Marcou um golo de livre na segunda parte e já soma 3 golos no campeonato. Esteve, no entanto, infeliz ao ser expulso aos 90 minutos após entrada imprudente.

Gonzalo Plata (Nota 4) – Estreia fraca de Plata. Esperava-se bastante do jogador do Equador pelas indicações que vem dando na seleção e na equipa sub23, todavia, hoje não foi um dia feliz. Perdeu muitos duelos individuais e segurou pouco a bola. Tem de crescer bastante ainda.

Marcos Acuña (Nota 6) – Igual a si mesmo. Dos mais interventivos e lutadores da equipa do Sporting quer na primeira parte quando jogou mais adiantado, quer na segunda parte quando foi “obrigado” a recuar no terreno.

 Yannick Bolasie (Nota 7) – Das estreias promovidas foi o jogador que mais surpreendeu pela positiva, mesmo jogando fora da sua posição natural. Tentou sempre remar contra a maré e criou duas grandes oportunidades, aos 27 e aos 69 minutos. Merece nova oportunidade.

Jesé Rodriguez (Nota 4) – Entrou ao intervalo, numa altura em que a equipa precisava de criatividade no ataque. Jesé não foi brilhante e parece nem estar em perfeitas condições físicas. Foi uma unidade a menos na segunda parte.

Eduardo (Sem avaliação) – Entrou já nos últimos 10 minutos, com o objetivo de dar a Doumbia mais liberdade para fazer transições no terreno. Esteve pouco interventivo.

Rafael Camacho (Sem avaliação) – Entrou já no final do jogo, numa tentativa final de Leonel Pontes de chegar ao golo. Não teve uma intervenção relevante no jogo.

Leonel Pontes (Nota 5) – Não foi uma estreia positiva para Leonel Pontes. Sem soluções ofensivas suficientes, colmatou a ausência de Luiz Phellype com a inclusão de Bolasie no centro do ataque. Foi a sua melhor decisão, já que o extremo congolês soube aproveitar a oportunidade fazendo um bom jogo. No entanto, a primeira parte não foi positiva. O Boavista imprimiu intensidade e agressividade no seu jogo e o Sporting acabou por ter pouca bola criando poucas jogadas de perigo. Em desvantagem, a segunda parte teria de ser, obviamente, diferente. Algumas alterações que promoveu, quer a nível de jogadores, quer a nível de posicionamento tático, deram à equipa mais dinamismo e houve uma clara melhoria. O golo apareceu e surgiram mais algumas oportunidades para fazer a “remontada”. Infelizmente acabou por não acontecer e o Sporting perde mais 2 pontos neste campeonato. Muito trabalho a fazer e já com um jogo europeu importante na quinta-feira.

Artigos relacionados