RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Leão de prata

03/06/1981 
Estádio José Alvalade
Sporting 1 Benfica 1

Jogo de homenagem ao jogador Artur Correia, retirado precocemente do futebol com apenas 30 anos, devido a um problema de saúde. Vindo em 1977 do Benfica o lateral direito leonino viria a jogar 3 temporadas de leão ao peito sagrando-se campeão nacional na época 1979/1980!

Artur Correia • João Santos / LUSA

Qual a razão de começar o texto com esta recordação? Porque foi nesse dia que um “rapazinho” de apenas 10 anos e com poucos meses de sócio “correspondente” iria assistir ao vivo, pela primeira vez, a um jogo do Sporting ficando apaixonado, para sempre, pelo clube de Alvalade! E quatro anos depois (1985) a “prenda de anos” do meu saudoso pai (já falecido e que me transmitiu este amor) seria o tornar-me, finalmente, sócio efectivo do Sporting Clube de Portugal!

O emblema dos 25 anos de associado, vulgo “Leão de Prata”, viria em 2010, sem direito a cerimónia, devido a (mais uma!) crise directiva com a demissão de Eduardo Bettencourt da presidência.
Nem os parcos 5 campeonatos de futebol ganhos em 48 anos de vida esmoreceram a vontade do “rapazinho” em assistir, no velho Alvalade ou no novo estádio, a centenas de jogos do Sporting vibrando sempre com as vitórias e “aguentando” os resultados menos positivos!


Em anos mais recentes, com a experiência de ter contribuído para (re)fundar um núcleo e uma maior participação na vida associativa do Sporting, apercebi-me ainda mais da grandeza da maior potência desportiva nacional ao mesmo tempo que confirmava o “pecado original” do clube que o Visconde de Alvalade fundou: a crónica desunião interna aliada à falta de uma militância mais afirmativa na defesa dos supremos interesses do Sporting!


Todos somos poucos para engrandecer o clube quer como simples sócios ou adeptos, quer como atletas ou dirigentes!
Todos somos poucos para apoiar as 56 modalidades oficiais do clube!


Todos somos poucos para lutar pela verdade desportiva num país profundamente corrupto!
Todos somos poucos para tornar o Sporting “um clube tão grande como os maiores da Europa”!
O verdadeiro ADN do Sporting é a sua matriz popular e a sua dimensão nacional e mundial! É nesse Sporting que milhões de sportinguistas se revêem! Foi esse fervor leonino que imperou entre 2013 e 2018!Só um regresso a esse paradigma poderá trazer a glória a um clube com berço em Lisboa mas parte essencial do património histórico de Portugal!

O Sporting Clube de Portugal!

Jorge Gustavo Lopes
Sócio n. 13.854-0

Artigos relacionados