RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

O Manual do Sportinguista Totó

A imprensa, em geral, trata os Sportinguistas como se fossem todos totós. A direcção do clube faz o mesmo. A sociedade portuguesa decidiu que os adeptos e sócios do Sporting não passam de uns “calimeros”. Os nossos rivais e os seus adeptos deliciam-se com a nossa ingenuidade e com as esparrelas em que, constantemente, caímos. 

Quer dizer, nem todos caímos. Uma parte mantém-se informada e resiste estoicamente à lavagem cerebral. Parece que todo o Portugal quer dizer aos Sportinguistas aquilo que é melhor para eles. Mesmo quando ninguém lhes pede a opinião. Infelizmente, uma faixa do chamado Sportinguismo, não resiste e deixa-se emaranhar nas ideias jumentárias dos vendedores da banha da cobra. 

Esse “Sportinguista totó” vive num mundo de fantasias e historietas do arco da velha, nas quais ele acredita piamente. Não porque fazem sentido mas porque são “verdades” confortáveis que explicam o caos que os rodeia. Para esses, viver o sportinguismo é mais fácil quando apenas se sabe as coisas pela rama e se tomam como verdades insofismáveis aquilo que o “jornalixo” ou comentadeiros debitam diariamente.

Mas pergunta o leitor: ‘Como se identifica um “sportinguista totó”‘?

Deixo aqui pequeno manual que permite, não apenas identificá-los, mas também revela o bizarro e delirante mundo das suas convicções.  Eis um resumo explicativo:

Capítulo 1 – A culpa de tudo é do outro 

O sportinguista totó acredita que esta direcção está a fazer o melhor que pode e que tudo o que de mal acontece é culpa do anterior presidente ou, no contexto actual, das claques. Usa chavões do tipo “este presidente não é grande coisa mas o outro era pior” – sem necessitar de justificar a sua opinião. Para este totó, ao Sporting não resta outra solução do que ser “arremediado” e tentar fazer “boa figura”. 

Capítulo 2 – A herança pesada 

Os comentadeiros e a actual direcção repetem este chavão e o totó acredita nele. Mesmo que os relatórios de contas da anterior direcção digam exactamente o contrário. Mesmo que esta direcção já tenha feito uma auditoria manhosa em que a única falha que descobriu foi um Batuque de 300 mil euros, que já foi devidamente explicado. Mesmo com os quase 40% do contracto da NOS que esta direcção já adiantou. Tudo isso é irrelevante. A herança pesa toneladas e que ninguém diga o contrário ao totó. 

Capítulo 3 – O efeito Alcochete vai demorar 3 ou 4 anos a passar 

Para este Sportinguista, o ataque na Academia de Alcochete traumatizou de tal forma o clube, que vão demorar anos até que tudo se recomponha. Os jogadores falham golos por causa de Alcochete. As finanças estão mal por causa de Alcochete. Os adeptos não vão ao estádio por causa de Alcochete. Os barretes que enfiamos são por causa de Alcochete. Claro que se pode perguntar porque são 3 ou 4 anos e não 2, 5 ou 7 anos, mas isso não interessa. O importante é o trauma… os suores frios à noite que só passam com uma carteira mais cheia. 

Capítulo 4 – A sopeira não gosta do Bruno 

A mulher do totó viu no Você na TV ou leu na revista Maria que o Bruno de Carvalho é mau, criminoso, drogado, infiel e maluco. Logo, isso coloca-o par a par com os vilões das telenovelas. O esposo totó jamais pode apoiar o tipo mauzão que a mulher abomina. O que diria o vizinho do 2º Esquerdo se soubesse que ele tinha simpatias por um doido? E os colegas no trabalho? Seria gozado até ao fim dos seus dias. Não pode ser. Sendo assim, o totó afina pelo mesmo diapasão dos restantes e diaboliza o “pior presidente da história do Sporting”. Quem? O Bruno, pois claro. 

