RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Golpe? Qual Golpe?

Ora bem, estou de volta e, desta vez, extremamente preocupado com o que tive o desprazer de ler ontem.

Infelizmente, parece que o Golpe para vender o nosso clube a uma entidade privada se aproxima a passos largos, com uma franja substancial dos sócios completamente ignorantes a esse facto.

Gostaria de mencionar que me baseio numa notícia do site “zerozero”, pelo que esta informação pode não estar completamente correcta, ou correcta de todo, mas tendo em conta tudo o que se passou no último ano, acredito que se trate de um cenário inteiramente plausível.

Sem mais demoras, deixo o transcrito abaixo:

Está perto de estar concluída a tão falada reestruturação financeira do Sporting Clube de Portugal. (…) acordo entre a SAD leonina e os principais bancos credores de dívida, com destaque para uma redução significativa do valor da dívida. (…) a SAD liderada por Frederico Varandas conseguiu um acordo envolvendo três partes (…) . Os leões devem ao todo cerca de 362 milhões ao BCP e ao Novo Banco, divididos entre VMOC (135 milhões), empréstimos e financiamentos (154) e dívida do clube (73). O acordo prevê que os dois bancos cedam parte da dívida a uma entidade privada, que assim fica como credora. Essa entidade é a Apollon, o fundo que tem uma parceria com a SAD dos leões. Os bancos vão «vender» um valor entre 200 e 220 milhões de euros da dívida do Sporting, perdoando assim cerca de um valor superior a 100 milhões de euros à SAD. O acordo está a ser conduzido pelo vice da SAD do Sporting, Francisco Salgado Zenha, e prevê ainda um perdão de cerca de 90 milhões de euros no valor da compra das VMOC, um acordo que já tinha sido iniciado pelo direção de Bruno de Carvalho e que foi concluído pela atual direção. A SAD dos leões vai ter de pagar cerca de 40,5 milhões de euros para reaver esses Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, evitando assim que estes se tornem em ações da SAD. Na altura, o Sporting recebeu cerca de 135 milhões.

fonte: zerozero

Primeiro, quero mencionar que removi alguns pontos que não considero importantes, mas o link para a notícia encontra-se na fonte e pode ser consultado na íntegra.

Relativamente a este processo, o que me preocupa, acima de tudo, é a passagem de dívida para um fundo conhecido, não só, por pegar em empresas em “default” e vendê-las com lucro, mas também pelas taxas de juro elevadas que cobra pelos seus empréstimos.

Estamos a falar de um escalar de dívida na SAD que pode ver a sua taxa de juro anual subir para os 8%. A não esquecer que as VMOCs têm uma maturidade inferior a 7%, pelo que saímos a perder neste negócio.

É importante notar que parte do Golpe envolve a Sporting SAD recomprar as VMOCs, como foi renegociado por Bruno de Carvalho. Porquê? Porque é muito mais apetecível uma empresa com 90% das suas acções que uma com 60%, simples!

Agora perguntam: Porque é que isto é o consumar de um Golpe? Simples: Ao passo que as VMOCs garantem ao Sporting direito de preferência na compra das mesmas, um crédito malparado pode ser convertido pela entidade que o disponibilizou, garantindo assim que essa mesma entidade “tome conta” da empresa ou do bem móvel / imóvel.

E aqui está o que eu acredito ser o golpe que vai roubar a SAD ao Clube.

Imaginem o seguinte cenário:
– a SAD tem déficit e a entidade credora não quer emprestar mais;
– a SAD não corta despesa de forma a suprir esse mesmo déficit e cobrir despesas correntes;
– a SAD deixa de ser capaz de pagar o empréstimo bancário, garantindo que a entidade credora pode, efectivamente, penhorar parte ou todo.

Estão a ver onde isto vai parar? Estão a ver o porquê ser importante a participação daqueles que podem nas Assembleias Gerais de forma a prevenir este golpe? O tempo urge, e devemos todos fazer a nossa parte para impedir que o nosso clube nos seja roubado, antes que seja tarde de mais.

O Sporting não vai ser um Manchester City, mas sim um entreposto de jogadores e negociatas obscuras!

Artigos relacionados

Comments

  1. Mike Portugal

    Boas,

    Eu como não percebo nada de finanças, tenho algumas questões a colocar-vos.
    Pelo que percebi e uma vez que os bancos são obrigados a livrar-se dos créditos mal parados, a dívida do SCP será comprada por outra entidade (seja a Apolo ou a mercearia da esquina para as minhas dúvidas não é importante).

    Primeira pergunta: não era isto que estava planeado desde que BdC fez este acordo?
    Segunda pergunta: há alguma alternativa para além dos bancos venderem a nossa dívida a outra entidade?

    Obrigado desde já.

    1. Chairman Meow

      Olá Mike!

      Muito obrigado pelo teu comentário, deixas aí algumas questões muito interessantes.

      Em primeiro lugar, os bancos não são obrigados a verem-se livres de crédito mal parado, apenas não lhes é benéfico ter o mesmo e a UE anda a pressionar para que reduzam o máximo possível. No entanto, a dívida financeira do Sporting não constitui crédito mal parado, uma vez que (tanto quanto sei) nós pagamos a nossa dívida.

      Para simplificar, também convém entender que a dívida financeira do Sporting se divide em duas componentes: Divida bancária e VMOC’s. A dívida bancária tem um custo mensal e conta para passivo, as VMOC’s não.

      No caso desta hipotética reestruturação, o que BdC negociou foi a recompra das VMOC por um valor unitário de cerca de 1/3 da sua avaliação. O que é que isto significa? Significa que nos quase 120M em VMOC’s apenas pagaríamos 1/3 desse valor, ou 40M. Isto iria também aumentar o capital social da SAD, o que implicaria que iríamos ter mais acções, sendo que ficaríamos com cerca de 90% da mesma.

      Por fim, o acordo de BdC previa a recompra das VMOC, não o trespasse de dívida a outra entidade. Este novo suposto acordo, do qual já saiu informação sobre as VMOC, é a duas partes. A primeira é apenas uma adenda do acordo que BdC negociou e que é muito ligeiramente mais benéfico para as contas, uma vez que temos que colocar menos dinheiro de parte nos fundos reserva. Isto pode ser considerado negativo tendo em contaa direcção que lá está, mas isso fica ao critério de cada um.

      A segunda é o tal trespasse de dívida que, pelos vistos, caiu. Isto iria passar a nossa dívida bancária do Millenium BCP e do Novo Banco para o fundo Apollo.

      Espero ter esclarecido!

      SL

      1. Mike Portugal

        Muito obrigado.

        Estou esclarecido sim.

  2. GreenMarquis

    Quando uma empresa compra um crédito, essa empresa compra mais barato mas fica com o crédito todo.
    Isso de o Sporting baixar o passivo cheira-me a treta. Realmente o valor das VMOC baixa, mas fruto de passarem de uma valorizacão de 1€ cada para 0.3€, mas isso nem é parte do passivo actual.

    Penso que a empresa que comprar os créditos, espera receber o valor total. Os bancos vendem mais barato apenas para não ficarem com o crédito malparado no Balanco.

  3. Maria Magalhães

    Não há palavras! Estou muda, até as palavras custam a sair!

  4. Rei Leão

    Está a acontecer mais depressa do que esperava. Abram os olhos sportinguistas.