RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Putativo onze titular na dança das cadeiras

Quando olhamos para como está o Sporting Clube de Portugal, todos nós achamos que este Conselho Diretivo não dura muito mais tempo.

É certo que, quando olhamos para o Dr. Frederico “coragem” Varandas, percebemos que ele está mais agarrado à cadeira do poder do que um mexilhão agarrado à rocha, mas os dias dele estão contados. Está a prazo e ele sabe disso.

Já percebemos também que Frederico Varandas está preso por arames e quem tem o “alicate” é Rogério Alves e, portanto, quando o “alicate” quiser corta o último arame e puff …Varandas. Neste momento, Rogério Alves é o garante de Varandas.

Pensemos então em Rogério Alves como um pivot. Sempre teve um papel importantíssimo na vida do clube, mas como se quer manter na sombra tendo poder, nada melhor que ser Presidente da Mesa de Assembleia que lhe dá esse poder abrangente, sem passar pelas críticas feitas ao Conselho Diretivo. Mantém-se sempre afastado de tudo que possa ser maus resultados e polémicas, no entanto, tem sempre o poder jurídico.

Pensemos agora em três possíveis candidatos numas próximas eleições. João Benedito, Dias Ferreira e José Maria Ricciardi. O que têm em comum? São os três membros do Grupo Stromp e sabemos que existem conversas recorrentes entre os três e Rogério Alves.

José Maria Ricciardi tem uma relação de amizade com Rogério Alves que, por sua vez, também é seu advogado em alguns casos.

Passemos agora a um outro possível candidato, Carlos Vieira, que fez parte do último Conselho Diretivo em funções. Encontra-se suspenso da sua qualidade de sócio e sabe que para poder concorrer tem de ter um “aliado”. Neste momento, Rogério Alves é o garante legal para se poder apresentar a eleições.

Mas voltemos a Benedito. É sabido que tem mantido reuniões com Pedro Baltazar e Poiares Maduro que, por sua vez, são ambos próximos de Carlos Vieira.

Carlos Vieira tem mantido reuniões com Augusto Inácio e Hélder Amaral. Sim, eu sei o que vos está a passar pela cabeça… Será que vamos ter todos estes nomes como candidatos a umas próximas eleições ou irão fazer algumas alianças e formar uma gerigonça? Já lá vamos à geringonça.

E o que dizer do interesse que Luís Filipe Meneses mostrou em círculos mais privados de ser candidato a Presidente do Sporting? Possivelmente só avança depois de perceber o que irá fazer Ricciardi.

Dias Ferreira está numa reflexão constante. Já fez várias tentativas para ser presidente e não esconde que era um sonho seu. Já na presidência de João Rocha começou a ser mais ativo no clube, começando a desenvolver as suas aspirações a presidente.

Tomás Froes colabora, neste momento, com a Federação Portuguesa de Futebol. É genro de Carlos Barbosa da Cruz, da Cofina, e foi braço direito de Pedro Baltazar nas eleições de 2011 com nova oportunidade nas eleições de 2017. Na reunião onde também estava Pedro Madeira Rodrigues, que apresentou a sua candidatura, Froes não gostou desta iniciativa de Madeira Rodrigues, levantou-se e saiu. Neste momento, está a aguardar o que irá fazer Baltazar para perceber se avança e em que condições.

Pedro Madeira Rodrigues está à espera de ver como “param as modas”, porque em 2017 chama a Ricciardi de tudo, inclusivamente de Ricci, coloca-o em tribunal e, posteriormente como que por milagre, passa a ser um dos mais fieis seguidores de Ricciardi. Madeira Rodrigues é sempre um projecto adiado.

Voltando um bocadinho atrás para recuperar o assunto Geringonça, fala-se nos bastidores de várias reuniões entre as listas dos putativos candidatos. É estranho que se unam numa geringonça candidatos das várias listas, já que têm projectos diferentes, visões diferentes para o clube. Tanto caminho diferente a percorrer e, o mais complicado de tudo, tantos egos a quererem vencer.

Convém não esquecermos que a única vez que se viu acontecer algo parecido com uma geringonça, onde candidatos se uniram, foi na lista de Godinho Lopes e foi o desastre completo, todos reconheceram isso dentro do Sporting.

Por fim, falemos da maneira como alguns dos putativos candidatos estão a tentar angariar votos que outrora pertenceram a Bruno de Carvalho.

Antes de avançar, deixo aqui uma nota que ao escrever este artigo, retirei ideias daquilo que ouvi no programa da Rádio Estádio à 6ª feira, onde Bruno de Carvalho tece considerações sobre a vida do Sporting e do desporto em geral.

Nesse mesmo programa, afirmou Bruno de Carvalho que existem emissários dos putativos candidatos, que são “procuradores” dos 30% de eleitorado que votou na não destituição de Bruno de Carvalho, na famosa e de má memória Assembleia Geral de 23 de Junho de 2018.

E como promessa eleitoral, esses putativos candidatos irão prometer colocar o antigo presidente destituído como Administrador da SAD, já que esse cargo não exige que a pessoa seja sócia do Sporting. Temos a palavra de Bruno de Carvalho em como nunca aceitaria um cargo assim, na medida em que estaria a ir contra a vontade dos sócios que votaram a sua destituição.

Aguardemos, portanto, pelo desenrolar desta dança de cadeiras e desafio aqui os nossos leitores a identificarem no meu texto os 11 putativos candidatos.

Artigos relacionados