RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Maio 01, 2024

Cambalhotas e pinos

Ponto prévio: Quero dar os parabéns ao Futebol Feminino que conseguiu dar a volta a um resultado adverso. Depois de estarem a perder desde o primeiro minuto, conseguiram ganhar numa ponta final de sonho, em que não deixaram respirar o Braga. Outros com o mesmo cenário não foram além de um empate. Já estamos habituados.

É depois de mais um desaire futebolístico que vos escrevo hoje. Sportinguista que se preze já viu este filme muitas vezes e acaba sempre da mesma forma: o clube invariavelmente arredado do título antes do ano civil terminar.

Só que isso em 5 anos não aconteceu e as pessoas ficaram mal habituadas. Já não encolhem os ombros como faziam antes, porque sabem bem que o Sporting há pouco tempo já foi mais do que isto.

Mas não é para essas pessoas que falo hoje. Hoje falo para trapezistas, equilibristas, contorcionistas e artistas circenses no geral.

Varandas foi eleito com 42% dos votos (com mais sócios a votarem em Benedito). É muito, não é? Mas alguém conhece pessoalmente alguém que tenha votado nele? Ou alguém online que assuma que votou nele, tirando aqueles cartilheiros avençados, que são do conhecimento público quem são?

Qual milagre da Virgem, Varandas parece ter ganho umas eleições sem sócios a porem uma cruz ao lado do seu nome. A resposta à pergunta “em quem votou nas ultimas eleições?” é sempre Benedito. Das duas uma, ou já viram a porcaria que fizeram e recolheram às suas tocas permanentemente ou estão a omitir que votaram no actual presidente. E estes últimos são especialistas em praticar os exercícios que dão nome a este artigo.

Depois do empate de Domingo, assistimos a mais sessões de contorcionismo para tentar justificar o injustificável. Confesso que a minha favorita é a táctica “uma no cravo outra na ferradura”. Ataca-se Varandas porque não serve e faz tudo mal, mas ao mesmo tempo ataca-se Bruno de Carvalho porque era maluco e consta que mandou atacar o metro de Londres com um batuque! Resumindo, são todos maus e ninguém presta e, assim, o eleitor trapezista tem a desculpa perfeita para falar mal de Varandas sem nunca machucar a sua pele elitista.

Outra das minhas preferidas é a “escadinha de culpas”. Em Agosto, o culpado dos maus resultados era Keizer, pois claro. É um clássico já abordado por mim há 15 dias. O primeiro a cair é o treinador. O holandês saiu e o Sporting voltou a não ganhar (inclusive jogando ainda pior que antes).

Subindo um degrau, agora o culpado é Hugo Viana. É o pior director desportivo que há memória e não deu os jogadores necessários ao clube, tem que ser despedido o mais rápido possível. Quem se seguirá? Salgado Zenha?

Como o leitor pode ver, Varandas ainda não é o culpado de nada, por isso não esteja preocupado, porque eu não estou. Afinal, ser presidente do Sporting para o herói de Kandahar só pode ser peaners.

Por fim, temos o que se pode chamar de mortais encarpados. Os ditos notáveis do clube começaram a aparecer em catadupa, ao ritmo de um por dia com o objectivo de destratar a actual direcção. Os mesmos notáveis que há 1 ano enchiam as televisões de elogios sem fim ao ex-médico do clube proclamando-o como o salvador e o messias.

Até a televisão preferida dos cafés portugueses, que dedicou milhares de horas a destruir a imagem do anterior presidente, já tirou o tapete e compara-o a Bruno como se de Hitler se tratasse. Só Rui Pedro Braz com a ligação que tem a Cláudia Lopes ainda resiste.

Neste exercício mental, concluímos que os mesmos indivíduos que o elegeram (quer admitam, quer não) são agora os mesmos a virar o bico ao prego. Varandas corre o risco de ficar no cargo ainda menos tempo que Bettencourt e Godinho Lopes.

Não foi por falta de aviso.

Artigos relacionados

Comments

  1. Richituga

    A primeira exigência que os Sócios têm de fazer é relativamente à credibilidade dos resultados das Eleições (entidade insuspeita, por exemplo Universidade).

    Sem esta mudança de paradigma não existem Leões de verdade a candidatar-se para levantar de novo este Clube.

    L SL

  2. GreenLantern

    Quanto ao número de votantes no fivelas, sempre me fez confusão porque não se parece com a realidade em que vivo. Mas acredito que muitos tenham votado nele.
    Da mesma forma que tenho quase a certeza que as eleicões têm todas sido “ajustadas”.

    Muitos votaram nele porque não sabem do que se passa na realidade. Muitos ainda acham que ele é um coitado que está a tentar dar o seu melhor. Mesmo que ele já tenha provado que nem atar os sapatos sabe.

  3. Rei Leão

    Varandas tem uma grande vantagem em relação a Bettencourt e Godinho. Encontrou um clube com dinheiro e trabalho feito. Quando os resquícios desse trabalho se desvanecer a coisa vai piorar. As piruetas e cambalhotas dos invertebrados são apenas “fait divers”. É contenção de danos para irem consumando o golpe o mais rápido que puderem. Parabéns pelo texto.