RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Todos conhecemos o personagem Pinóquio de Carlo Collodi, um boneco de madeira esculpido a partir de um tronco de uma árvore. A sua versão mais famosa é o filme da Disney de 1940.

Mas o que é que isto tem que ver o Sporting perguntam vocês e muito bem? Mais do que se imagina.

Vamos supor que existe um senhor chamado Veterinário Nuno. O Veterinário Nuno fez promessas que não cumpriu e faz publicidade enganosa aos seus clientes. Tem uma loja muito difícil de gerir e não tem mãos para ela. As pessoas começam a duvidar das capacidades do Veterinário Nuno para cuidar dos seus animais e ele nem sabe muito bem como é que ali chegou.

Para acalmar a nação, Veterinário Nuno discursa dizendo que a culpa de estar tudo a correr mal é da antiga gerência e continua proclamando que ainda assim os lucros estão de vento em popa, tendo em conta a desgraça que encontrou quando entrou para o lugar. Veterinário Nuno mente tal como Pinóquio. Mas ele tinha um irmão, bem mais inteligente, o Advogado Jota.

O Advogado Jota era o verdadeiro cérebro por detrás do Veterinário Nuno. Era ele que lhe dizia o que fazer, como fazer e quando fazer, pois como é sabido o irmão era incapaz de lidar com a pressão das situações.

Advogado Jota escrevia-lhe os discursos de propaganda para mostrar aos clientes quando o serviço estava em baixo, fazendo lembrar o célebre Grilo Falante que era a consciência de Pinóquio e lhe segredava ao ouvido para lhe guiar no dia-a-dia.

Mas desengane-se quem pensa que já acabou, pois há sempre um peixe maior no mar como dizem os americanos. Em certa parte da história de Pinóquio, ele é capturado por Stromboli, um master of puppets que o controla para fazer espectáculos de circo (que ainda não acabou…).

Este indivíduo puxa os fios de Pinóquio e o boneco é um sucesso. Na vida de Veterinário Nuno e Advogado Jota também existe alguém assim: O Encantador Alves.

É verdade, o Encantador Alves era o verdadeiro dono da loja. Veterinário Nuno respondia a ele e o Advogado Jota era o seu braço direito. Aquele que no início parecia ser o protagonista muito rapidamente passou a segundo ou terceiro plano e, afinal, não tem poder nenhum sobre a loja que tem o seu nome no toldo.

Mas lembram-se como é que Pinóquio se tornou num menino a sério e que praticava várias boas acções? Uma fada transformou-o.

E como é que Veterinário Nuno poderia ser substituído na loja por um verdadeiro líder?

Isso estava nas mãos do povo para quem ele discursava, mas já pode ser tarde demais.

Artigos relacionados

Comments

  1. Paulo Vieira

    A figura sinistra do Stromboli é provavelmente a mais fiel reprodução do papel que Rogério Alves desempenha no Sporting e que o liga – sempre na sombra – aos episódios mais negros da história centenária do Clube.
    Se os sócios não abrirem os olhos rapidamente, o Stromboli irá conseguir os seus intentos e em breve o Fundo Apollo será o dono da SAD e, por arrasto, da equipa de futebol, da Academia de Alcochete e da Marca Sporting.
    Nem sei se ainda vamos a tempo.

  2. Muito bom.

    Pena é que o nariz do Pinóquio não o faz cair, nem isso, nem as suas mentiras.

    Ficaremos a aguardar -para quando quiserem acordar- os sportinguistas que queiram realmente um clube do povo, e não dos interesses e altamente ligado ao benfiquistão.

  3. Alcina Vanessa

    Excelente parábola.
    Parabéns ao escritor.