RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 16, 2024

NOTAS SOLTAS

SPORTING 1. Chegou ao fim mais uma penosa época (mais uma). A primeira em que o médico-tenente, com toda a sua sabedoria (fácil fácil) tratou da época sozinho. Ou com toda a sua equipa vá. Depois da já tradicional sobranceria e basófia “croquettiana”, em que assumia sem pudores e sem dúvidas que ia ficar acima do 3º lugar, a realidade apareceu para lhe dar mais uma chapadona. E ele bem merece todas. Na época passada ainda viveu do que lhe foi deixado pela anterior direção (futebol e modalidades) mas esta época foi o descalabro total. Como muitos previam. Parece que chegou ao fim da linha e agora não há amigos na CS que o salvem. Os Sportinguistas fartaram-se dos “anos zero”, da “cartilha de Alcochete” e das “dívidas do mauzão” desmentidas pelo Leak da auditoria que promoveram de forma ignóbil.

SPORTING 2. Mas é preciso dizer que o “sotor” bateu vários recordes este ano. Pela terceira vez na sua história de 114 anos, o Sporting perdeu todos os jogos com porto e benfica (grande “sotor”). Outro recorde que se bateu foi o da época com mais derrotas de sempre (17). o Guiness Book deve estar orgulhoso do “sotor”. Comprou um dos treinadores mais caros do mundo, apesar de ainda não ter o curso terminado (?). Pode-se dizer que foi uma época histórica só ao alcance dos predestinados. Mas já sabemos como o “sotor” sabe ser humilde e não vai querer os louros para ele. Por isso a culpa vai-se dividir entre o “covid”, Alcochete e a herança pesada. É uma alma bondosa este nosso herói Afegão. Numa próxima AG até penso pedir, para além de um louvor, uma estátua para o nosso herói. Uma coisa bonita a lembrar os tempos de guerra. Podia ser um galgo, também ele afegão, em posse majestática. Assim também se podia ao mesmo tempo homenagear o parceiro estratégico do outro clube. Os galgos Afegãos têm orelhas grandes e bonitas.

SPORTING 3. Quarto (4º) lugar no campeonato, eliminados da taça pelo Alverca, pré eliminatória e playoff da liga Europa. Isto vai fazer com que a época comece quase um mês mais cedo e num ano em que quase não há férias. Tem tudo para vir aí mais uma época gloriosa. Vamos deixar ser o “sotor” a preparar a época novamente ou vamos tomar as rédeas do nosso clube e correr com esta corja de cangalheiros? Será que ainda vamos ter mais um “ano zero”?

SPORTING 4. Parece que o quarto (4º) treinador da época perdeu o estado de graça e a aura de salvador que se tentou vender face ao custo tresloucado. Quem será que está a fazer as contratações para a nova época? Será o Amorim? Pelos nomes que se falam: Feddal (Bétis), Porro (Man City – empréstimo), Adan (Atl Madrid), Antunes (sem clube) e Jason (Valência) parece que é mais o nosso parceiro estratégico e comissionista de luxo a meter entulho.

SPORTING 5. Continuo a ver muita gente (não só do “exército do nojo”, mas também gente genuína) depois do que foi o descalabro desta época a pedir paz no clube. A dizer que um Sporting dividido não pode avançar, etc. Metam uma coisa na cabeça de uma vez por todas: quem adotou a tática de dividir para reinar foi esta direção. Mais direi, quando foi feita a destituição e posterior expulsão nos moldes em que aconteceu foi-lhes prometida guerra pelo que estavam a fazer e pela maneira como o estavam a fazer. Não quiseram acreditar ou acharam que com o tempo tudo se esquecia mas estão enganados. Nem todos têm a memória curta como vocês. A maneira persecutória como o fizeram, a propaganda vergonhosa na CS, o julgamento em praça pública antes dos tribunais estava tudo combinado. Mas eu (nós) não esquecemos nem ultrapassamos. É guerra que vão ter até as coisas voltarem à forma em que estavam. Destruiram a vida de uma pessoa (espero que paguem por isso em tribunal) de forma vil e propositada e isso nós não esquecemos. Escusam de pedir paz agora porque na altura foi-vos dito que estavam a ir por um caminho de guerra e que ia ser até ao fim. Agora que os tribunais ilibaram Bruno de Carvalho e que alguns Sportinguistas começam a abrir os olhos vêm pedir paz? O que têm a fazer é meter as coisas na altura em que as destruiram. Até lá não haverá paz. Mas foram vocês que começaram a guerra. E de uma maneira bem feia e que nunca serão perdoados. É o clube que sofre com isto tudo? o principal prejudicado vai ser o clube? Claro que sim. Infelizmente é assim. Mas foram avisados para isso quando encetaram o caminho que nos trouxe aqui. Eu não esqueço. Enquanto as coisas não voltarem ao normal, e por normal refiro-me à pujança, crescimento e militância que antecede as vossas garras no clube, não haverá paz, não irei desistir do meu clube e entregá-lo a miseráveis da vossa estirpe. 

