RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

A ENCRUZILHADA

O Sporting, e em especial os seus associados, chegaram a uma encruzilhada. Não a um caminho sem saída, como alguns proclamam, mas a uma encruzilhada. É o momento fulcral de fazer escolhas – talvez o último. E, agora, tem mesmo que ser a escolha certa.

Chega de experimentalismos e de direcções amadoras compostas por estagiários imberbes que acham que sabem tudo da vida. Imberbes esses a que normalmente se juntam “testas de ferro”, que servem de idiotas úteis a outras figuras proeminentes, que gostam de manobrar na sombra mas nunca dão a cara.

Chegou o momento da verdade: do tudo ou nada.

Depois disto, pode-se ver definitivamente a luz ou, aqui sim, chegar a um beco sem saída. Ao fim do Clube como o conhecemos.

O que se passa no Clube, neste momento, é tudo menos a união que esta direcção proclamou como bandeira primeira. O que se vê no Clube é precisamente o contrário. Às vezes dou por mim a pensar se não será propositado este incitamento ao ódio, este dividir para reinar. Depois de tantos tiros nos pés, de tanto treinador e jogador falhado penso se não estamos mesmo numa política de terra queimada.

Vejamos:

  • Compras e empréstimos de jogadores que não acrescentaram nada: Fernando, Jesé, Rosier, etc;
  • Ligações muito dúbias ao “super empresário” e pagamento de comissões muito estranhas, como a Operação “Fora de Jogo” veio comprovar;
  • Compra de um treinador por 12.5M com 12 jogos na 1ª Liga, sem curso de treinador reconhecido pela Associação de Treinadores;
  • Bancadas cada vez mais vazias e oferta excessiva de bilhetes;
  • Jogadores a sair a custo zero;
  • Aumento do passivo;
  • Desleixo e desinvestimento nas modalidades, com vários treinadores a queixar-se;
  • A “tragédia” da equipa de futebol. Eliminada precocemente nas taças internas e na Liga Europa e com possibilidade de nem ir este ano às competições Europeias pela segunda vez na sua história;
  • A maneira como se tem tratado os sócios, que são os verdadeiros donos do Clube, seja no Estádio (na entrada) seja através dos meios de CS amigos, que se prestam a esse desiderato, seja através da indiferença e soberba com que o representante dos sócios- PMAG (Rogério Alves) trata e escuta o lamento e as manifestações dos sócios.

Se no futebol, mesmo depois de se dizer que é “fácil fácil” a vergonha continua a ser justificada com a pesada herança e o ataque a Alcochete, a indiferença com que Rogério Alves trata a massa associativa vai, obviamente, se virar contra ele a breve prazo. Não aprendem nada com a história. Os sócios estão a ficar cansados de desculpas e a cada dia que passa a contestação aumenta.

Aqui chegados, com o clube mais desunido que nunca, com a mais que provável ilibação total de Bruno de Carvalho, o que vai acontecer?

Vão continuar a empurrar para debaixo do tapete? Vão continuar a pedir aos jornalistas e “comentadeiros” amigos para insistirem no ódio e em fazer dele o bode expiatório? Vão continuar a fingir que não se passa nada até os sócios se fartarem de vez e as coisas acabarem mal?

Só vejo 2 soluções: ou tomam uma medida corajosa no sentido de unir a família Sportinguista, não só da boca para fora e em frases pífias, mas verdadeiramente na prática; ou continuam na senda de dividir para reinar até onde der e já vai dar muito pouco;

Se decidirem pela medida corajosa, esta só poderá ser a reintegração com retroactivos do ex-Presidente Bruno de Carvalho, dando-lhe a possibilidade de concorrer e de serem os sócios a decidirem o que acharem melhor. Só assim o clube terá a paz que tanta deseja e precisa.

Haverá coragem para isso? Vamos ver. A margem não é muito grande para decidir. o ódio e o rancor dos últimos 2 anos só se ultrapassa com medidas corajosas e com uma definição completa do caminho a seguir.

E isso só acontece com eleições democráticas onde todos possam participar.

Artigos relacionados

Comments

  1. Leão Comuna

    Tenho alguma esperança, tenho esperança como enorme Sportinguista que sou. Só gostava, queria muito, muito mesmo, que quem gosta da verde e branca como eu, tal como o pai e o meu tio me ensinaram a amar, abrissem a pestana, acordassem para a vida, fossem honestos e humildes e deixar que o clube respire de uma vez por todas.
    Temos de deixar de ser o povinho que se lamenta na esquina, que chora e baixa os braços, o sócio impotente, aquele que única e exclusivamente sofre como ninguém e que apesar disso, mesmo nos momentos menos bons estão sempre presentes. Pode não ser no estádio, mas por exemplo no café, no trabalho, naquela pelada ao domingo de manhã a defender o nosso clube e a gritar bem alto que o Sporting é o nosso grande amor!
    Não podemos deixar o Sporting entregue aos bichos, a gente que suga todo o esplendor do Sporting, como objectivo principal fazer dele um business center, uma associação de amigos riquinhos e elitistas, que desprezam, calcam e espezinham,uma e outra vez, o sócio e adepto comum que quer um Sporting vencedor.

    Coragem!

  2. Neca Pinto

    Caríssimos, o caixa dóculos está-se a cagar para os estatutos, está-se a cagar para os sócios, façam o que fizerem, digam o que disserem.
    Como tal, a varandette está protegida de tudo e de todos, por mais m*rda que faça ou deixe de fazer.
    Bem que podemos espernear, barafustar, que nada vai acontecer.
    Infelizmente.

  3. Rui Pereira

    E alguém acredita numa contagem de votos feita por esta gente? Eu não.
    A Solução terá que passar pelo afastamento imediato desta corja.
    E Terá que ser uma comissão de instalação imparcial e independente a liderar umas eleições livres.
    Senão nunca mais.
    SL

    1. Manuel Correia

      Concordo.
      A contagem de votos não é fiável depois de tudo o que se passou na Assembleia de destituição e seguintes.
      O presidente da Assembleia que não lê as atas anteriores e que não cumpre os regulamentos não é de confiança e não o quero nos órgãos sociais.
      A democracia e a justiça portuguesa permitem que exista máfia organizada no futebol devido à corrupção que grassa neste País. É só lavar dinheiro sujo e receber por debaixo da mesa.
      O Bruno que denunciou é que se tramou! vergonha de políticos e afins. Corja de gente que compra notícias, canais, jornais e que porcaria dos jornalistas que se prestam a tudo isto a troco de 30 dinheiros. Tanto político porco sem vergonha que este País tem.

  4. jorge mendes

    o advog do diabo maçónico, vai continuar a cagar nos sócios, até levar o clube ao abismo.