RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Democracia, Frutas e Advogados Hitlerianos

Antes de começar o texto propriamente dito, tenho que pedir desculpa aos nossos leitores pelo atraso na concretização desta mixórdia de palavras. Deixei o assunto resfriar e o tempo passar para agora, mais a frio, escrever sem insultar meia plateia sobre o que me vai na alma. Digo “sem insultar”, mas a verdade é que tenho muita, mesmo muita vontade de mandar todos aqueles que se encontram nos órgãos sociais de um certo clube para o “raio que os parta”. Este texto será, sem sombra para dúvidas, o meu pior momento literário desde que tentei ler duas páginas do Correio da Manhã, mas o que tem que ser dito tem que ser dito. Foram avisados e, por isso, sem mais demoras, preparem-se para a mixórdia de palavras.

É com gáudio que tenho assistido a uma demonstração forte de democracia no nosso clube. Começo a analisar a caricata e democrática ocorrência de um novo fenómeno Democrata, as assembleias gerais à porta aberta. Nunca, na minha vida, assisti a tamanha demonstração de democracia como aquela a que temos assistido desde 2018, onde um “grupo organizado” de indivíduos com o sentido democrático da PIDE inventou este novo conceito. Antes, as opiniões eram formatadas pela “Comemos Mangas TV” e posteriormente debatidas, à porta fechada, entre os 150 bravos e corajosos sócios que lá iam depositar o voto formatado. Agora, temos 1000 rufias, que mais parecem “10 ou 15”, a deslocarem-se ao recinto para serem recebidos com ameaças e insultos, enquanto que os antigos 150 se multiplicam em autocarros, com a devida rampinha automatizada para fácil acesso, que entram, depositam o voto e saem. A opinião? Essa continua a ser formatada por uma laranja putrefacta que mais parece saída de um filme de terror que de uma escola de jornalismo.

Mas afinal, porque falo eu de Mangas e Laranjas quando podia falar de Figos e Tâmaras? Nesse ia eu falar um pouco, mas já que insistem, passemos agora a bola ao nosso amigo Figo. Oh Figo, por onde começar contigo? Primeiro, é com agrado ver que te congratulas por não ver certos e determinados Coreanos no leme do Clube. Afinal, todos nós sabemos que, ao falar de Coreano, temos 50% de hipótese de estar a falar de alguém que tem uma enorme aversão a democracia. Sei, também, que adoras democracia. Aliás, acredito que tenhas pósteres de Salazar, Mussolini e Franco na parede do escritório, não estejamos nós a falar de democracia. Eu sei, já usei esta palavra 750 vezes neste texto, ainda que o mesmo só tenha 407 palavra à data da sua última utilização. Podem acusar-me livremente de ser tão bom a matemática como o Refinado é a provérbios, mas duvido que ele saiba o que são hipérboles. Pronto, já divaguei. Voltando ao tema.

O Advogado, ou “O braço direito de Hitler”. “De Hitler?”, perguntam vocês, abismados com tal comparação. Pois bem, meus amigos, já pesquisaram no Google pelo nosso “amigo” Joseph Goebbels? Sugiro que o façam e que abram a página da Wikipedia do mesmo, deixando a ressalva não me responsabilizo por qualquer tipo de dano causado ao vosso monitor. No entanto, depois de o fazerem, atentem à descrição do mesmo:

– “(Joseph Goebbels) ficou conhecido pelas suas capacidades oratórias em público e pelo seu profundo e fanático anti-semitismo, e sua crença na conspiração internacional judaica que o levou a apoiar o extermínio dos judeus no Holocausto.”

Eu sei que não podemos nem devemos comparar uma catástrofe como o Holocausto ao que se passa neste certo e determinado clube, mas para efeitos humorísticos (sou adepto de humor negro, devo confessar), vejam o quão bem se adapta aquele trecho ao senhor em questão:

– “(Advogado) ficou conhecido pelas suas capacidades oratórias em público e pelo seu profundo e fanático sentido democrático, e a sua crença na conspiração sportinguista que o levou a apoiar o extermínio da ditadura no clube em questão.”

Se me puder gabar um segundo, esta comparação é brilhante. Não tão brilhante como as intervenções do herói de guerra, mas é difícil distinguir-me quando comparado com tal sumidade. E pronto, voltei a divagar. Onde íamos? Já sei, DEMOCRACIA! Fico extremamente feliz por constatar que, finalmente, somos um clube democrático. Agora, temos uma cadeia de voto ainda mais refinada (que o nosso Pgesidente), onde a opinião é espalhada pela Laranja Putrefacta na Mangas TV e depositada no caixote do lixo, perdão, na urna, para depois ser contada. Durante todo este processo, todo aquele que ousar atacar essa mesma opinião é tido como “brunista”, “minoria” e insultado, vexado e ameaçado pelos órgãos sociais deste fictício clube. Ah, como é bom viver em Democracia de porta aberta!

