RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Academias, Namings e SAD’s: Mais uma Polémica Croquete

O Sporting Clube de Portugal emitiu ontem um comunicado a dar conta da mudança do nome da Academia de Alcochete para “Academia Cristiano Ronaldo”:

«É com enorme honra que o Sporting Clube de Portugal informa que a Academia do Clube passará a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo.

O bom filho a casa torna e a casa que fez crescer Cristiano Ronaldo acolhe agora o seu nome em homenagem àquele que se tornou o melhor jogador português de todos os tempos, melhor jogador do Mundo galardoado com cinco Bolas de Ouro e capitão da selecção nacional campeã da Europa e da Liga das Nações.

Cristiano Ronaldo juntou-se à família Leonina em 1997 com 12 anos de idade. A 14 de Agosto de 2002, com apenas 17 anos, estreou-se na equipa sénior contra o FC Internazionale Milano.

A Academia imortalizará assim o nome do maior símbolo de sempre que formou e que será inspiração a seguir para todos os mais jovens talentos.

Em data a anunciar, e assim que as condições o permitam, o Clube fará a inauguração oficial.

Esta homenagem enquadra-se num projecto de reconhecimento a várias referências do Clube, incluindo alguns dos maiores talentos produzidos pela Academia, cujos campos de treino receberão os seus nomes. Esta lista será anunciada brevemente.

A Academia Cristiano Ronaldo representará o ADN Sporting na sua excelência e seguirá os destinos daquele que agora lhe dá o nome: ser a melhor do Mundo.

Parabéns ao jogador Cristiano por todo o seu percurso, obrigado ao Leão Ronaldo por todo o seu Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

Uma vez Leão, Leão sempre!»

Ora bem, chegados a este ponto a questão que os Sportinguistas logo colocam é: “o que vamos ganhar com isto“.

No entanto, um pouco por toda a Comunicação Social em geral o que é dito é que não vamos ganhar nada! Todos os clubes vendem os namings do seu patrimonio em troca de bom dinheiro, dinheiro esse fundamental para equilibrios financeiros em tempos cada vez mais difíceis. Mas o Sporting não. Apesar de anunciar aos quatro ventos que o clube está falido Frederico Varandas atribiu o nome de Cristiano Ronaldo à Academia só porque sim.

Tudo bem que é o melhor jogador do mundo da actualidade, o melhor Português de sempre e um dos melhores de sempre em termos absolutos. Irá trazer prestígio e poderá ser um factor de motivação para os jovens que lá evoluem.

No entanto analisando a coisa mais friamente que títulos conquistou Cristiano Ronaldo para o clube? Vamos ignorar a sua umbilical ligação a Jorge Mendes uma criatura que tanto mal nos tem feito?

Outra questão que gerou interrogações foi: Não deveria o clube ter submetido esta alteração a Assembleia Geral?

Estatutariamente não tem essa obrigação visto a Academia se encontrar na órbita da SAD. Contudo uma direção mais séria, mais honesta e mais comprometida com os sócios certamente que o teria feito.

Mas como tudo em o que os nossos queridos croquetes se metem há sempre confusão desta vez também não poderia ser diferente. O Nacional da Madeira, clube onde Cristiano evoluiu antes de se transferir para o Sporting, não gostou da notícia e emitiu um comunicado reagindo à mesma:

«Ex.mo Senhor Presidente,

Foi com muita estupefação que tomamos conhecimento de que o Sporting Clube de Portugal pretende alterar o nome da Academia.

Como é do Vosso conhecimento e do conhecimento público, o Clube Desportivo Nacional designou a sua Academia “Cristiano Ronaldo Campus Futebol” em novembro de 2007, pelo que manifestamos o nosso desagrado e total discordância.

Aliás a nossa posição baseia-se no princípio fundamental do registo de marcas, pois as mesmas poderão confundir-se, o que tem de ser evitado, pelo que manifestamos o nosso total desagrado e descontentamento.»

Segundo o que tem vindo a ser noticiado Cristiano Ronaldo terá aceite de imediato a proposta de Frederico Varandas para o naming e pretende estar presente na oficialização da coisa para “cortar a fita”.

Será este apenas um episódio no caminho de venda da SAD a Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes? Existem no universo Sportinguista algumas teorias neste sentido e devo dizer que não as acho descabidas de todo.

Artigos relacionados

Comments

  1. Henrique Morais

    Também eu gostaria que o Sporting tivesse proveito na mudança do nome da Academia. Mas se assim fosse seria trágico pois seria uma compra e não uma atribuição. Quanto à ligação de Ronaldo a Jorge Mendes talvez quem assim pensa será o grande responsável por não termos um empresário que nos transfira os jogadores por somas consideráveis e tenhamos de andar a mendigar como se tem visto. Jorge Mendes é o melhor e maior empresário que consegue colocar os jogadores por somas muitas as vezes impensáveis mas consegue-o. Deixem-se de tretas e está na altura de apoiarmos o nosso Clube e não criar mais divisões. Quando o mandato desta direcção chegar ao fim arranjem um candidato e se ganhar podem contar como o meu apoio. Ronaldo merece tudo de todos os sportinguistas e não pode servir para criar mais divisões. Já o tenho dito e vou repetir. Bruno de Carvalho foi o grande culpado de ser destituído.

    1. HULK VERDE

      Mas qual compra? Então quando a Academia se chamava Sporting / Puma a Puma comprou a Academia?
      Você quase nunca escreve nada que tenha nexo, é só “soundbites” descontextualizados.
      Quanto ao naming, sabia que os campos de futebol 7 contruídos ao lado do Pavilhão João Rocha, tudo obra de Bruno de Carvalho e que durante mais de uma década tanta falta fizeram aos desportistas das modalidades do Clube, que andavam a jogar em “casas emprestadas”, em Pavilhões alugados, se chamavam Campo Luís Figo e Campo Cristiano Ronaldo?

    2. Luís Raposo

      Estes senhores que em Junho de 2018 destituíram a direcção do Sporting agiram por impulso cavalgando a onda da comunicação social cometeram um enorme erro. Enorme. Os factos estão à vista.
      Não reconhecer isto é ainda pior, pois significa que não reflectiram e vão continuar a errar. Demonstra falta de inteligência.