RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Marcus Wendel: Mais um talento desperdiçado?

Há sensivelmente três meses atrás, escrevi aqui no rugido um artigo sobre Matheus Pereira. Entretanto, Matheus foi novamente emprestado, desta vez para Inglaterra e surpresa das surpresas, está a dar cartas! De tal maneira que o clube ao qual está emprestado já não tem dúvidas em acionar a respectiva cláusula de compra.

E eis que por estes dias, temos novamente um talento prestes a ser desperdiçado no Sporting. Falo de Wendel, jogador que já é internacional pelo seu país, o Brasil, mas que continua sem se afirmar plenamente com a nossa camisola.

E tal como nos casos de Matheus Pereira, Francisco Geraldes ou Domingos Duarte, volta-se a colocar a questão se se estará a fazer tudo o que pode a estrutura do Sporting para extrair o melhor deste atleta.

Wendel chegou ao Sporting em Janeiro de 2018, numa altura em que ainda éramos treinados por Jorge Jesus. Jorge Jesus nunca deu oportunidade a este jogador de se mostrar. Tinha acabado de chegar do Brasil, Ok, precisava de tempo para se adaptar.

Eu sinceramente acredito muito pouco nesta teoria de que os jogadores precisam de tempo para se adaptar. Quando se tem qualidade ela aparece e pronto. Quando se tem qualidade vai-se lá para dentro e joga-se à bola. Sem jogar é que o atleta não se vai integrar de certeza.

Aceito o argumento que Marcus Wendel é um jogador com pouca cabeça, que está pouco comprometido com a profissão, com o clube, com os colegas e com os adeptos. É verdade que tem sido protagonista de alguns episódios disciplinares lamentáveis.

Em outubro de 2018, Wendel atrasou-se ostensivamente após uma viagem ao Brasil, onde terá ido assistir ao funeral da avó. Em abril deste ano, foi uma viagem a Itália, supostamente sem autorização do clube, para assistir a um jogo da champions entre Juventus e Ajax. Um mês depois, foi a polémica de ter sido apanhado a conduzir sem carta de condução. Mais recentemente o ter sido visto a jantar fora de horas num restaurante em Lisboa.

Eu diria que nem todas estas polémicas são da inteira responsabilidade do jogador. Obviamente que o atleta tem de perceber onde está e ter o bom senso de respeitar as regras que lhe são impostas pela instituição que representa. Mas a própria instituição também tem o dever de controlar certas e determinadas coisas, como por exemplo a habilitação legal do jogador para conduzir em Portugal.

Depois, também é preciso compreender o contexto desportivo em que o jogador se encontra actualmente. É preciso ver que já leva quase 50 jogos com a nossa camisola. Porque, se é certo que poucas ou nenhumas oportunidades teve primeiro com Jorge Jesus e depois José Peseiro, tem sido sempre titular desde então, primeiro com Marcel Keizer, depois com Leonel Pontes e agora com Silas.

Eu sou o primeiro a achar este jogador irregular e estagnado. Mas é preciso ver que é parte integrante duma equipa sem qualidade e que se arrasta em campo, completamente à deriva. São poucos os seus colegas que fazem a diferença e têm real qualidade para o acompanhar.

Imagino que seja difícil evoluir neste contexto. E Wendel já provou que tem qualidade. Agora precisa de ser trabalhado, apoiado e motivado. Não é ser escorraçado do clube à semelhança do que já tantas vezes foi feito a outros promissores profissionais. E depois acabamos a ver estes nossos ex-atletas a dar cartas noutros destinos.

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    Já para não falar na desvalorização do atleta.
    Pelos vistos isso é algo que não preocupa esta direcção. Parece aliás que fazem tudo para desvalorizar os atletas em vez do contrário.

  2. jorge mendes

    Todos os que foram contratados pelo o BdC é para despachar.