RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

NOTAS SOLTAS

1- CONTINUA A PROPAGANDA. Vamos lá novamente. Como se pode dizer que este rumo da formação estava definido quando se contratam Jesé, Fernando, Bolasie, Rosier, Eduardo, Borja, etc. Os únicos jovens contratados foram Plata e Matheus Nunes. Como se pode dizer que esta Direção traçou o rumo da formação quando deu o agreement para se emprestar Matheus Pereira com uma cláusula demasiado baixa para o valor do jogador, quando se fez o mesmo com Domingos Duarte que fez uma época fantástica no Granada e já sem falar de Demiral? Uma coisa é Rúben Amorim apostar nos jovens porque não há muito mais a fazer, e assim planifica-se a próxima época, outra bem diferente é dizer que isto foi delineado por esta Direção desde o princípio.

2- CONTINUA A PROPAGANDA II Já agora não se devia justificar aos sócios o dinheiro pago a Jesé, Bolasie e Fernando? Levaram cerca de 2M cada um. E o que dizer desta frase: “Jesé estava identificado há muito tempo pela sua qualidade. Finalmente, encontra-se comprometido com a sua profissão. Esta administração foi atrás de Jesé porque vimos o que fez o ano passado e porque colhemos informações que trabalham com ele diariamente.” ou desta: “Fernando foi o melhor jogador jovem do Brasil e vem para ajudar muito o Sporting”. Foi esta a verdadeira planificação que se fez da época desde o início, e não aquela que a imprensa amiga quer fazer passar.

3- CONTINUA A PROPAGANDA III Agora, a mesma imprensa amiga fala do “Amorim ou o caos”, que Varandas teve visão estratégica, etc. Mas essa mesma imprensa também foi a mesma que falou no Keizerball, o presidente foi o mesmo que disse “sentir Keizer assim que olhou para ele(?)” e mais tarde também disse que Silas era o que sempre quis, que era jovem e ambicioso. Todos nos lembramos por muito que a memória curta de alguns faça por esquecer. Já agora Keizer nos primeiros 7 jogos teve 7 vitórias e quase tudo goleadas. Já era considerada a pérola do deserto encontrada pelo herói de Kandahar. Os Sportinguistas são assim. Deixam-se logo encantar pela primeira imagem. Os jornalistas sabendo disso aproveitam para cartilhar.

4- CONTINUA A PROPAGANDA IV Varandas, entre as equipas todas de futebol do Sporting, teve doze treinadores em dois anos. Só por aqui se pode ver que estava tudo bem planeado e delineado desde o princípio do mandato.

5- CARROSSEL. Eu sei que já houve buscas a Jorge Mendes, a vários advogados que trabalham com a Gestifute e até a alguns clubes. Em alguns países em que a justiça funciona, até já houve algumas condenações e há várias investigações. Mas o que esperam para começar a prender pessoas? Alguém acha mesmo que o Sporting vai pagar 10M (ou mais) por Amorim? Provavelmente vai meter jogadores a circular e um deles é de certeza Palhinha. Talvez Gelson Dala, etc. Alguém acha que o Atlético de Madrid pagou mesmo 120M (126M?) por Félix? Alguém duvida que a circulação de jogadores nos próximos tempos vai equilibrar estas contas e o benfica no máximo recebe (entre o deve e o haver) os 15M da praxe? Alguém acha que o Valência pagou 12M por Thierry Correia? Vamos ver de que forma estes 12M (que tanto jeito fizeram ao Sporting) vão ser pagos para equilibrar. Alguém acha que o William vai sair do Bétis e não vai para um clube do “cartel”? Aposto com quem quiser que vai para: Valência, A. Madrid, Olimpyakos, Wolves, Lille ou até benfica. No fundo todos vemos o elefante na sala mas ninguém faz nada. O dinheiro circula em pirâmide, em carrossel e as autoridades não fazem nada? Até quando? Há melhor maneira de lavar dinheiro do que isto? Nem no casino.