Capitulo 5 – O Doutor e a CMTV substituem o padre 

Noutros tempos, o padre da aldeia era a fonte da verdade e das novidades. Esse papel foi agora assumido pela CMTV, que não só entretém mais, como dá uns filmes bons de madrugada. Tudo o que vem nas notícias é a “verdade, verdadinha”. Por outro lado, o presidente do Sporting é doutor de medicina militar, o que quer dizer que tudo o que diz é credível e verosímil. “Os doutores nunca mentem” – pensa o totó. Com tanta fonte informativa, não restam dúvidas: o Sporting está entregue em boas mãos, com um doutor a presidente que salvou o clube.  

Mesmo que a realidade desminta o totó diariamente….

Artigos relacionados

Comments

  1. jorge mendes

    Numa sociedade pejada de tótós, o clube é igual.

  2. Green Marquis

    Não sei se são só os Sportinguistas que são tótós. Parece ser transfersal a toda a sociedade.

  3. HULK VERDE

    Demais. Sportinguistas totós. Uma crónica do melhor que já se leu por aqui.

  4. João Chaparro

    Se formos ver este texto e não sei ou não conheço quem o escreveu abrange todo o sportinguista pois há quem não concorde nem goste aliás quem odeie esta direção e não queira, não goste e ache ou saiba a porcaria que o BDC foi, mas pronto insistem no preto e branco, se não gostas do bdc logo gostas do Varandas e sendo assim quem é o TÓTÓ?

  5. Licínio Benedito

    Excelente texto, a razão porque desliguei do Sporting não é por ter um péssimo Presidente mas sim por ter uma maioria de adeptos e sócios Tótós que nunca serão capazes de entender que são autênticas marionetas nas mãos do sistema e cs. O Sporting nunca mais voltará a ter um Presidente a sério pois a cs dirá que ele é maluco e os Tótós tratarão de o destruir.
    Que sejam todos felizes, eu já me conformei.

    1. Francisco armando

      Excelente post. Para além de me rever nele a 100% (até parece que fui eu que o escrevi), relata de forma precisa a realidade actual do clube.

      É isto mesmo.

  6. Henrique Morais

    Amigos vocês é que me parecem uns tó-tós! Arranjaram uma comissão para destituição do Varandas. Tinham alguém com personalidade conhecedor dos graves problemas com que o Sporting se debate?! Amigos tó-tós. Quanto ao que se referem desta direcção já ter levantado 40% do dinheiro da NOS deviam informar-se melhor pois se o levantaram deve ter sido para pagar o empréstimo obrigacionista que o vosso amigo deixou por pagar assim como tanta dívida a fornecedores e empresários. Eu sempre apoiei BC mas retirei-lhe o meu apoio pelas asneiras que foi fazendo. Não estou contente com Varandas pois os erros acumulam-se mas não por falta de receitas pois ainda há dias li que elas aumentaram. Amigos não vão na conversa de quem depois de um trabalho brilhante arruinou o Sporting. Apoiei o Sporting para que na altura das eleições se apresente alguém com personalidade forte, com conhecimentos empresariais e com conhecimentos de gerência. Aquilo que vocês estão fazendo é atirar com o Sporting para um fosso de onde nunca sairá. Estão criando uma divisão fazendo o jogo daqueles que não sendo eles também ninguém mais será.

    Um abraço a todos os Tó-tós.

    1. #Varandasout #tótósout #cmtvout

      Tótó alertttttt ? um já veio dar à costa, parecem burros a cuspir pálha ?

    2. Diogo Pais

      Todo este texto é para ti, ó toto … emprestimo obrigacionista? o unico falhado ( por esta direcçao) em tantos anos de emprestimo obrigacionista?! é desse que falas? era para ser de 30 e foi 26…40% de 500M , não sao 4 milhões ó toto, até tu consegues fazer estas contas de merceeiro.

      Que asneiras o BDC fez que o bartolo do actual presidente nao tenha feito ainda pior?

      enumera-as sff, nao queiras ainda ser mais conotado com os totos do texto, que falam desses erros, mas nao conseguem enumerar um para alem dos posts de facebook.

    3. Fernando ferreira

      Amigo Morais tu não és to to és to to to apoias-te Bruno? Só se foi noutra encadernação (piada de to to) trata-te e come croquetesl

    4. Antonio Cruz

      O senhor é o exemplo chapado do Tô-Tô. O Sporting perde 50.000 sócios, deixam de pagar gamebox 4.500 e o Estádio e o Pavilhão estão ás moscas. Por outro lado, as despesas aumentam. Pagam-se indemnizações a quatro treinadores despedidos, aumentam-se escandalosamente os vencimentos dos Administradores e Diretores , pagam-se exorbitâncias por atletas medíocres que, no futuro ninguém os quer, a não ser pelo preço da uva mijona e, pasme-se, pagam-se “dividas” que, posteriormente, se descobre que não são devidas. Acresce o colossal pagamento a agentes desportivos que não há memória na história do clube. E, depois deste descalabro, ainda há Tô-Tôs que acreditam na melhoria da situação do Sporting. Meu caro senhor, milagres, ao que dizem, fazia a Nossa Senhora de Fátima e não era todos os dias. E, falando do caso Alcochete, parece que no Tribunal está tudo a correr mal aos Tô-Tôs.

    5. Francisco armando

      Henrique Morais, Nunca li tanto disparate num só texto.

      Não há nenhum empréstimo obrigacionista do presidente anterior. O que existe, é um empréstimo obrigacionista desta Direcção à Apollo de cerca de 60 milhões de Euros e é à Apollo que o Sporting deve dinheiro, logo, quem endividou o clube, foi esta Direcção. O que o presidente anterior tinha, era uma reestruturação financeira já alinhavada, que iria permitir que o Sporting ficasse com 90% da SAD e uma posição previlegiada perante a Banca para se endividar e contratar jogadores e treinadores de alta qualidade, entende? Essa reestruturação foi rasgada de alto a baixo por esta Direcção e sabe porque é que ela foi rasgada de alto a baixo por esta Direcção? Porque esta Direcção não está lá para defender os interesses do clube, mas sim os interesses daqueles que iriam ficar altamente prejudicados com a tal reestruturação da SAD. Eles estão positivamente a marimbar-se para o presente e futuro do clube em termos desportivos. Apenas estão lá para impedirem que os tais 90% da SAD caiam nas mãos do clube, porque isso constituiria perdas de vários milhões de Euros para quem está de fora a mexer os cordelinhos, entende?

      Depois, fala de dívidas a fornecedores e empresários, quando não havia dívidas nenhumas a fornecedores e empresários – isso só demonstra a sua ignorância. O que havia, eram dívidas de despesas correntes que estão devidamente identificadas nos relatórios de contas e que qualquer clube tem. Se você comprar 10 milhões de Euros de produtos e bens com pagamento a 60 dias, você só entra em incumprimento se não pagar esses 10 milhões às empresas fornecedoras, a partir desses 60 dias, entende? Mas se isso lhe faz muita confusão, digo já que o Sporting tinha despesas correntes que não chegavam a 40 milhões de Euros, enquanto os nossos adversários tinham despesas correntes bem maiores. No Porto, por exemplo, essas despesas ultrapassavam os 50 milões. O problema, é que vocês adoram comer gelados com a testa das MERDASTV e dos DIARREIASDAMANHÃ sem se informarem devidamente sobre a realidade dos factos e depois ainda têm a lata de vir para as redes sociais dizer que os outros é que estão mal informados. A Direcção anterior deixou cerca de 1 Milhão de Euros de lucro, um pavilhão, 170.000 sócios, assistências de mais de 45.000 pessoas, um contrato de publicidade de 550 milhões de Euros!!, modalidades amadoras todas elas a ganhar e uma equipa de futebol competitiva que iria ser campeã mais ano menos ano, não se desse a golpada, ou também desconhece isso?

      Tanta lengalenga, tanta conversa de pacote e só veio provar que afinal também é mais outro tótó a quem este manual se encaixa na perfeição. Praticamente todos os 5 capítulos deste manual, lhe assentam que nem uma luva.

    6. Green Marquis

      Calma tótó….. bastava ler o texto e perceber tudo.
      Mas sendo tótó, é capaz de ser dificil.