SPORTING 6. Onde está Frederico Varandas, regressou ao hospital militar ou encontra-se numa nova missão em Kandahar? Não, meus caros. Está a ter reuniões com o Conselho Estratégico, a debater com Rogério Alves, e com as agências de comunicação que o servem para preparar uma nova manobra de diversão e propaganda intensa que lhe permita sair airoso: é este o valor que eles vos dão e aos vossos sentimentos de frustração, mágoa, decepção e revolta. 

PARCEIRO ESTRATÉGICO. Por falar nele, parece que se está a fechar o ciclo de Alcochete. Será que a PJ ainda investiga o que realmente aconteceu, o conhecimento de alguns (que ficaram excluídos de investigação, ora por opção do MP ora por aparecerem como híbrido assistentes/testemunhas) e porque aconteceu? O que sei é que só houve uma pessoa a ganhar com isto tudo: Jorge Mendes. Agora que se está a fechar o ciclo vamos ver quantos ex jogadores vão acompanhar o ex treinador para o outro lado da 2ª circular. Foi uma pena ter corrido mal com Bruno Fernandes, porque, como algumas pessoas sabem, ele esteve quase com os dois pés lá. O arguido lá do sítio até se descaiu e disse que ia cometer uma loucura. Porque terá corrido mal? Aguardemos para ver para onde vai Gelson, William, Patrício, Leão e Podence. Assim ficamos com todo o horizonte a descoberto para vislumbrar a golpada. Sonho: que Varandas, o seu braço direito nas filmagens e fotos, o advogado de JJ e actual PMAG, sigam o mesmo caminho. 

AVES. O que se passou com a SAD de um clube quase centenário não envergonha só o futebol, também devia envergonhar o país. As leis que verificam o histórico dos investidores nas SAD está a ser cumprido pelas várias entidades? A PJ está a investigar todas estas trapalhadas? Os “parceiros estratégicos” que emprestam e “dão” jogadores também estão a ser investigados? E os documentos que apareceram em casa de familiares de membros da SAD? Esperemos que seja tudo bem investigado que há muita coisa estranha e potencialmente criminosa aqui.

SADs. E os senhores Barbosa da Cruz e Dias Ferreira têm acompanhado este processo de investidores na SAD do Aves ou só olham para a SAD do Famalicão? Será que já ouviram falar do senhor Peter Lim e do que se está a passar em Valência? Ou só conhecem a SAD do Manchester City? É isto que querem para o Sporting ou o que querem é também ser “parceiros estratégicos” de uma eventual futura SAD e receberem uma qualquer comissão de intermediação como já tentaram no passado? 

BENFICA. Nesta semana não tenho nada para dizer daquele que é unanimemente considerado o maior e o melhor clube do Mundo e arredores. Estou numa fase de só observar e rir muito. Vejo, por vezes, nas TVs os olhos dos cartilheiros a brilhar com o deslumbramento que vem aí e fico comovido. Quando os benfiquistas sérios se questionarem para onde vai tanto dinheiro que desaparece têm aí uma boa resposta. Já dizia na Roma antiga o tribuno Carlus Janelus: alea jacta est….

P.S.1 Pagamentos. O Braga queixa-se que o treinador ainda não foi pago. A Sampdória queixa-se que ainda não recebeu as mais valias do Bruno Fernandes. Os “empresários e agentes” do William queixam-se que ainda não receberam as comissões da transferência. O Slovan de Bratislava também se queixa de Sporar ainda não ter sido pago. Ai se isto fosse no tempo do “outro senhor”. Ainda me lembro de uma vez ter saído num jornal um pedreiro a queixar-se que não lhe foi pago um saco de cimento. Bons tempos. O quanto não vale ter discípulos do tribuno Carlus Janelus nas TVs e jornais a debitar a cartilha. Espero que pelo menos o salários do sotor esteja em dia, afinal ainda sobrou uns 400 mil euros da NOS.

P.S.2 SIC. Por falar em TVs parece que a SIC se prepara para terminar os programas de “paineleiros” das “três equipas grandes”. Aguardo para ver se é uma medida definitiva ou temporária (só até Outubro, altura das eleições no toupeirense). Mas de qualquer maneira saúdo a intenção. Apesar de tudo agora vão ficar a reinar na SIC pessoas isentas e independentes do calibre de um Ribeiro Cristóvão, Joaquim Rita, David Borges, Jorge Batista, Rui Santos e Paulo Garcia. Tão bom. Sem contraditório as caras mudam, duzem aproximadamente sempre o mesmo, em extensos monólogos. Não seria possível à SIC também mandar esses figurantes e representantes de amigos/empresários/círculos de tachos à água do banho?

P.S.3 Como notícia de última hora parece que o doutor-tenente bateu mais um recorde. Segundo o transfermarket, entre o princípio e o fim da época, a equipa de futebol do Sporting desvalorizou 95M de euros. Ou seja, entre Agosto de 2019 (supertaça – também ela um recorde) e Julho de 2020 a equipa do Sporting passou dos 131,4M de euros para 36,1M de euros. Aproveito para parabenizar o grande Varandas. Qualquer dia o Guiness Book não sai de Alvalade.

Artigos relacionados

Comments