RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Varandas, és tu ou nós!

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.

Poderia ser este o lema da governance Varandista, tal a forma desengonçada, mas cada vez mais colérica e persecutória, da sua gestão. Num interregno proporcionado pelos compromissos das selecções nacionais, beneficiando da entrada de um novo treinador, por sinal até do gosto de boa parte dos Sportinguistas, e sobretudo com tanto trabalho para fazer, o que haveria para correr mal? Tudo. Literalmente tudo. Afinal, falamos de Frederico Varandas…

A minoria de burros que procura a desestabilização, assim descrita pelo próprio num exercício visual defronte do espelho, no fim das contas representa mais de metade dos sócios presentes na última Assembleia Geral. Minoria esta que se propôs a participar de uma AG marcada para as oito da noite, na noite de uma quinta-feira. Que melhor forma de incentivar a participação activa dos sócios na vida do clube?

Rogério Alves já nos habituou ao seu tacto sibilino no que toca à defesa de maneirismos e mecanismos autocráticos. O expediente usado não se revela por isso surpreendente, antes condenável. Mas, como diria o ilustre causídico, já está, já está.

O que se revela menos tolerável e merece enérgica resposta, é a ameaça de punição de sócios por alegadas afirmações injuriosas. De facto, já tivemos um caricato episódio protagonizado por um juiz de ar tresloucado e burlesco, dando voz de prisão a um comum mortal. Posto isto, as supostas reuniões de um Conselho Fiscal e Disciplinar para analisar ditos de sócios em sede de assembleia, integrados num conjunto de manifestações de desagrado para com a gestão de um clube desportivo, poderiam assim ser vistas como apenas mais um capítulo desta grotesca história…no entanto, os avisos pidescos colocados estrategicamente em jornais, na véspera da dita AG, assim o desmentem.

Imagem relacionada

O séquito de Varandas (?) actua deliberadamente contra os interesses do SCP, tentando suster por qualquer via os avanços populares. Depois da enorme trabalheira que foi enganar os sócios mais incautos, há que fazer um esforço acrescido, claro está. Aliás, trabalho esse que começou pela altura em que um notável de avental escrevia nos termos que dão título a esta prosa e também lhe servem de epílogo. E que via melhor do que a da vitimização e superioridade moral? Que a do miserabilismo inerente à incompetência? Que a da inevitabilidade da resignação?

Ao contrário do que Baltazar Pinto, figura soberbamente decalcada do conto “Singularidade de uma rapariga loira” de Eça de Queiroz “, pretende fazer crer, o Sporting Clube de Portugal dispensa esse cavalheirismo inquisitório bafiento, farsesco e inconsequente. Não precisa dele, não nesta hora, não nestas condições, não com esta direcção. Perante o colete-de-forças democrático em que estão enfiados, aos sócios só lhes resta a contestação ruidosa. E muito brandos têm sido, resquícios talvez das voltas olímpicas com que honraram traidores encartados. Capturaram e sedaram o Leão ferido.

Resultado de imagem para imagem de leao ferido

Convenhamos, também, que não é um comportamento pouco digno dos sócios que está em causa. Ou comportamentos ofensivos da moral pública. Ou simplesmente as ofensas a Varandas. O que está em causa é o abanão que o regime tem levado. É a resistência que lhe estão a oferecer, quando até passar um simples R&C é uma aventura. As constatações óbvias de que algo está muito errado.

São os boletins de voto identificáveis, a guarda pretoriana presente nas assembleias, a não comparência em núcleos menos alinhados, enfim, todo e qualquer expediente que permita fuga aos sócios. Será possível, ou por outra, será normal um líder de um clube desportivo ter de fugir dos seus associados? Qual o motivo? Talvez a rábula dos beijinhos que mandou à plateia, mais do que uma reacção, seja uma explicação.

A contestação incomoda, o clube salvo da falência (sim, esta ala de gente credível salva sempre o clube da falência) ainda tem muito para minerar e não há tempo a perder. Nem para eles, nem para o clube. Façamo-nos, pois, ouvir. Cada vez mais, ainda mais ruidosamente. Sem medos. Quem tem de sentir o arrepio do receio são eles, não os Sportinguistas.

O Leão está ferido mas não perdeu o instinto, pelo contrário, o tempo de liberdade, aprimorou-lhe os verdadeiros sentidos.

Nunca tinha tido vergonha de ser do Sporting. Com Frederico isso começou a mudar. Agora atingiu o auge.

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    Tivesse há um ano e picos atrás sido eleito o Paulinho para presidente e tenho a certeza que não teria feito pior que esta abecula do varandas.

  2. Paulo Vieira

    Ao benfica e a rogério alves interessa sobremaneira que esta Direcção continue em funções o máximo de tempo possível, até a um ponto em que o retrocesso seja impossível e a venda da SAD inevitável.
    Porque meto o benfica neste pacote? Porque se não estivesse-mos a servir os interesses do benfica não tínhamos boa imprensa. Quando a comunicação social e os execráveis cartilheiros nos defendem é sinal que estamos a caminho da auto-destruição.
    Tenho a certeza absoluta que, está tudo a ser tratado para o Sporting perder o controlo da sua SAD, mas infelizmente, se esse roubo estiver a acontecer enquanto a equipa de futebol ganha, não haverá mais do que uma ténue contestação de alguns sócios mais informados. É por isso que estas derrotas são importantes. Parece um contrassenso mas não é, só estas derrotas e a consequente contestação, poderão impedir rogério alves de conseguir os seus intentos.
    Há que purgar o Sporting duma vez por todas desta corja!

    1. Neca Pinto

      A questão da SAD começa a ser muito evidente. Já se fala à descarada no tema como sendo “a única solução” para o Sporting!
      Ainda ontem o bacalhau à Braz se saiu com essa.
      E assim se vai implantando a ideia nas cabecinhas de alho chocho de muita gente.

  3. # varandasOUT #rogérioOUT,os Cancros do SCP, penso eu de que…!

  4. Mofli10

    Nem mais ou o varandas ou somos nós! Mas não é só o varandas que tem de sair, tem de existir um purga no Sporting C.P., só assim haverá paz, podem começar pelo rogérinho, o principal cancro do Sporting C.P.!

  5. Rei Leão

    Excelente texto. Já há muito que esta gente ambiciona afastar dos sócios o poder de decisão na vida do clube. De qualquer forma nunca como agora se assistiu à perseguição de quem contesta este tipo de administração. É mesmo como diz no título do seu texto. São eles ou nós. E suspeito que isto vai acabar mal.