Neste dia… em 1996, o Sporting conquista a sua 3ª Supertaça de futebol, ao derrotar o FC Porto por 3-0 em Paris

A 30 de Abril de 1996, Sporting e FC Porto encontraram-se no Parque dos Príncipes, em Paris, para discutirem a finalíssima da Supertaça referente à época 94/95, depois de dois embates sem vencedor: empate a zero em Alvalade e empate a dois golos nas Antas. Octávio Machado era treinador do Sporting e Bobby Robson orientava o FC Porto.
Cerca de 30 mil espectadores, na maioria emigrantes, compuseram o estádio do PSG. O equilíbrio das duas partidas anteriores não se repetiu.
Desta vez, o Sporting verga o Porto por indiscutível 3-0. É a noite em que o guarda-redes sueco Eriksson sai mal na fotografia, com erros atrás de erros. Sá Pinto bisa (9’ e 38’) e Carlos Xavier sentencia de penálti (86’), antes de Juvenal Silvestre expulsar Amunike (89’), com outro vermelho directo, o quinto em três jogos desta Supertaça.
As equipas alinharam:
FC PORTO — Eriksson; Secretário, João M. Pinto, Aloísio e Rui Jorge; Emerson, Paulinho Santos, Edmilson (Matias, 75) e Rui Barros (Folha, 63); Drulovic e Domingos.
SPORTING — Costinha; Nélson, Naybet, Marco Aurélio e Luís Miguel; Peixe (Iordanov, 69), Afonso Martins (Paulo Alves, 88), Vidigal e Sá Pinto; Amunike e Pedro Barbosa (Carlos Xavier, 39).
Data: 30/04/1996
Local: Parc des Princes
Evento: Sporting (3-0) FC Porto, Finalíssima da SuperTaça



Comments