6- benfica. Fez um empréstimo obrigacionista de 35M para pagar o anterior. Mais tarde aumentou esse empréstimo para 50M. Os cartilheiros dividem-se nas TV’s e jornais. Para uns, isto deve-se à pujança financeira, ao 10 anos à frente, ao dinheiro que jorra como água nas fontes. Para outros o motivo é a vinda de Jesus, o salvador, e esse dinheiro vai ser aplicado no reforço do plantel. Nem vou comentar. Aguardo para me rir muito. Já só peço para que o karma (que tal como a justiça tarda, mas não falha) aja em conformidade. Se a pré-eliminatória da Champions corre mal, aí sim vamos ver a pujança financeira em todo o seu esplendor e a propaganda desmoronar como castelo de cartas. Mas a verdadeira dimensão do buraco só se vai ver quando o senhor Vieira sair. Aí sim. Vai ser de fazer rir as “pedras da calçada”. Uma expressão de que ele gosta tanto.

7- SPORTING. A nova cartilha da CS em relação ao Sporting é a seguinte: com esta mina de ouro de jovens que estão a sair para a equipa principal (parece que apareceram agora e que já lá não estavam) basta mais três ou quatro “peças” e somos os principais candidatos ao titulo. Há um artista na TV e outro num jornal que diz mesmo que partimos à frente dos outros dois porque já estamos a fazer a pré época. Ora para eles basta o Antunes(?) o Feddal(?) e mais um ou dois jogadores para sermos os melhores do mundo. Mais uma vez vou-me rir muito. Infelizmente e ao contrário do benfica desta vez sem vontade nenhuma porque agora trata-se do “meu” Sporting. De recordar só, mais uma vez, que a maior parte destes jovens ou já estava há muitos anos no clube ou foram contratados pela anterior direção. o Varandas só foi buscar o Plata e o Matheus Nunes. Querem fazer crer as pessoas que nasceram agora todos de geração espontânea mas obviamente não é verdade.

8- ARBITRAGENS. Gostei de ver a direção do clube muito revoltada com as arbitragens. E de facto os últimos dois ou três jogos foram vergonhosos, até mais a nível de VAR. Mas não foi sempre assim com o Sporting? E porquê agora que já não conta para nada? Quando ainda contávamos não os vi tão incisivos e tão chateados. Porquê só agora?

9- BALNEÁRIO. Parece que houve um desentendimento entre Acuña e Wendel em relação ao pouco empenho de Jovane em defender e correr atrás da bola. Não sabendo ao certo o que houve e porque aconteceu não me vou estender na questão. Deixo só mais um apontamento. Provavelmente os três jogadores em melhor forma no Sporting. Mais uma nota: são os três herdados da herança pesada que o “outro” deixou. Isto há coisas…

10- MODALIDADES. Há uma debandada generalizada nas modalidades. Se alguns acabam contrato e se decidiu não renovar, há outros que são mandados embora ainda com contrato e que meteram o clube em tribunal. No Andebol para além do treinador saíram vários jogadores importantes, no Voleibol saíram de uma vez nove (?) jogadores, no Hóquei em Patins também saíram jogadores que eram mais valias. No Futsal perdemos alguns jogadores importantes e outros que vinham para o lugar roeram a corda no final. Passa-se alguma coisa que se deva saber? Será pedir muito para informarem os sócios? Miguel Albuquerque o que se passa? Parece que só o Basquetebol está a passar incólume a esta razia. Não briquem com os Sportinguistas.

11- benfica II Do outro lado da rua, há um clube em convulsão interna depois de mais um titulo perdido quando a soberba e a basófia indicavam o contrário. Sócios descontentes que o demonstram em faixas e em “pedradas”, jogadores apontados como bodes expiatórios, treinador queimado em praça pública pelo clube e avençados de sempre, que não ganham vergonha na cara. Os mesmos que meteram Lage nos píncaros são os que agora ateiam a fogueira para o queimar. Mas a vergonha na cara é coisa que não lhes assiste e passeiam-se como se não fosse nada com eles. As eleições aproximam-se e é preciso assegurar a avença anual do próximo ano. Então tudo serve para ter culpa menos o “grande Vieira” que quando chegou ao clube só restavam “as pedras da calçada”. Lá está. Eu sabia que voltava a falar nelas. Mas isto tudo me fez lembrar de um (ou vários) episódios que se passaram no meu clube. E no tratamento diferenciado dado pela CS aos dois clubes em questão. Quem não se lembra de no Sporting ser tudo culpa do Presidente? Se ganhavam, o mérito era do treinador, se perdiam era do presidente porque não dava paz. Se jogavam bem era o treinador, que apesar do presidente, os metia a jogar bem, Se perdiam era a pressão que o presidente lhes metia por estar no banco. Se andavam contentes era porque nessa semana ainda não tinham visto o “mauzão”, se andavam tristes e cabisbaixos foi porque foram apertados pelo “diabo”. No benfica nunca se viu nada disto. Acho mesmo que se o Vieira soubesse ler e fizesse posts no Facebook continuava a ser o maior. Quem não se lembra dos “amorosos” jornalistas na altura do despedimento de Marco Silva irem para a rua fazer “vox pop” e perguntar: “acha que devia sair o Marco ou o presidente?”. Lindo. Ou no tempo do Jorge Jesus todo poderoso perguntarem às pessoas: “acha que Jorge Jesus se devia candidatar à presidência do clube?”. Maravilhoso. Alguém vê isto no benfica? Se um jornalista, alguma vez tem o desplante de perguntar se devia sair o Lage ou o Vieira, no dia a seguir era morto em praça pública e claro que nem valia a pena ir trabalhar no dia a seguir porque já tinha perdido o emprego. Ainda vou mais longe: olhem se o benfica, agora que vai ter eleições, tivesse um médico que se demitisse e ainda antes das eleições serem marcadas já se apresentasse nas TV’s como candidato? Aqui já estou a exagerar. Nem em sonhos isso acontecia em lado nenhum. É melhor parar de sonhar senão ainda vou dizer que esse médico até podia ganhar as eleições.

