RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

A importância das modalidades no Sporting

Desde que me lembro de existir que sempre ouvi dizer que o Sporting é um clube eclético, ou seja, é um clube que não é conhecido apenas pela prática do futebol, mas sim de inúmeras modalidades. É para mim orgulho que o meu clube assim o seja e não pretendo de maneira nenhuma que no futuro possa vir a ser diferente.

Foi por isso com enorme tristeza que vi em 2004 ser demolida a Nave de Alvalade, que era na altura a casa das nossas modalidades de pavilhão. Isto depois do novo estádio inaugurado em Agosto de 2003 não contemplar pista de tartan.

No Atletismo por exemplo temos mais de duas centenas de títulos, incluindo cerca de duas dezenas em termos internacionais. Pelas nossas pistas passaram alguns dos melhores atletas portugueses de sempre, nomes como Francis Obikwelu, o único velocista medalhado em jogos olímpicos com a camisola de Portugal, Rui Silva, também ele medalhado olímpico, Fernando Mamede, os irmãos Domingos e Dionísio Castro ou ainda Carlos Lopes, o primeiro medalha de ouro português nuns jogos olímpicos.

O atletismo existe no clube desde sempre, tendo o Sporting muito a agradecer a Mário Moniz Pereira “o senhor atletismo”. Moniz Pereira esteve em inúmeras modalidades leoninas tais como Ginástica, Ténis de Mesa, Hóquei em Patins ou Voleibol, quer como praticante quer como dirigente, mas foi ao nível do Atletismo que se destacou tendo sido inclusive dirigente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Outra modalidade pela qual nutro particular carinho é o ciclismo. Presente no clube praticamente desde o início, também aqui tivemos o prazer de ver envergar as nossas cores o melhor ciclista de sempre, o grande Joaquim Agostinho.

Também no Futebol Feminino temos dado cartas, assim como no Futebol de Praia, onde contamos com um dos melhores de sempre: Madjer.

Por fim, as modalidades de pavilhão. É bizarro pensar que durante mais de uma década as nossas modalidades de pavilhão andaram a jogar em casas emprestadas. Um clube com a dimensão do Sporting Clube de Portugal a jogar em casas emprestadas. Fosse em Loures, Odivelas ou outro sítio qualquer.

Ainda assim, isto nunca foi impedimento para somarmos e coleccionarmos títulos no Futsal. O Futsal é talvez o desporto do qual no momento o Sporting mais se pode orgulhar. No presente assim é, no futuro o cenário não é animador com a recente saída de vários jovens jogadores da nossa formação para o grande rival Sport Lisboa e Benfica.

No Voleibol, tivemos o prazer de ver jogar com a nossa camisola o melhor jogador português de sempre, Miguel Maia, que mesmo já nos quarentas ainda nos deu o orgulho de regressar para voltar a ser campeão. Isto depois de juntamente com João Brenha ter levado o nome de Portugal às mais variadas conquistas no Voleibol de praia.

No Andebol, tal como Voleibol, regressámos recentemente aos títulos pela mão de Bruno de Carvalho. Quer nacionais quer europeus. Nesta modalidade temos mais de 40 títulos dois deles europeus (Taça Challenge).

No Basquetebol, podemos orgulhar-nos de ter visto vestir as nossas cores o maior basquetebolista português de sempre: Carlos Lisboa. Vamos ver o que nos reserva esta modalidade na época que se avizinha, neste seu regresso após tantos anos de ausência.

Finalmente o Hóquei em Patins. Tendo sido o primeiro clube Português a ganhar o maior título europeu (1977), voltámos agora a ganhá-lo. Isto depois de muitos anos de muitas dificuldades em que a modalidade recuperada por Bruno de Carvalho não era sequer reconhecida oficialmente pelo clube. E não esquecer que também aqui vimos jogar o maior valor de sempre na modalidade: António Livramento.

Não sendo esta minha crónica sobre futebol, e uma vez que tenho referido ao longo da mesma que os maiores praticantes de sempre nas várias modalidades passaram por aqui, é incontornável lembrar que também no futebol o maior futebolista português de sempre passou por aqui: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.

Artigos relacionados