RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

O passado ajuda-nos a construir o futuro.

Não sou fã de Cristiano Ronaldo, mas nestas últimas semanas comovi-me várias vezes com diversos episódios por ele contados e consegui perceber que apesar de ter chegado onde chegou, tanto a nível desportivo como a nível monetário, não perdeu a sua humildade nem o seu bom coração.

Poderia ter ficado soberbo ou altivo, mas não. Consegue falar das suas raízes com respeito e isto só pode ser da educação e princípios que a mãe lhe passou, apesar de ter um pai, que como ele próprio disse “estava sempre bêbedo, nunca consegui ter uma conversa com ele e gostava tanto que ele tivesse assistido onde consegui chegar”.

Vi também Cristiano levar o filho mais velho à pensão onde viveu, enquanto jovem jogador do Sporting. Uma pensão muito modesta, com um quarto bastante acanhado ,que dividiu com outro jogador e com uma casa de banho partilhada ao fundo do corredor.

Cristianinho completamente incrédulo nem queria acreditar que o seu pai alguma vez ali tinha vivido e mais incrédulo ficou quando o pai em lágrimas reviu as pessoas que ali trabalharam outrora e com quem ele conviveu na altura.

Assisti também ao melhor do mundo recordar as noites que ia ao McDonalds e sem dinheiro para comprar sequer um hambúrguer. Recordou as duas senhoras que lhe davam hambúrgueres que sobravam e pasme-se disse “sabe gostava muito de jantar com a Dona Edna e com a outra senhora que também lá trabalhava, gostava de as rever para devolver tudo o que me deram naquela altura e para lhes mostrar a gratidão que sinto por elas”.

Algo que retirei dessa entrevista e me fez mudar a maneira como hoje o vejo, é que apesar de ser um jogador fora de série, quiçá interplanetário, não esquece a sua origem e raízes, não perdeu a memória de quem foi e pelo que passou e mantém-se agradecido a quem o ajudou nos seus tempos de adolescência.

Depois de atingir o estatuto que tem como desportista e homem, podia amainar a sua sede de perfeição, mas ao contrário mantém a sua luta para ser o melhor de todos os tempos … não o será já?

Depois disto, Cristiano Ronaldo será para mim um ser intocável, porque nos oferece a possibilidade de ser o melhor que conseguimos ser, independente de onde nascemos, se numa alcofa, se num berço de ouro. Inspira jovens em todo o mundo a jogar futebol. Ronaldo nasceu num sítio improvável para ser conhecido. Estaria condenado a chutar uma bola no quintal de sua casa ou de uma casa vizinha, mas conquistou o mundo com o que tinha dentro e nunca desistiu dos seus sonhos.

Provavelmente um dia, o meu sobrinho vai ler estas palavras e vai ficar a saber que sempre lhe menti, quando lhe brilhavam os olhos ao falar de Ronaldo e eu sempre lhe disse que também gostava dele. Vai perceber que a foto que me mandou, num camarote em Alvalade, ao lado dele não me emocionou minimamente, mas fiz de conta que exultei com a dita.

Vai perceber que a alegria incontida dele quando no Natal recebeu o equipamento do Real Madrid com CR7 nas costas, não me alegrou minimamente. Mas foi impagável a carinha dele de alegria, quando fui ver o Sporting a Madrid e lhe trouxe um Ronaldo em miniatura que estava à venda na loja do clube

Perguntam-me se gostava que Ronaldo acabasse a carreira no Sporting e até aqui eu dizia que sim, para o meu sobrinho ter o privilégio de o ver jogar com a verde e branca,. Hoje posso dizer que também eu o quero ver novamente com o Leão Rampante sobre o coração.

Hoje posso dizer que o meu sobrinho tinha razão ao ter como ídolo o melhor jogador de todos os tempos e que o inspirou a também ele começar a jogar futebol.

Nunca desistam dos vossos sonhos por mais improváveis que possam ser.

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    Meu caro, se dúvidas houvesse quanto às qualidades humanas de Ronaldo, vejam com atenção a entrevista com Piers Morgan.
    Quanto ao resto, Ronaldo é um exemplo extraordinário que vai muito para além do futebol. Ronaldo é a demonstração viva que tudo é possível, desde que se trabalhe com determinação, dedicação e ambição total.

  2. Rei Leão

    Gostei bastante do seu texto. Eu, pelo contrário, sempre gostei do miúdo que agora é um homem feito. Primeiro apenas como jogador e com o tempo fui começando a admirar o ser humano. Por vezes as atitudes que se vão tomando fazem-nos mudar de opinião ao longo do tempo. Também você demonstra ser um ser humano com bons princípios ao alterar a sua opinião perante uma evidência.
    Saudações.

  3. GreenMarquis

    Sinceramente não sei quem não pode gostar do Ronaldo. Isto é, existem dois casos, os que têm inveja ou os que não percebem nada de futebol. Os rabolhos acho normal não gostarem dele, pela inveja…..
    Há coisas que não se devem confessar nunca.

    1. Babalu, um leão como tu

      Vejo que percebeu a essência do texto.

    2. Rei Leão

      Nada nesse texto dá a entender que seja um problema de inveja. Nem consigo perceber como é que se pode sequer depreender isso. Aconselho uma leitura menos diagonal do texto.

    3. Top Lion

      Todos somos livres de desgostar de qualquer pessoa, chama-se liberdade de opinião