RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

O fim da democracia leonina

Quem me acompanha no twitter e lê os meus tweets sabe que tenho tendência a utilizar expressões que podem chocar as mentes mais sensíveis, mas acredito que esse choque é necessário para tematizar alguns assuntos e debater o clube. 

O meu amor ao clube já tem várias décadas e tenho mais de 16 anos de sócio. Já passei por grandes presidentes, mas também por muitas vergonhas, tipo Jorge Gonçalves, mas nada, repito, nada, tinha sido pior do que a geração dos Roquettes & Cooptados, a geração dos Escroquetes. 

Esses gestores de topo que fizeram negócios ruinosos para o clube, mas que fizeram excelentes negócios para os próprios bolsos. O último Escroquete, o Godinho, quase que deu a estocada final no clube. 

O plano dos Escroquetes até era simples: encher os bolsos, aproveitar a visibilidade que o clube lhes dava e quando não houvesse mais nada para mamar, vende-se a SAD a um investidor e põem-se a andar. 

Soares Franco disse várias vezes que um 2º lugar era melhor do que o primeiro, porque permitia ir à Champions sem ter de pagar os prémios de campeão. O mesmo dizia que preferia clientes a sócios. 

Os sócios só chateiam, porque teimam em alterar os planos desses chulos. Como é que queríamos arranjar um investidor externo, se o mesmo não tem voz de comando na SAD ? Sim, o importante era acabar com os sócios e entregar aquilo a um investidor externo que depois decidiria sozinho o futuro do clube. Para estes gestores de topo, qualquer outro modelo económico não era viável. 

Assim, vendeu-se o património não desportivo do clube em AG’s com fraquíssima participação. Depois do Godinho ter aberto um buraco financeiro de 90 milhões, já vinham os abutres do costume dar entrevistas a dizer que o clube não tinha salvação, que o clube precisava de outro tipo de gestão. Diziam que era impossível gerir um clube com tantos sócios com opinião e visão diferentes. 

Os sócios decidiram lutar pelo clube e o Godinho foi de vela. Apareceu um “aventureiro”, um “populista” que tinha uma visão diferente das coisas. Os Escroquetes, por cima da sua arrogância, vaticinaram que o rapazote não ia durar 3 meses e que os bancos nunca iriam aceitar negociar com alguém sem credibilidade. 

Enganaram-se ! 

Não só conseguiu resolver os problemas financeiros, como chegou a mobilizar os sócios de uma maneira nunca antes vista. Uniu a curva sul e, com isso, o apoio das claques leoninas passou a ser falado no mundo inteiro. Os nossos GOA foram a Old Trafford, Barnabéu, Camp Nou e outros grandes estádios da Europa e do mundo dar uma demonstração do que é o amor e o apoio a um clube. Os vídeos do “O Mundo sabe que” percorreram o mundo. Aquele episódio, onde faltou a luz num jogo da Champions e onde os adeptos iluminaram o estádio com os seus telemóveis, entrou para sempre na história do amor a este clube. 

No futebol, voltámos a contar para o totobola e não fossem as artimanhas da corrupção do futebol português, o título de 2015/2016 seria nosso e essa vitória ditaria o renascimento do crónico e o início de uma nova era de hegemonia leonina, tal como aconteceu em TODAS as modalidades de pavilhão aonde ganhámos as provas internas e acabámos por vencer as provas internacionais também. 

Como é que acabámos de chegar ao ponto que chegamos hoje ? 

Bem, os Escroquetes nunca aceitaram a humilhação que foi a auditoria. Os sócios já sabiam que eram incompetentes, agora ficaram a saber que também eram chulos. Só que o mundo mudou e a “união de aço” era difícil de quebrar.

Este novo mundo audiovisual e digital não é o mesmo que o mundo do início deste século. Hoje não interessa a veracidade da informação. Hoje interessa ser o primeiro a informar. Hoje o dinheiro é ganho com clickbaits e “visualizações”. Ninguém quer saber a verdade. O povo quer ser entretido e divertido. 

E aí que entram em jogo os LeoNazis. 

Quem pensa nos Nazis pensa, invariavelmente, no massacre abjecto do povo judeu, mas o nazismo foi também uma revolução no mundo da propaganda política e militar. Joseph Goebbels soube como ninguém utilizar os meios de comunicação emergentes (o cinema, a rádio e os posters publicitários) para “educar” o povo.  

