RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

A alegria de Raphinha numa vitória convincente.

Crónica do jogo Portimonense 1  –  3 Sporting

Ao Sporting calhou um calendário teoricamente complicado nas primeiras jornadas. Embora ainda não tenha defrontado nenhum dos outros dois “grandes”, a visita ao Marítimo, a recepção ao Sporting de Braga e agora a deslocação a Portimão, pedia um Sporting ao mais alto nível. Ao mesmo tempo, o resultado do clássico Benfica-Porto, abriu inesperadamente uma oportunidade de chegar ao 1º lugar do campeonato.

Inicio avassalador do Sporting. Aos 2 minutos, Raphinha faz uma grande jogada individual.

Após passe de Bruno Fernandes, percorre o corredor direito do ataque leonino, flete para dentro de remata forte e colocado resultando no primeiro golo da partida. Dois minutos depois, um passe a rasgar de Vietto isola Bruno Fernandes que podendo finalizar opta pelo passe para Luiz Phellype que concretiza facilmente o 2-0. Inicio impressionante para o Sporting!

Contudo, logo após o segundo golo o Sporting sofre um penalty a partir de um lançamento de linha lateral. Yuri Castilho recebe a bola já dentro da área, tenta passar por Mathieu na linha e é derrubado pelo central francês. Fica a ideia que o jogador do Portimonense força demasiado a queda. Quem não vacilou foi Rómulo, que perante Renan Ribeiro não perdoou e reduziu para 2-1.

Aos 10 minutos um dos lances de destaque na partida, com o árbitro Xistra a alterar várias decisões. Primeiro assinala falta sobre Luiz Phellype fora da área. Após alerta do VAR, o árbitro da partida decide verificar o lance, alterando para penalty a decisão. Todavia, instantes mais tarde o árbitro natural da Covilhã decide voltar ao VAR, alterando novamente a decisão dando…falta para o Portimonense. Segundo a análise do juíz, Thierry Correia terá feito uma falta no início da jogada.

A partir deste momento a partida continuou com uma grande intensidade, mas com menor clarividência na definição das jogadas de ataque.

Até ao intervalo, destaque para uma jogada de perigo para cada lado aos 37 e 38 minutos. Primeiro o Sporting, com Vietto a fazer uma grande abertura para Bruno Fernandes, que desvia a bola do guarda-redes do Portimonense, mas com o defesa Willyan Rocha a evitar o golo perto da linha. Depois a equipa algarvia. Contra-ataque rápido com o cruzamento do lado esquerdo de Henrique e Iury Castilho a aparecer mas a cabecear para fora.

Embora a bom ritmo, a segunda parte teve menos oportunidades que a primeira. Nota para uma boa jogada de Vietto a passar por vários jogadores em velocidade, mas a rematar sem grande perigo para as mãos de Ricardo Ferreira aos 58 minutos. Aos 64 minutos o terceiro golo do Sporting. Bruno Fernandes mostra toda a sua qualidade de passe com a assistência que fez para Raphinha que, ao segundo poste, desvia a bola sem hipótese para o guarda-redes algarvio.

Até ao final da partida o Sporting geriu bem o resultado, apenas com destaque para uma jogada e remate ao lado do colombiano Jackson Martinez. O Sporting chega aos 7 pontos e faz, indiscutivelmente, o seu melhor jogo da época.

Análise Individual:

Renan Ribeiro (Nota 6) – À partida esperava-se mais trabalho para o guardião Renan neste jogo. No penalty do Portimonense ainda adivinhou o lado, mas não teve sucesso.

Acuña (Nota 7) – Mais um jogo muito seguro de Acuña. Bastante forte nos duelos, deu a segurança necessária à defesa no seu raio de acção. A nível ofensivo nota para o remate forte por cima aos 85 minutos.

Mathieu (Nota 5) – Ficou marcado pelo penalty, ainda que o lance pareça algo forçado pelo jogador do Portimonense. Foi regular até ao fim do jogo.

