RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Neste dia… em 2015, Sporting – 5 x V. Guimarães – 1: Slimani no trilho de Jefferson

Excelente exibição do Sporting sobre um V. Guimarães pálido que permitiu um “hat-trick” a Islam Slimani e algumas exibições individuais de nível. A análise GoalPoint.

Slimani apontou três dos cinco golos. HUGO CORREIA / Reuters

O Sporting CP não quis ficar atrás do FC Porto (que ganhou 4-0 ao Belenenses) e goleou na recepção ao V. Guimarães. O 5-1 final é justo e apenas poderá pecar por escasso, naquela que terá sido a melhor exibição leonina da época, num jogo sob o signo do número 3.

Jorge Jesus surpreendeu nesta recepção à equipa de Sérgio Conceição. Em relação ao jogo de quinta-feira com o Besiktas, e perante a “necessidade” de dar minutos a William Carvalho, o treinador leonino apostou em Adrien no meio e João Mário descaído no lado direito. Uma aposta de risco mas que resultou em pleno em praticamente todos os aspectos.

Realce também para os regressos de Jefferson e Ricardo Esgaio para as laterais, e Tobias Figueiredo no eixo defensivo, ao lado de Naldo. Mas o destaque vai mesmo para o lado direito do meio-campo, que ajudou o conjunto da casa a entrar com grande ímpeto e a nunca deixar o Vitória construir jogo. Depois, a esquerda da defesa e a ponta da “lança” leonina fizeram o resto.

ENTRADA DE “LEÃO”

A presença de João Mário na direita, com facilidade e tendência natural para fechar no meio (a dada altura fez lembrar a missão que Ramires teve na sua passagem pelo Benfica e sob ordens de Jesus), e a de William a libertar o “miolo” ajudaram sobremaneira o Sporting a vulgarizar o V. Guimarães no arranque da partida. O 1-0 logo aos 12 minutos, numa cabeçada de Slimani, foi o corolário de um começo de “leão” dos homens da casa, que aos 20 minutos somavam 74,6% de posse e haviam criado inúmeras ocasiões de golo.

O 2-0, de Teo Gutiérrez, surgiu como natural perante o desnorte do Vitória e a pressão intensa da formação leonina, que à meia-hora ultrapassava os 75% de posse e havia marcado os seus golos nos dois únicos remates enquadrados (em sete) até então. O Guimarães chegou ao descanso apenas com 29,1% de posse, três disparos e muita timidez.

O CONSUMAR DO INEVITÁVEL

A expulsão de Bouba Saré, aos 55 minutos, por entrada duríssima sobre Gelson Martins – vermelho mostrado por Hélder Malheiro, quarto árbitro que substituíra minutos antes o lesionado juiz Rui Costa – apenas veio aprofundar as diferenças entre as duas formações. Com mais um jogador, o Sporting aproveitou para fazer o 3-0 e o 4-0, por Slimani e Adrien, no espaço de dois minutos, e o jogo ficou decidido.

O resto é a história dos números, pois o jogo em si resumiu-se a um arrastar dos visitantes e a uma procura mais ou menos desconexa dos “leões” pela meia-dúzia de golos, que não surgiu. Fica, porém, aquela que foi, provavelmente, a melhor exibição do Sporting esta temporada na Liga. Quase 72% de posse de bola, 21 remates, sendo oito deles em direcção à baliza, 84,4% de eficácia de passe, quatro assistências, 15 passes para ocasião.

Jefferson brilhou nas assistências.

GOLOS DE SLIMANI, ASSISTÊNCIAS DE JEFFERSON

Algumas individualidades do Sporting fizeram a diferença nesta noite de domingo. Adrien foi um esteio no meio-campo. João Mário surgiu do lado direito da intermediária e quem temia que ali não se adaptasse, depressa se enganou, pois aos 12 minutos arrancou um cruzamento para uma assistência a Slimani, que não perdoou. Somou ainda dois remates, três passes para ocasião, 88,8% de passes certos em 80, 50% de duelos ganhos e 103 toques na bola, apenas menos um que William Carvalho. William que registou espantosas nove recuperações de bola e acertou 86% dos seus 92 passes.

Do lado esquerdo, Jefferson brilhou intensamente a atacar (pois a defender pouco ou nada teve de fazer), com quatro passes para ocasião e três assistências para golo (duas para Slimani). Mas quem faz um “hat-trick” (o primeiro da Liga NOS 2015/16) tem de ser o melhor em campo, e Slimani conseguiu-o. Somou 8.0 pontos no GoalPoint Ratings graças aos três tentos que resultaram de quatro remates, três enquadrados.

Fonte: goalpoint.pt

Data: 04/10/2015
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (5-1) V.Guimarães, CN - 7ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>