A arte de todos os grandes ditadores foi sempre conseguir centrar o ódio do povo num só inimigo. Esse Inimigo que seria culpado de tudo que acontecesse de mal. Não importava se fosse verdade ou não. Aliás, quanto maior for a mentira mais as pessoas têm tendência em acreditar, pois é tão enorme que ninguém poderia realmente inventar aquilo. O importante era a difusão contínua e maciça da contra-informação. Os nazis chamavam a isso a “Gleichschaltung” (literalmente : meter todos na mesma mudança de um motor único). 

O inimigo comum já estava escolhido: Bruno de Carvalho.  

Agora tinham de encontrar aliados fortes com interesses comuns : 

  • O benfas com a sua fortíssima máquina de propaganda e o seu exército de avençados era o aliado ideal. Ora, o caso dos vouchers, os títulos usurpados, os recordes de sócios e o contrato com a NOS são exemplos de ações que beliscaram a propaganda nacional benfiquista;
  • Jorge Mendes: o clube não dá exclusividades a ninguém e o que paga tem de ser oficial e não por debaixo da mesa. O clube tenta vender jogadores directamente sem passar por empresários para aumentar os seus proveitos;
  • Doyen: o processo Rojo foi um luta importantíssima pela independência do Sporting (e não só) dos fundos abutres. Perdemos a batalha Rojo, mas acabamos por ganhar a guerra e os fundos foram proibidos (é ver quem do Sporting foi testemunhar a favor da Doyen);
  • As “elites” leoninas: José de Alvalade quis livrar-se dessa gente, que prefere os piqueniques e os bailes ao desporto e à busca da excelência, com a fundação do Sporting. Ora, esses Escroquetes acabaram para segui-lo para o clube para tentar fazer o mesmo : um clube de gente de bem, que sabe estar. Essas elites encontram-se em grupinhos tipo os Stromp, as Tertúlias e escrevem em Camarotes Leoninos etc.
  • A Holdimo: vendeu as percentagens de passes de jogadores que tinha em troca de ações da SAD para, finalmente, após a reestruturação financeira acabar sem ter a mínima influência na SAD;
  • Os jogadores: estamos a falar dos jogadores com mercado. Aqueles que queriam sair para mercados maiores e não conseguiam dar o passo, porque Bruno de Carvalho teimou em exigir um preço certo pelo seu valor. O dinheiro que o clube recebia a mais era o dinheiro que eles recebiam a menos, no que toca a prémios de assinatura;
  • A Cofina: várias vezes antagonizada por Bruno de Carvalho. A Cofina é a máquina de propaganda do benfas que vive das avenças, de falsos exclusivos e de estórias picantes que dão audiências;
  • Membros de claques dissidentes: a liderança de Mustafá na Juventude Leonina não foi aceite por todos e podemos ler vários posts do mesmo, atestando as tentativas de putsch internos para a conquista da liderança da mais antiga claque portuguesa. Essa oposição também procura o acesso ao poder por todos os meios. 

Com tanto aliado, o sucesso era inevitável, mas era preciso dar a cada um algo a ganhar na golpada que se avizinhava : 

  • Os Escroquetes voltavam ao poder;
  • A Cofina garantia todos os exclusivos e informações internas em primeira mão, com a promessa de novelas bem picantes para entreter o seu público;
  • Jorge Mendes ia receber os 7M do Adrien (5M via a comissão do Patrício e 2M por via do protocolo fantasma) e ter acesso exclusivo aos melhores negócios;
  • Benfas: a abdicação da luta pelos 4 títulos usurpados, o silenciamento da SportingTV quanto aos escândalos do benfas, a desistência ir do estatuto de assistente no e-Toupeira (aka luta pelo título 2015/2016);
  • Os jogadores participantes na golpada iriam ver a sua saída facilitada e a sua imagem salvaguardada. Para aqueles que ficassem, era a promessa de contratos substancialmente melhorados;
  • A Holdimo teria a sua posição na SAD garantida com a perspectiva de ganhar mais poder dentro da SAD;
  • Os membros das claques dissidentes veriam a sua posição reforçada com a inclusão do líder da claque na campanha de propaganda, um deles até teria influência garantida no CD.

