RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Domingo, Maio 05, 2024

A extinção de modalidades no Sporting: um clássico croquete

Bruno de Carvalho inaugurou o Pavilhão João Rocha no dia 21 de Junho de 2017, ou seja 13 anos depois da desactivação da Nave de Alvalade.

No final da época 2017/2018 tivemos todos a felicidade de nele celebrar as conquistas dos campeonatos nacionais em todas as modalidades nele disputadas: Futsal, Andebol, Voleibol e Hóquei em Patins.

Mas até chegarmos a esse momento que tanto nos encheu de orgulho, foi necessário atravessar um longo deserto.

Em 1995 Pedro Santana Lopes, candidato único a suceder a Sousa Cintra, anunciou com pompa e circunstância que era preciso repensar as modalidades. Em entrevista ao jornal do clube, Santana Lopes declarou “O Sporting não pode andar nestas andanças, teremos que adequar as modalidades ao que se passa nos outros clubes europeus, que se traduz na redução das modalidades de alta competição para duas ou três, mais o futebol, e o resto dedicar-se-á ao trabalho de formação e iniciação. Não faz sentido ter seis ou sete modalidades de alta competição mas, se as ditas modalidades mostrarem viabilidade económica, evidentemente que terão lugar no Clube, adoptando uma vertente menos competitiva e mais de formação. Logo se verá se os sócios querem que sejamos nós a escolher, em Assembleia Geral, quais as modalidades de alta competição” (…) “”Não podemos continuar a funcionar como sacos sem fundo, onde, todos os dias, me telefonam para anunciar contratações, quando as receitas não compensam minimamente investimentos dessa ordem. (…) De uma coisa os associados do Sporting podem estar certos: esta Direcção não vai recuar.”

Foi assim decretado o fim imediato do Voleibol e do Hóquei em Patins no clube. Para assembleia geral ficou a decisão de se terminar ainda com mais uma modalidade entre duas à escolha dos sócios: Andebol e Basquetebol. Numa votação pouco normal, onde a cada sócio correspondeu apenas um voto, foi decidido o fim do Basquetebol, ficando apenas o Andebol a acompanhar o Atletismo como modalidades de alta competição do Sporting Clube de Portugal.

Ainda em 1995 foi também extinto o Futebol Feminino (mais tarde recuperado por Bruno de Carvalho com excelentes resultados).

Actualmente, o fantasma da extinção de modalidades no Sporting volta a pairar sobre os sócios e adeptos.

O desinvestimento é por demais evidente. Com particular destaque para o Futebol Feminino e o Voleibol. Frederico Varandas equaciona mesmo voltar a acabar com o ciclismo no clube. Isto depois de já ter terminado em 1987 e não ter sobrevivido a uma tentativa de reanimação em 2009.

Artigos relacionados