RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

A galinha dos ovos de ouro

Bruno Miguel Borges Fernandes, ou como eu lhe prefiro chamar, Rescisor Fernandes, chegou ao Sporting no verão de 2017 para reforçar a equipa na altura treinada por Jorge Jesus. Nessa primeira época, marcou dezasseis golos e foi considerado o melhor jogador da liga.

Na época seguinte, já com Frederico Varandas na presidência do clube o registo foi bem melhor: o dobro dos golos e novamente o melhor jogador da liga.

Ainda assim e segundo o presidente do Sporting, não foi possível vender aquela que é inegavelmente a jóia da coroa. Alegadamente, o clube está a pedir 70 milhões de euros pelo jogador. Mas vimos sair por 120 milhões um jogador que cumpriu seis meses nessa mesma liga, onde o Rescisor Fernandes foi o melhor. Duas vezes.

Rescisor Fernandes continua por cá e continua a ser decisivo. Neste momento já leva nove golos. Eu costumo dizer que o Rescisor Fernandes é o abono de família dos croquetes. É praticamente só ele que joga, que faz jogar e que tem categoria para vestir a nossa camisola. Não fosse ele e se calhar a direção de Frederico Varandas já tinha caído. Porque a verdade é esta: por muita contestação que haja, por muito mau trabalho que esteja a ser feito, os resultados da equipa de futebol sénior masculino é que mandam.

E prova disto é a vergonhosa eliminação da final four da Champions de Futsal. Ninguém protestou, não houve contestação, ninguém se queixou.

Recentemente, Frederico Varandas, no seu muito adorado papel de Calimero, queixava-se que a não venda do Rescisor Fernandes no último defeso tinha retirado por completo a margem de manobra financeira para o reforço do plantel. Ou seja, não chegaram as vendas de Thierry e Rafinha ou as ofertas ao desbarato de Bas Dost e Matheus Pereira.

Sou só eu a achar que existe algo de muito errado nisto tudo?

Então, o amigo Mendes possibilitou aquele negócio dos 120 milhões pelo tal jogador que fez seis meses na liga e não deu uma mãozinha ao amigo Varandas?

Será que Frederico Varandas assinou uma cláusula quando assumiu a presidência do clube de só fazer negócios ruinosos para o clube? Se assim foi, obviamente que uma venda recorde seria uma não conformidade.

A grande realidade é que o Rescisor Fernandes é, neste momento, o garante do clube. É o único que joga à bola e possibilita algumas vitórias e é, também, o único activo possível de dar alguma garantia financeira. Por isso, não pode sair. E quando finalmente sair, servirá para tapar todos os negócios ruinosos até então.

Já estou a ver as parangonas na comunicação social nacional benfiquista: “NEGÓCIO RECORDE, MELHOR VENDA DE SEMPRE DO SPORTING”, “VARANDAS O NEGOCIADOR IMPLACÁVEL”, “FREDERICO VARANDAS NO MELHOR NEGÓCIO DE SEMPRE DO SPORTING”.

Quando é que isto possa acontecer é difícil prever. Eu tenho a convicção que toda a (ruinosa) política financeira desta direcção visa a desvalorização da marca, tendo em vista a venda da SAD. Rescisor Fernandes sairá quando esse objectivo estiver conseguido. Uma espécie de bónus pelos bons serviços prestados. Para ele, que mete mais uns milhões ao bolso, e para a direcção de Varandas, que metem também eles uns quantos mais milhões ao bolso.

No fundo, aquilo que os políticos tão bem costumam fazer. E coincidência das coincidências descobrimos recentemente que Frederico Varandas é, afinal, também ele um político. Parece que foi apadrinhado nessa realidade por Fernando Seara. Eu diria que teve um excelente padrinho, diria mesmo um dos melhores que poderia ter.

Entretanto, Rescisor Fernandes renovou contrato com o Sporting. A duração do contrato mantém-se na mesma, o que quer dizer que a renovação serviu, única e exclusivamente, para meter mais uns milhões na conta bancária dum jogador que há ano e meio rescindiu contrato de forma unilateral com o clube.

Em declarações aos jornalistas após a oficialização da renovação, Rescisor Fernandes debitou os clichés da praxe: “Tenho tentado ao máximo fazer aquilo que é o melhor para o clube (…) demonstrei gostar do Sporting e ter orgulho em representar o clube que represento (…) Para mim é e sempre será, um privilégio estar aqui e poder vestir a camisola do Sporting”.

E não há um único jornalista presente que ponha o dedo na ferida. Não há um único que pergunte à criatura, se realmente gosta assim tanto do clube, então porque raio de carga de água rescindiu com ele!?!?!?

Nessas mesmas declarações, Rescisor Fernandes gaba-se de ter abdicado da cláusula dos cinco milhões a receber, caso fosse recusada uma proposta pela sua venda superior a 35 milhões. Mas essa proposta não existiu já no verão? Esses cinco milhões não foram já por si recebidos?

Enfim, areia para os olhos do adepto comum que continua a ver num jogador que rescindiu unilateralmente com o clube um herói e um ídolo. Mas tenho esperança de um dia ainda ver esclarecidas as circunstâncias da sua rescisão. Quem o aconselhou e esteve realmente por detrás disso.

Artigos relacionados

Comments

  1. GreenMarquis

    O rato fernandes decidiu voltar atrás porque percebeu que ainda teria de pagar os 100 milhões da clausula do seu bolso.
    E foi ficando, e o ordenado foi aumentando.
    Agora está numa especie de férias, quando quer jogar dá tudo, quando está cansado fica a ver jogar.
    No fundo é o dono do plantel.

  2. jorge mendes

    importante é irem ganhando uns jogos e os acéfalos esquecem tudo, com tantas ofertas e com os núcleos todos, só estiveram 26 mil a ver o jogo, estranho ou não.

  3. É uma tristeza este jogador jogar no nosso clube… Dá tudo o que tem e muitas vezes o que não tem em campo, esse pulha… Não há direito. Escroque!

    1. ZédasCouves

      nao faz mais que a obrigaçao dele.
      o que nao invalida que seja um rato.

      1. Se eu tivesse no lugar dele, e com o dinheiro que ganham, também me daria ao luxo de não querer trabalhar com o “maluco /drogado/ terrorista ” (como apelidado noutro comentário a este artigo).

        Essa da obrigação é TOP! Bem que podia correr menos e ganhar o mesmo, não é?

        SL

  4. O rato Fernandes um dos nove desertores representa na perfeição o ídolo croquete sem valores , ética , moral mercenário só ele podia capitanear a mais vulgar equipa de sempre do SCP , que se arrasta todos as semanas nos estádios de futebol e que mesmo com rato Fernandes na melhor das hipóteses acabará em 3º ou 4º a mais de 30 ou 40 pontos de Porto e Benfica para alegria dos cartilheiros lampiões e morcões que ficam a dividir os milhões da UCL enquanto o SCP 71 volta , aos tempos espantosos de Godinho , JEB e luta com o Benfica B e Vitória de Guimarães por um lugarzinho na segunda divisão europeia.
    No fundo o usual do clube a excepção dos anos do “maluco /drogado/ terrorista ” que dava nas orelhas aos meninos quando estes não se esforçavam um piço para ganhar as dezenas de mijas da escada da liga regional da Albânia .