RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Reconquista da dinastia

Ora cá estamos nós de volta. De volta onde? Ao passado, pois claro! Digam lá que não tinham saudades de entrar em qualquer estabelecimento e serem gozados por adeptos do clube do outro lado da estrada? Ou de ter vergonha de dizer publicamente que são do Sporting? Como dizia o outro, “quem não tem saudades do Sporting pequenino não é bom chefe de família”. Mas vamos ao que interessa.

O clube há 7 anos estava na lama e em risco de acabar depois de sucessivas gestões criminosas dos herdeiros do projecto das elites e da elegância. Por isso, hoje irei nomear as inúmeras semelhanças entre o reinado de Godinho Lopes e o principado de Frederico Varandas.

  1. Órgãos sociais e nomes do futebol passados a papel vegetal
  2. Treinadores a prazo
  3. Alvalade deixa de ser uma fortaleza
  4. Tópicos variados

A lista vencedora de Godinho Lopes, no famoso churrasquinho de 2011, e a de Frederico Varandas em 2018 têm os seguintes membros em comum:

  • Rogério Alves para Presidente da Assembleia Geral, sempre na sua cadeira de sonho. Foi PMAG de Soares Franco, mas foi batido por Eduardo Barroso da lista de Bruno de Carvalho em 2011;
  • Manuel Fernandes, que parece ter lugar cativo a fazer não se sabe bem o quê;
  • Vidigal que entretanto já abandonou o clube;
  • Beto para as relações externas;

Nota-se uma clara tendência para a repetição de nomes que nunca deram nada de valor ao clube enquanto dirigentes. Se já por diversas vezes falharam, porquê esta teima em continuar sempre com os mesmos? E não foi Frederico Varandas que meses antes das eleições jurava que não incluiria nas listas pessoas que já tivessem desempenhado cargos anteriormente no clube?

Os treinadores nunca duraram muito durante a dinastia Roquette. A única excepção foi mesmo Paulo Bento que ficou 4 anos. Com a quantidade de treinadores despedidos, já dava para fazer um plantel inteiro de futebol.

Mas as coincidências que se seguem são assustadoras:

  • Godinho Lopes começou com Domingos Paciência. Os maus resultados afastaram-no em Fevereiro de 2012. Frederico Varandas começou com Peseiro e afirmou que, mesmo não sendo escolhido por ele, era o seu treinador. Foi afastado por maus resultados igualmente.
  • Sá Pinto foi o escolhido para orientar a equipa até ao fim da época, mas os bons resultados e uma prestação soberba na Europa levaram a que o “Coração de Leão” ficasse mais uma época. Frederico Varandas, por sua vez, escolheu Keizer para aguentar o barco, mas as duas taças ganhas nos penalties garantiram ao holandês o direito de começar uma nova época, tal como aconteceu a Sá Pinto
  • Keizer rescindiu e é de prever que Leonel Pontes (treinador dos sub-23) venha a desempenhar funções de treinador, algo que é comum acontecer, veja-se o caso de Oceano, Sá Pinto, com Godinho Lopes, e de Tiago Fernandes na época anterior. Oceano era o bombeiro de serviço e era treinador dos júniores, Sá Pinto idem e Tiago Fernandes tinha-o sido há 2 anos quando fez a transição entre Peseiro e Keizer. Até o próprio Paulo Bento o era… O que há em comum entre estes 4 homens, para além do óbvio, é a campanha de sucesso que todos faziam na equipa sub-19 do clube aquando da sua chamada à equipa principal. Neste momento os sub-23 de Leonel Pontes lideram a tabela só com vitórias e um impressionante rácio de golos marcados e sofridos… Veremos se fica em definitivo ou só como interino.
  • Resta saber quem será o equivalente a Vercauteren e a Jesualdo. Só o tempo o dirá.

Mais um tópico mais uma amargura.

Alvalade voltou a ser sinónimo de festa para as equipas de meio da tabela. Se há 7 anos qualquer Rio Ave ou Paços de Ferreira tinha chances de levar 3 pontos de Lisboa, agora não é diferente. Uma humilhante derrota a semana passada com 3 penalties para o adversário voltou a lançar os fantasmas sobre Alvalade. Mas não se fica por aqui.

Em 2012, o Sporting empata 1-1 no terreno do Marítimo, perde 0-1 em casa com o Rio Ave e ganha ao Gil Vicente em casa com um 2-1 tirado a ferros. Em 4 jornadas já repetimos esses três resultados, substituindo o Gil com o Braga.

