RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Terceira via my ass!

Depois de semanas consecutivas de resultados negativos no futebol profissional sénior masculino, eis que começam a surgir, de forma bastante discreta, pretensos candidatos à presidência do Sporting Clube de Portugal. E com eles voltou também a já velha conhecida “terceira via”.

Indo direto ao assunto, a terceira via não é mais do que um desejo de um projeto à la Bruno de Carvalho sem a agressividade, belicismo e um certo narcisismo que o caraterizam e que ajudaram a torná-lo um dos melhores presidentes de sempre da história do Clube.

Muitas vezes encabeçada por João Benedito, a terceira via quer vencer nesta podridão que é o desporto português com paninhos quentes e postura menos belicosa da nossa parte. Parece-me impossível. O desporto português vai sem rei nem roque e não podemos arriscar-nos a sermos comidos de cebolada como fomos durante penosas temporadas e agora voltámos a ser.

Imagem relacionada

Tivemos uma direção transparente, tivemos um presidente que dava o corpo às balas (exageradamente), tivemos um corpo diretivo competente na maioria das áreas que abrangia, que podemos nós querer mais? Títulos? Mais títulos do que a quase dezena de títulos europeus que alcançámos? Mais títulos do que fazer o pleno em primeiro ano de Pavilhão João Rocha? Difícil. Não refiro aqui o futebol, não porque não tenhamos ganho títulos, mas porque todos sabemos que não nos são reconhecidos todos os que deveriam ser.

Impõe-se, então, a questão: será que era possível termos ganho e avançado o que avançámos com Bruno de Carvalho sem aquele toque de loucura que o define, tal como a “terceira via” tanto apregoa? E eu respondo de forma sucinta – não. Não naquele momento, não com aquela conjetura. Era preciso uma mão forte para que o Clube não nos fugisse por entre os dedos e o nosso líder teve-a de forma exímia.

Era preciso uma mão forte para deixarmos de ser reféns de negociatas de empresários. Era preciso uma mão forte para ficarmos com os melhores, contratarmos os melhores e sermos sempre os melhores. E, na maioria dos casos, foi o que aconteceu.

Naturalmente, alguns erros se cometeram durante 5 anos. Aponta-se, à cabeça, um: a comunicação. Efetivamente, a comunicação não foi o prato forte da presidência de Bruno de Carvalho. Muitos momentos houve em que se desgastou e não devia, muitos momentos houve em que o próprio não se devia ter apresentado aos holofotes e microfones da Comunicação Social. Mas, ainda assim, devo dizer que dou mais valor a quem aparece e dá a cara do que a quem se refugia em entrevistas gravadas para (tentar) mostrar que nem estamos assim tão mal.

Não queremos, portanto, uma alternativa mais branda. Não queremos ser mais diplomáticos, mais lisonjeiros, não queremos relações de proximidade com quem quer que seja nem um Sporting servil. Queremos, precisamos urgentemente de outro louco que nos faça acreditar. Que continue a aposta nas modalidades. Que nos torne cada vez mais democráticos. Que nos devolva o orgulho e o amor próprio. Queremos aquele, só aquele Sporting de volta. Eu ainda acredito ser possível. E vocês?

Artigos relacionados

Comments

  1. Para mim o melhor Presidente ainda é de longe o Bruno de Carvalho,os erros que poderá ter cometido,em comparação com a OBRA que fez é INSIGNIFICANTE,só as mentes pequenas é que podem meter em causa a grandiosidade do seu mandato!Mandela,Arafat,cometeram erros,mas o trabalho que fizeram é enorme!

    1. GreenMarquis

      O pessoal fala dos “erros” como se fosse algo importante.
      Tipo, pagares um carro de um milhão de euros, mas faltarem 50€ por uns tapetes xpto…. fdx, foi um erro os 50€ não terem sido pagos.

      É o oposto do fivelas, gasta milhões e poupa tostões.

  2. GreenMarquis

    Vamos ver uma coisa, a chamada “terceira via” mais não é que um Bruno de Carvalho on demand.
    Uma especie de “faz o teu Presidente à medida”.
    Querem o BdC com tudo de bom que isso acarreta mas querem mudar as partes de que não gostam.
    Pois eu digo que quem ama, ama tudo, não pode amar uma pessoa com umas coisas mas não suportar outras. Tem de aceitar o bom e o mau. Se queriam mudar o BdC tinham de conversar com ele, não o atacar.

    Posto isto, não existe terceira via. A terceira via era o BdC, que não voltará mais.
    O Benedito é um fivelas jr..

    1. Gonçalo Palminha

      Isso é exatamente o que está escrito em cima. Terceiras vias é o brunismo com glamour. Não existe.

  3. Rei Leão

    Eu também acredito que é possível ter aquele Sporting de volta. Sabemos é que será uma tarefa árdua. Ao contrário dos outros clubes temos primeiro de vencer enormes obstáculos dentro de portas. Depois de vencidos esses obstáculos, nunca de forma definitiva, temos uma guerra sem tréguas a travar fora de portas. É que depois de vencida a batalha interna rapidamente deixa de ser necessário um Sporting forte no panorama do futebol português, se é que me faço entender. No entanto, tal como o meu amigo, também não acredito que seja através dessa terceira via. Isso é uma coisa que não existe. Essa terceira via é o diabo disfarçado em figura de gente.
    Saudações.