Coates (Nota 6) – Jogo competente do central uruguaio, com diversos duelos ganhos nas bolas aéreas.

Thierry Correia (Nota 6) – Muito esforçado ainda que arriscando pouco. Depois de alguns jogos com erros individuais, hoje esteve competente nas suas missões defensivas.

Doumbia (Nota 5) – Tem bons atributos, mas parece estar demasiado “verde” para ser titular. Tem deficiências tácticas evidentes e é dos jogadores que mais precisa de trabalhar os momentos sem bola.

Wendel (Nota 6) – Hoje menos exuberante do que nos jogos anteriores. Deu equilíbrio a meio campo, mas raramente apareceu em zonas de finalização ao contrário do que é habitual.

Bruno Fernandes (Nota 8) – Mais um jogo em que teve um papel decisivo. Desta vez não marcou, mas fez duas assistências para os golos de Luiz Phellype e Raphinha.

Raphinha (Nota 9) – Depois de jogos menos conseguidos, voltou em grande estilo. Dois golos, sendo o primeiro de uma excelente jogada individual e o segundo numa boa finalização a passe de Bruno Fernandes. Este é o Raphinha alegre que conhecemos. Podia ter sido um jogo perfeito se tivesse feito o hat-trick aos 88 minutos, após surgir isolado e permitir a defesa a Ricardo Ferreira.

Vietto (Nota 8) – Abriu o livro pela primeira vez ao serviço do Sporting. Fez um jogo de classe com vários lances de perigo a saírem dos seus pés. O lance do segundo golo do Sporting é exemplo disso, com um passe a rasgar a defesa para Bruno Fernandes que acabou assistir Luiz Phellype.

Luiz Phellype (Nota 7) – Um jogo conseguido de Luiz Phellype. Deu muita luta aos defensores do Portimonense e cumpriu a sua principal missão ao finalizar a jogada do segundo golo da equipa.

Eduardo (Nota 6) – Entrou aos 78 minutos para dar estabilidade ao meio campo. Cumpriu.

Borja (Sem avaliação) – Entrou aos 87 minutos para ajudar a refrescar o lado esquerdo da defesa.

Marcel Keizer (Nota 8) – Soube capitalizar a vitória contra o Braga da melhor forma. O Sporting fez um jogo muito bem conseguido pela primeira vez esta época. A chave esteve na entrada forte e decidida com dois golos marcados nos primeiros 7 minutos. O aspecto mais negativo continua a ser a actuação da equipa defensivamente, sempre com muito espaço dado às equipas adversárias para ganhar metros no terreno e criar perigo.

Artigos relacionados

Comments

  1. HULK VERDE

    Boa análise, mas tenho algumas reservas sobre o desempenho da equipa. Mais uma vez desperdiçou uma vantagem de dois golos, permitiu que o adversário tivesse hipóteses de empatar, antes de finalmente converter o terceiro e recuperar a vantagem perdida, impossibilitando que o Portimonense conseguisse pontuar. É verdade que o árbitro e o VAR não ajudaram, ao sonegar um penalti ao Sporting depois de assinalar um contra.
    Não me parece que a equipa de Portimão termine na metade superior da tabela, portando é preciso ter consciência da sua dimensão futebolística – e mesmo assim causou alguns calafrios em transições rápidas para o contra-ataque.
    Valeu essencialmente por ver Raphinha em dia sim, mesmo falhando o hattrick (1-4), Bruno Fernandes mais focado na equipa e a jogar para ela, e Vietto a demonstrar algumas qualidades que ainda não tinha mostrado desde que chegou.

  2. Chairman Meow

    Não gostei do jogo. Mais uma partida onde se denota uma anarquia tática imensa, com o nosso posicionamento defensivo a roçar o amador. Mais, não entendo a “panca” o Keizer em não efectuar substituições quando deve fazê-lo, optando por esperar até aos últimos 10 ou 15 minutos para tal. Espero muito mais dos nossos jogadores, ainda que tenhamos uma equipa com graves lacunas.