Aliás, já na época passada a fortaleza se desmoronou numa derrota por 2-4 contra o eterno rival em que o Sporting esteve sempre fora do resultado. E há 1 mês, uma mão cheia na Supertaça, a maior humilhação desde os 3-6 no antigo estádio. Não esquecendo que pelo segundo ano consecutivo perdem o troféu 5 violinos, algo que nem em 2012 aconteceu.

Finalmente, chegámos ao que se pode chamar de um pot-pourri de diversas semelhanças com o passado.

As modalidades voltaram a não ganhar nada internamente, depois de uma época em que fizeram o pleno de títulos. Os dois troféus europeus não seriam possíveis se a herança fosse pesada como muitos apregoam pois não? Tal como antigamente, só o futsal é que ainda vai vencendo títulos e enchendo-nos de orgulho. Voleibol, hóquei e futebol feminino não existiam e agora é como se não existissem, tal é a falta de promoção e de interesse em reforçar as equipas. Susana Cova dizer que a casa da equipa não é Alvalade, então é de bradar aos céus, mas isso são outros 500.

A equipa jovem do Sporting vence tudo e todos e segue isolada em primeiro lugar, tal como a equipa B fez em em 2012. Essa equipa viria mais tarde a fracassar, tendo feito uma segunda volta terrível.

Nas contratações encontramos uma abismal semelhança com o passado. Ambas as direcções adquirem jogadores com historial de lesões, inconstantes, com historial de maus profissionais e que já não servem para os clubes das grandes ligas da Europa, descurando a formação. Dentro deste padrão Godinho Lopes contratou Boulahrouz, Pranjic, Gelson Fernandes, Alberto Rodriguez, Jeffren, Luis Aguiar e Bojinov. Varandas contratou Rosier, Eduardo, Fernando, Bolasie e Jesé (Sturaro podia aqui entrar mas foi durante a comissão de gestão). Uma curiosidade: O apelido de Jese também é Rodriguez, tal como Jeffren também é da formação de um grande de Espanha, tal como Luis Aguiar tem lesões frequentes, tal como Bojinov tem casos de mau profissionalismo e tal como Pranjic e Gelson Fernandes desaprendeu a jogar. É um 5 em 1.

A quebra das assistências e de venda de gameboxes estão à vista de todos, nunca é ultrapassada a barreira dos 40 mil no estádio e a descrença é visível, ainda assim é superior ao mandato de Godinho Lopes, em que raramente se via 30 mil. Deve ser da tal herança pesada outra vez.

A comunicação está amadora como nunca antes. Não passa um dia em que não envergonhem os sportinguistas e a sua propaganda está ao mais alto nível. A democracia é inexistente e a transparência é algo que não consta do dicionário. As assembleias gerais foram todas envolta em suspeição e executadas com práticas muito duvidosas.

Em resumo, tal como em 2012, já não contamos para nada.

Tal como em 2012, lutamos para ficar acima do Braga e do Guimarães.

Tal como em 2012, somos alvo de piadas.

Tal como em 2012, nos dizem que precisamos de um Sporting forte para o campeonato ser bom e para o ranking.

Tal como em 2012, falam do Sporting como aquele clube simpático.

Tal como em 2012, voltamos a ter suspeições nos resultados eleitorais.

Tal como em 2012, temos treinadores a servir de bode expiatório.

Tal como em 2012, estamos à mercê dos interesses dos agentes.

Tal como em 2012, não lutamos contra a corrupção encarnada.

E tal como em 2012, temos um presidente à deriva a rezar para que a bola entre.

Artigos relacionados

Comments

  1. O consulado Varandas é o descalabro total vale , a esta ridícula figura o apoio total da CS fofinha : Brás , Rita , senil Cristóvão , cara de estúpido Carlos Freitas , o correio da m… e até a rádio . No futebol profissional advinha-se uma época ao nível da de 12/ 13 ficar em 4º ou 5º com este plantel miserável ( que em Janeiro vai levar nova sangria Wendel , Coates , Acuna ) será um milagre os treinadores é cada um pior que o outro e por fim as modalidades como escrevem é muito bem acima só se safa o FUTSAL pois as outras nada irão ganhar a nível interno como se viu o ano passado . Até o atletismo os croquetes conseguiram dar a hegemonia ao SL CARNIDE & TOUPEIRAS .

  2. Neca Pinto

    Que era um pateta, há muito se tinha percebido. Que é um mentiroso, está mais que confirmado. Que é um incompetente, já não há qualquer dúvida.
    Perante tudo isto, pergunto durante quanto tempo mais vamos ter de aturar esta tristeza?

  3. GreenLantern

    Acho é que a principal diferenca é que agora o presidente do clube é uma fonte de vergonha alheia. Nunca na história recente tivemos alguem tão digno de ser contratado para palhaco de circo quanto agora.