RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Dezembro 05, 2025

Neste dia… em 1973, o Sporting conquistava o Torneio de Atenas ao vencer o Internacional de Porto Alegre por 2-0

Fotografia do banco de suplentes num dos jogos do torneio.

Em Agosto de 1973 o Sporting iniciou a época futebolística da melhor forma ao triunfar no Torneio Internacional de Atenas, onde deu espetáculo e indiciou uma temporada de sucessos, o que se viria a confirmar.

No 1º jogo, frente ao Peñarol do Uruguai, vitória por 1-0, numa partida em que a equipa de Mário Lino marcou por Yazalde aos 16 minutos, após jogada de Marinho. Alhinho foi o grande esteio da equipa, bem secundado por Nelson e Dinis, num coletivo que mostrou uma grande personalidade para se superiorizar ao temperamento sul-americano. Contra os uruguaios o Sporting alinhou da seguinte forma: Botelho; Manaca, Bastos, Alhinho e Baltasar (Carlos Pereira 46′); Tomé (Fraguito 46′), Vagner e Nelson Fernandes; Marinho Mateus, Yazalde e Dinis.

3 dias depois (8 de Agosto) o jogo tido como mais difícil, frente à equipa local, o Olympiacos. Aí o Sporting deu “festival”. Fraguito, Nelson e Dinis jogaram em grande numa vitória por 2-1, tremendamente escassa para o volume de futebol produzido. Os leões até começaram a perder, mas Yazalde e Dinis viraram o resultado. Perante 40.000 gregos apaixonados pelo seu clube, o Sporting perdeu uma óptima oportunidade para golear tal foi a sua superioridade. A equipa: Botelho; Manaca, Bastos, Alhinho e Baltazar (Carlos Pereira 46′); Nelson, Vagner e Fraguito; Marinho, Yazalde (Chico 76′) e Dinis.

Para terminar em beleza, os leões derrotaram os brasileiros do Internacional de Porto Alegre por 2-0, com golos de Yazalde (27′) e Vagner (43′). O argentino, aliás, prometia com as suas exibições em Atenas uma época em grande (o que se viria a confirmar totalmente). O Sporting dominou por completo a equipa “canarinha”, num conjunto onde Alhinho fez uma exibição espantosa e Yazalde também se destacou.

A 10 de Agosto, contra o Internacional de Porto Alegre, o Sporting alinhou com: Botelho; Manaca (José Carlos 89′), Bastos, Alhinho e Carlos Pereira (Baltasar 89′); Fraguito (Tomé 81′), Vagner e Nelson Fernandes; Marinho Mateus (Chico 81′), Yazalde e Dinis.

Yazalde com 3 golos foi o melhor marcador do Torneio.

Resumo do Sporting (2-1) Olympiacos, da 2ª jornada.

Data: 10/08/1973
Local: Estádio Kazariskaki, em Atenas
Evento: Torneio de Atenas

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.