12- VALÊNCIA. Os Sportinguistas deviam estar atentos ao que se passa em Valência. Os sócios (ainda podem ser considerados assim?) não andam contentes com a venda do clube e revoltaram-se. A resposta veio pronta da filha do senhor Lim: “pagámos, agora o clube é nosso e fazemos o que quisermos com ele. Podemos fechá-lo se nos apetecer”. Cá está. Por coincidência o senhor Lim também é grande amigo do “parceiro estratégico” e as coisas não estão a correr bem. Talvez até o senhor Barbosa da Cruz um dia destes dê o exemplo do Valência nas suas crónicas de propaganda semanal. Ou o senhor Monteiro. Porque falam muito no Manchester (United e City) e nunca se lembraram de falar no Valência. Ora, como eu dizia, espero que os sócios do Sporting estejam atentos porque é isto que alguns se preparam para fazer no clube de Alvalade. Mas também digo, se isso algum dia acontecer, para mim o Sporting acabou. Nem mais um cêntimo, nem mais um jogo, nem mais uma palavra.

P.S. 1 Um passarinho contou-me que o “excelente” jogador Feddal, que está quase fechado com o Sporting vem pelos 25% da mais valia do William. O jogador que vai fazer 31 anos em dezembro e acaba contrato em junho de 2021( ou seja daqui a 6 meses fica livre) vem por 3M de euros. É o que dá ter “parceiros estratégicos” desta categoria.

P.S. 2 O “sotor” Varandas disse, com a basófia natural de um visionário que o Amorim seria pago com o Matheus Nunes. Se havia dúvidas que não vamos pagar ao Braga ficaram dissipadas.

P.S. 3 Continua a novela Benfica – Flamengo – Jorge Jesus. Tenho soltado muitas gargalhadas, mas o que mais me deixa a sorrir é a maneira sobranceira como a CS Portuguesa trata o Flamengo. Um clube com a história que tem e 50 milhões de adeptos só no Brasil. Fazem do clube da gávea um coitadinho, que tem que, não só deixar sair o treinador, como ainda tem que deixar sair os melhores craques para o clube do regime. Maravilhoso. Ou muito me engano ou ainda vamos rir muito com esta história.

Artigos relacionados

Comments

  1. Anastácio

    Este das notas soltas deve pensar que é músico. Ainda tens muito que aprender até saberes tocar um instrumento.

  2. Paulo Henrique

    BELAS Notas Soltas, de uma melodia de que gosta “mesmo sem fechar os olhos” .

    Parabéns pela prosa que adorei !

    Pena que não consiga rir com esta História triste, de um país a desagregar-se, mergulhado na corrupção que toda a gente acha normal, como que… a aceitação da morte anunciada de um defunto, com cheiro nauseabundo !

    Estou a milhares de quilómetros de Portugal e consigo inalar o cheiro pestilento, de cadáver em decomposição. PORTUGAL !

    Paz à sua Alma !

    E andou um filho degenerado ( Afonso Henriques) a bater na mãe para dar nisto !

    Malvada Cópula com orgasmo, de Dom Henry de Borgogne (Royaume Franc)

    SL