RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Faz hoje 19 anos que Cristiano Ronaldo se estreou pelo Sporting, e foi Di Biagio que ficou com a camisola do então “desconhecido”

Foto: Action Images

Di Biagio e a camisa do desconhecido CR7

O acaso juntou Luigi ‘Gigi’ Di Biagio , ex-bandeira de Roma e Inter, com o Bola de Ouro Cristiano Ronaldo.

ENCONTRO – OInter foi disputar o acesso à Liga dos Campeões 2002-2003, nas eliminatórias frente ao Sporting CP . Na formação neroazzurra jogou um certo Ronaldo, ‘O Fenómeno’, e na equipa Lusitana estava um jovem de 17 anos que ainda não tinha disputado uma partida profissional. Aquele menino chamado Cristiano, de sobrenome Ronaldo.

Di Biagio, em entrevista divulgada recentemente, lembra como ele e seus companheiros se questionaram sobre esse curioso caso homônimo entre os dois Ronaldos, ao ver esse garotinho com o nome do campeão brasileiro escrito atrás da camisola.

Na primeira mão da eliminatória, disputada em 14 de agosto de 2002, o jovem Cristiano Ronaldo entra no lugar de Tonito aos 58 minutos, fazendo sua estreia na Liga dos Campeões e como profissional ao mesmo tempo. A partida terminou 0-0. No final do encontro, o jovem português abordou Di Biagio pedindo a troca clássica da camisola, dando assim ao actual treinador de Sub21 uma relíquia inestimável que desconhecia: a camisola da estreia no futebol profissional e o único jogo na Liga dos Campeões pelo Sporting Clube de Portugal, do atual jogador mais forte do mundo e bola de ouro.

A MEMÓRIA DO CR7 – O Inter na segunda mão venceu com dois golos em San Siro, marcados por Recoba e pelo próprio Di Biagio. CR7 não jogou essa partida e passados cerca de vinte jogos e alguns golos, no início da temporada seguinte, ele se mudou para o Manchester United.

Dez anos depois, numa cerimónia futebolística em 2012, Di Biagio diz ter reencontrado o português que, ao reconhecer o antigo médio do Inter, apontou-o com o dedo, dando-lhe um sorriso de criança.

Com certeza a estreia no mundo do futebol é um momento nunca esquecido, mesmo depois de tantos jogos e de tanta fama conquistada nos últimos anos. Cristiano Ronaldo não se esqueceu de Gigi e aquele momento que na altura parecia tão banal, mas agora tem um significado completamente diferente.

Se há uma década a honra dessa troca de camisas pertencia ao jovem Ronaldo, hoje Di Biagio tem na sua posse um pedaço da história deste desporto e é ele quem deve estar orgulhoso de tê-lo conhecido. Um garoto português com um grande futuro.

Fonte: https://angolodiphil.it/di-biagio-e-la-maglia-dello-sconosciuto-cr7/

Nesse jogo em Lisboa, as equipas jogaram com:

Sporting: Tiago; César Prates, Beto, Quiroga, Contreras (Ricardo Fernandes, 76m) e Rui Jorge; Rui Bento e Tonito (Cristiano Ronaldo, 58m), Pedro Barbosa, Niculae e Quaresma (Kutuzov, 69m)

Treinador: Lazslo Boloni

Inter: Toldo; Javier Zanetti, Cordoba, Materazzi e Coco; Sérgio Conceicão (Guly, 79m), Di Biagio (Almeyda, 65m), Dalmat e Morfeo; Kallon (Recoba, 66m) e Vieri.

Treinador: Hector Cuper

Imagens de Cristiano Ronaldo na estreia pelo Sporting e na Liga dos Campeões

Data: 14/08/2002
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (0-0) Inter, Play-Off Champions - 1ª mão.

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>