Agora é voltar atrás e ver o que se passou desde fevereiro 2018 e perceber as manobras de bastidores que nos levaram à situação em que estamos hoje. 

Hoje estamos prestes a assistir à última parte da golpada que consiste em acabar com o poder dos sócios. Os sócios são uns malucos, uns vermes, que teimam em querer recuperar um clube que os Escroquetes estimam ser deles por direito de consanguinidade. 

Os sacro-santos estatutos agora não contam para nada. Só conta a opinião e a interpretação que Rogério Alves tem sobre os mesmos. 

O voto electrónico vai acabar por controlar o voto dos sócios, até que esse voto deixe de ter relevo ou importância. O Varandas decide aumentar-se, sem consultar os sócios como o seu predecessor fez, porque também tem direito de mamar como todos os outros. 

A Gala Honoris agora é só para a elite e o povo pode babar-se a vê-los na TV a auto congratularem-se pela m**** que fizeram num clube que há um ano exactamente estava em primeiro em TODAS as modalidades. 

O que fazer ? 

Isso depende de ti, caro consócio. Podes baixar os braços e continuar a assistir a este triste espectáculo de um clube moribundo a ser comido por abutres … ou dizeres BASTA e agir, fazeres ouvir a tua voz para reconquistar o clube que sempre foi nosso contra tudo e contra todos. 

“Um povo capaz de sacrificar um bocado de liberdade para ter um bocado de segurança, não merece nem uma nem outra coisa e acaba por perder ambas”

Benjamin Franklin

Saudações Leoninas 

Artigos relacionados

Comments

  1. Green Marquis

    Acho que estás a misturar tudo. Gleichschaltung foi a nazificacão da Alemanha, nada a ver com judeus.
    Se formos comparar temos de afirmar que isso foi o que o carnide fez, o país tornou-se o carnidistão.
    Tens juizes do carnide, tens comunicacão social do carnide, tens politicos do carnide, tens policia do carnide…. enfim, o polvo infiltrou todos os niveis da sociedade, mas isso será mais o que faz a Mafia e não um processo de Gleichschaltung.

    Neste momento os votos são estão controlados.
    Aliás, aposto que muitos socios que não vão votar há anos tiveram os nomes utilizados nas votacões mais recentes. Existiu claramente uma manipulacão dos votos, mas infelizmente ninguem se preocupa muito com isso…. detalhes.

  2. jorge mendes

    criaram a tempestade perfeita, onde os acéfalos sócios se deixaram ir, depois o advog do diabo, o filho do merceeiro, fez o resto, com AGs marteladas e codificadas.

  3. Manuel Antonio de Carvalho

    “O Varandas decide aumentar-se, sem consultar os sócios como o seu predecessor fez, porque também tem direito de mamar como todos os outros. ”

    Muito bom este texto, apenas coloco um reparo!
    Ter em atenção que se está a falar de contextos diferentes.
    Enquanto o antecessor(Bruno de Carvalho) “governou” o Sporting com exercícios anuais positivos, lembrando aqui,que nos primeiros oito meses do seu primeiro mandato, Bruno de Carvalho governou o Sporting sem receber um único avo de salário, passando então a receber 5000 euro e mais tarde
    10,000 euro ( tudo sob os auspícios de uma comissão de remunerações) encargo este que viria a ser sufragado em sede de Assembleia Geral do Clube.
    Já Varandas entra com um salário acima dos 12000,00 euro e após andar a dizer publicamente que o Sporting estava em falência total vai para uma Assembleia Geral com a perspectiva de ver o seu salário crescer para cerca de 30000,00 euro.
    Repito:
    Enquanto que Bruno de Carvalho herdou um Sporting quase colapsado, é destituído em 2018 com uma situação financeira totalmente invertida e muito apetitosa(que o digam as muitas candidaturas à presidência do Clube que vieram a ocorrer)
    Já Varandas e sua equipa insinuando permanentemente que o clube se encontrava numa situação miserável e calamitosa propõs-se estranhamente (numa das sua primeiras medidas para salvar o Sporting) alterar para valores de cerca de três dezenas de milhares de euro.
    É este o clube que temos!
    É este o clube que queremos?