RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 02, 2020

O Manual do Sportinguista Totó

A imprensa, em geral, trata os Sportinguistas como se fossem todos totós. A direcção do clube faz o mesmo. A sociedade portuguesa decidiu que os adeptos e sócios do Sporting não passam de uns “calimeros”. Os nossos rivais e os seus adeptos deliciam-se com a nossa ingenuidade e com as esparrelas em que, constantemente, caímos. 

Quer dizer, nem todos caímos. Uma parte mantém-se informada e resiste estoicamente à lavagem cerebral. Parece que todo o Portugal quer dizer aos Sportinguistas aquilo que é melhor para eles. Mesmo quando ninguém lhes pede a opinião. Infelizmente, uma faixa do chamado Sportinguismo, não resiste e deixa-se emaranhar nas ideias jumentárias dos vendedores da banha da cobra. 

Esse “Sportinguista totó” vive num mundo de fantasias e historietas do arco da velha, nas quais ele acredita piamente. Não porque fazem sentido mas porque são “verdades” confortáveis que explicam o caos que os rodeia. Para esses, viver o sportinguismo é mais fácil quando apenas se sabe as coisas pela rama e se tomam como verdades insofismáveis aquilo que o “jornalixo” ou comentadeiros debitam diariamente.

Mas pergunta o leitor: ‘Como se identifica um “sportinguista totó”‘?

Deixo aqui pequeno manual que permite, não apenas identificá-los, mas também revela o bizarro e delirante mundo das suas convicções.  Eis um resumo explicativo:

Capítulo 1 – A culpa de tudo é do outro 

O sportinguista totó acredita que esta direcção está a fazer o melhor que pode e que tudo o que de mal acontece é culpa do anterior presidente ou, no contexto actual, das claques. Usa chavões do tipo “este presidente não é grande coisa mas o outro era pior” – sem necessitar de justificar a sua opinião. Para este totó, ao Sporting não resta outra solução do que ser “arremediado” e tentar fazer “boa figura”. 

Capítulo 2 – A herança pesada 

Os comentadeiros e a actual direcção repetem este chavão e o totó acredita nele. Mesmo que os relatórios de contas da anterior direcção digam exactamente o contrário. Mesmo que esta direcção já tenha feito uma auditoria manhosa em que a única falha que descobriu foi um Batuque de 300 mil euros, que já foi devidamente explicado. Mesmo com os quase 40% do contracto da NOS que esta direcção já adiantou. Tudo isso é irrelevante. A herança pesa toneladas e que ninguém diga o contrário ao totó. 

Capítulo 3 – O efeito Alcochete vai demorar 3 ou 4 anos a passar 

Para este Sportinguista, o ataque na Academia de Alcochete traumatizou de tal forma o clube, que vão demorar anos até que tudo se recomponha. Os jogadores falham golos por causa de Alcochete. As finanças estão mal por causa de Alcochete. Os adeptos não vão ao estádio por causa de Alcochete. Os barretes que enfiamos são por causa de Alcochete. Claro que se pode perguntar porque são 3 ou 4 anos e não 2, 5 ou 7 anos, mas isso não interessa. O importante é o trauma… os suores frios à noite que só passam com uma carteira mais cheia. 

Capítulo 4 – A sopeira não gosta do Bruno 

A mulher do totó viu no Você na TV ou leu na revista Maria que o Bruno de Carvalho é mau, criminoso, drogado, infiel e maluco. Logo, isso coloca-o par a par com os vilões das telenovelas. O esposo totó jamais pode apoiar o tipo mauzão que a mulher abomina. O que diria o vizinho do 2º Esquerdo se soubesse que ele tinha simpatias por um doido? E os colegas no trabalho? Seria gozado até ao fim dos seus dias. Não pode ser. Sendo assim, o totó afina pelo mesmo diapasão dos restantes e diaboliza o “pior presidente da história do Sporting”. Quem? O Bruno, pois claro. 

Capitulo 5 – O Doutor e a CMTV substituem o padre 

Noutros tempos, o padre da aldeia era a fonte da verdade e das novidades. Esse papel foi agora assumido pela CMTV, que não só entretém mais, como dá uns filmes bons de madrugada. Tudo o que vem nas notícias é a “verdade, verdadinha”. Por outro lado, o presidente do Sporting é doutor de medicina militar, o que quer dizer que tudo o que diz é credível e verosímil. “Os doutores nunca mentem” – pensa o totó. Com tanta fonte informativa, não restam dúvidas: o Sporting está entregue em boas mãos, com um doutor a presidente que salvou o clube.  

Mesmo que a realidade desminta o totó diariamente….

Artigos relacionados

Notify of
jorge mendes
Visitante
jorge mendes

Numa sociedade pejada de tótós, o clube é igual.

Green Marquis
Visitante
Green Marquis

Não sei se são só os Sportinguistas que são tótós. Parece ser transfersal a toda a sociedade.

HULK VERDE
Visitante
HULK VERDE

Demais. Sportinguistas totós. Uma crónica do melhor que já se leu por aqui.

João Chaparro
Visitante
João Chaparro

Se formos ver este texto e não sei ou não conheço quem o escreveu abrange todo o sportinguista pois há quem não concorde nem goste aliás quem odeie esta direção e não queira, não goste e ache ou saiba a porcaria que o BDC foi, mas pronto insistem no preto e branco, se não gostas do bdc logo gostas do Varandas e sendo assim quem é o TÓTÓ?

Licínio Benedito
Visitante
Licínio Benedito

Excelente texto, a razão porque desliguei do Sporting não é por ter um péssimo Presidente mas sim por ter uma maioria de adeptos e sócios Tótós que nunca serão capazes de entender que são autênticas marionetas nas mãos do sistema e cs. O Sporting nunca mais voltará a ter um Presidente a sério pois a cs dirá que ele é maluco e os Tótós tratarão de o destruir.
Que sejam todos felizes, eu já me conformei.

José Fonseca
Visitante
José Fonseca

Excelente!

José Fonseca
Visitante
José Fonseca

Excelente!!!

Henrique Morais
Visitante
Henrique Morais

Amigos vocês é que me parecem uns tó-tós! Arranjaram uma comissão para destituição do Varandas. Tinham alguém com personalidade conhecedor dos graves problemas com que o Sporting se debate?! Amigos tó-tós. Quanto ao que se referem desta direcção já ter levantado 40% do dinheiro da NOS deviam informar-se melhor pois se o levantaram deve ter sido para pagar o empréstimo obrigacionista que o vosso amigo deixou por pagar assim como tanta dívida a fornecedores e empresários. Eu sempre apoiei BC mas retirei-lhe o meu apoio pelas asneiras que foi fazendo. Não estou contente com Varandas pois os erros acumulam-se mas… Read more »

%d bloggers like this: