RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

A Semana das Modalidades: desinvestir tem consequências

As Modalidades do Sporting entraram em cena ainda a meio da semana, mais precisamente na quarta-feira. Os Leões do Hóquei em Patins receberam em casa o HC Turquel, enquanto que o Voleibol visitou o maior rival, no Pavilhão da Luz.

O jogo com o HC Turquel marcou o final da primeira-volta do Campeonato. Numa jornada em que a vitória garantia, necessariamente o ganho de pontos frente a pelo menos um rival na luta pelo título (UD Oliveirense e FC Porto defrontaram-se), o Sporting tinha a obrigação de vencer. Gonzalo Romero e Toni Pérez colocaram o Sporting em vantagem, mas Xavier reduziu para o HC Turquel antes do intervalo.

Na segunda metade do jogo, Pedro Gil fez o 3-1, e o Sporting parecia lançado para uma vitória fácil. Vasco Luís, no entanto, tinha outras ideias, empatando o jogo com golos aos 43’ e 45’, chocando o Pavilhão João Rocha. Num final de loucos, ambas as equipas falharam um livre direto, e a quarenta segundos do fim, Toni Pérez bisou e fez o 4-3, que Pedro Gil dilataria, já com o adversário a jogar sem guarda-redes na baliza.

5-3 foi o resultado final, e o Sporting ia para a segunda-volta do Campeonato no 3ª lugar, atrás de OC Barcelos e benfica.

O Voleibol leonino visitou o benfica depois de ter perdido, na primeira-volta, por 2-3 em casa com o rival, num jogo em que se superou e merecia a vitória. Tendo em conta que o Voleibol foi uma secção que sofreu muito com a entrada do Basquetebol, e que nitidamente não tem tido grande apoio da Direção do Clube, já que não se avistam reforços para a equipa lutar pela reconquista do título nacional, não se esperava que o Sporting roubasse a vitória fora.

Assim foi, não só o Sporting não conseguiu vencer o benfica, como foi esmagado, por 25-19, 25-14 e 25-21. O Sporting ficava assim a quatro pontos do benfica, tendo apenas derrotas aplicadas pelo rival e, salvo alguma desgraça, confirmando a posição final de segundo classificado da Fase Regular.

No sábado, o Sporting deu início a uma jornada-dupla com a receção ao Clube K. Como seria de esperar, o jogo revelou-se fácil para os Leões, que “despacharam” os açorianos por 25-19, 25-14 e 25-16 – resultados assustadoramente parecidos com os da derrota leonina frente ao benfica.

No Basquetebol, o Sporting deslocou-se ao terreno do Maia BC com a missão de vencer e aproveitar o resultado do jogo entre benfica e FC Porto. Os Leões cumpriram a sua missão, vencendo por doze pontos de diferença (85-97). Pedro Catarino esteve em destaque, sendo o melhor marcador (19 pontos).

Na próxima jornada, é dia de dérbi e disputa de liderança. Os Leões recebem o benfica no Pavilhão João Rocha, onde procurarão vingar a única derrota no Campeonato e isolar-se na liderança do Campeonato.

De volta ao Hóquei em Patins, no último jogo de Sábado, o Sporting começou a segunda-volta do Campeonato, tal como tinha terminado a primeira: a vencer. Apesar de ter continuado na senda das vitórias, o Sporting foi muito mais convincente no jogo com o Riba D’Ave, que venceu por 8-1. Jogo muito positivo para os Leões, que com golos de Romero, Pérez, Souto (todos bisaram), Caio e Marín, golearam a equipa visitante.

Numa segunda-volta em que o Sporting terá de se deslocar ao terreno de UD Oliveirense, FC Porto e OC Barcelos, além de receber o benfica, não há nenhuma margem para deslizes, muito menos nos jogos com os não-candidatos ao título. Um começo positivo de segunda metade do Campeonato. Segue-se a deslocação a Oliveira de Azeméis.

No domingo, voltou a haver Voleibol no Pavilhão João Rocha, na receção ao VC Viana. Num jogo que, como era esperado, não apresentou dificuldades de maior aos Leões, o Sporting venceu os visitantes por esclarecedores 3-0 (25-19, 25-14 e 25-20), saindo da dupla-jornada do fim-de-semana com duas vitórias.

Segue-se uma viagem à República Checa, para dar início aos Oitavos-de-Final da Taça Challenge, frente ao Kladno.

As leoas do Futebol Feminino defrontaram, em casa, o SC Braga, no jogo grande dos Oitavos-de-Final da Taça de Portugal. As bracarenses adiantaram-se no marcador (muito) cedo, com um golo de Farida Machia aos 24 segundos de jogo. Os problemas duplicaram para o Sporting, quando Laura Luís fez o 0-2 aos 32 minutos.

Sem conseguir dar resposta aos golos adversários, numa exibição coletiva amorfa, o Sporting sofreu o terceiro golo, já nos descontos, e foi eliminado da Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo pelo SC Braga.

Fotografias retiradas de www.sporting.pt

Artigos relacionados