Para finalizar, deixo uma pequena nota: Este texto teve direito ao mesmo rigor que a gestão do conselho directivo do clube em questão, pelo que podem e devem apontar erros ortográficos, incoerências e até mesmo classificar-me de gajo com pouca classe. Quanto ao Rugido, nosso site é verdadeiramente democrata e aceita o contraditório, pelo que todas as opiniões são bem-vindas. Acrescento, também, que qualquer semelhança entre as personagens descritas neste texto e pessoas reais é mera coincidência e que esta opinião não reflecte a opinião de outros membros deste site, pelo que deve ser tida única e exclusivamente como a minha “posta de pescada”.

Abreijos.

Artigos relacionados

Comments

  1. Babalu, um leão como tu.

    Deposito o meu voto positivo e saio.
    SL.

  2. Chairman Meow

    O nosso amigo CroqueteDaBairrada está de volta! Devo admitir que (não) tive saudades nenhumas. Fica tão perfeito que no novo Sporting até temos órgãos sociais a ameaçar sócios, quando antigamente tinhamos esses supostos coreanos a defender presidentes empossados de levarem nos cornos depois de certos e determinados churrascos.

    Vocês bem tentam, mas não conseguem, para alterar a história é preciso muito mais que comer toranjas podres às pazadas.

    Edit: Vou acrescentar que em certos e determinados blogues afectos a certos e determinados grupos de elitistas comentários como o teu, mas que defendam o anterior presidente, sejam apagados, ao paço que aqui os mesmos são aprovados 🙂

    Lá está, estes ditadores anti-direcção, aqueles 10 ou 15 malucos, são uns democratas do catano.

  3. CroqueteDeLeitão

    Carissimo Chairman Meow, não foi de todo minha intenção ofender.

    Não defendi, nem ofendi o “ex querido lider”, apenas constatei o facto, que na minha opinião, a frase de Goebbels associada ao actual PMAG é um pouco forçada, ao passo que a minha adaptação (por muito errada ou que não concorde) se torna perfeita. Independentemente disso entendi onde quis chegar no seu texto.

    Desconheço se os OS ameaçaram alguém, ou se alguém deu porrada em alguém fora de Alcochete. Pelo menos a mim, nunca ninguém deu… nunca ninguém ameaçou, ou nunca ninguém encheu o meu frigorífico (wtv that means)…

    Como já entendeu sou moderado e agradeço a democratização neste processo de verborreia cibernética, não obstante, caso deseje, desaparecerei sem deixar rasto 🙂

    Abraço fraterno!

    SL

  4. Chairman Meow

    Portanto, o nosso amigo CroqueteDaBairrada não sabe e desconhece que um sócio tenha sido ameaçado por um elemento dos órgãos sociais, ainda que esse mesmo sócio tenha deixado o seu relato aqui no site. De facto, pesquisar por palavras-chave para apenas comentar em artigos selectivos que não se enquadrem com a sua visão redutora do mundo é engraçado e leva a estas situações.

    Relativamente aos advogados Hitlerianos, eu considero algo ditatorial uma pessoa que se recusa a ler actas, ameaça de expulsão sócios por contestarem, ignora o artigo 10.º da constituição Portuguesa, “caga” nos estatutos porque “acha” que são ilegais. Mas pronto, tudo bem, na sua visão altamente redutora da realidade uma pessoa que mete o seu futuro nas mãos de 25% dos votos é um ditador mas um pequeno aprendiz de Nazi que faz o que disse acima é um democrata.

    Ainda bem que existe a CMTV!

    PS: Fica aí o artigo supracitado

    Artigo 10.º

    Sufrágio universal e partidos políticos

    1. O povo exerce o poder político através do sufrágio universal, igual, direto, secreto e periódico, do referendo e das demais formas previstas na Constituição.

    2. Os partidos políticos concorrem para a organização e para a expressão da vontade popular, no respeito pelos princípios da independência nacional, da unidade do Estado e da democracia política.

  5. Rugido Verde

    Caro CroquetteDeLeitão,

    Ultrapassando o facto de tão saboroso animal não merecer ser tornado croquette, faço-lhe uma pequena sugestão:
    – porque não pega nos seus dotes de escrita e se torna o primeiro Croquette (é você que o diz) a escrever uma bela posta, com argumentos, para além dos habituais clichés vistos numas quaisquer tevês. Tem neste site ferramenta para isso, é relativamente simples.

    Eu sei que muito gostam de se auto-intitularem de maioria silenciosa, mas não vem mal ao mundo que, nem que seja acto único, elenquem um conjunto de argumentos, ideias ou convicções alicerçadas, que não sejam apenas decibeis vazios em forma de chavões.

    SL

  6. CroqueteDeLeitão

    Ser croquete (só com um t, sff pois sou burguês, mas não tenho assim tantas peneiras), jamais fará de mim menos sportinguista e enquanto teimarem no divisionismo vamos sempre estar mais fornicados que qualquer rival.

    Irei avaliar e eventualmente submeterei, no entanto faço realçar que independentemente de qualquer argumento, o futuro texto, se o fizer, irá acabar com um apenas:
    “Porque SIM! Porque a sua voz já me irrita! Porque as suas atitude já me enojam. Porque não me revejo num presidente que se sobrepõe ao MEU Sporting (cuja camisola tive o orgulho de representar)”.

    Sei que não é um bom argumento, mas é tão bom como tantos outros que vou lendo

    Até breve então.