RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

O Triunfo dos Porcos

Começando pelo fim:

– um sportinguista que surfa uma onda de nome Cashball em busca de vantagens próprias é, antes de tudo, um porco;
– um sportinguista que navega num ataque ao Sporting por parte de um conjunto de vândalos é, antes de tudo, um porco;
– um sportinguista que, para benefício próprio e dos seus, não se coíbe de participar num circo mediático com consequências gravíssimas para o clube, contribuindo até de forma directa para o mesmo é, acima de tudo, um porco.

Apesar do título, não pretendo fazer qualquer analogia directa à alegoria de Orwell, até porque, ainda assim, seria uma injustiça para os animais da quinta, inclusive os porcos. Nem faria muito sentido pois os retratados neste texto, ainda que com inequívocas parecenças ou não fossem também eles porcos, sofrem de outras maleitas, são de outra casta. Portanto, qualquer semelhança é mera coincidência.

Ficámos todos recentemente a saber que a FPA arquivou o caso Cashball, com a ressalva de futura abertura caso o processo judicial o justifique.
Não deixa de ser naturalmente significativo que, após ter “realizado um vasto conjunto de diligências probatórias, tendo sido designadamente ouvidas mais de duas dezenas de testemunhas, incluindo 14 árbitros e pessoas não inscritas na Federação de Andebol de Portugal – e, portanto, não sujeitas ao poder disciplinar da mesma- referenciadas como tendo intervindo mais directamente nos factos participados” a FPA tenha considerado a inexistência de indícios suficientes acabando no arquivamento.

Muito menos se pode considerar surpreendente, tendo em conta tudo o que se foi conhecendo do caso, desde as famosas mensagens, passando por envelopes de suborno com imagem institucional associada, a compra por parte de um órgão de comunicação social da denúncia ou passando pelos envolvidos e pela relação que os mesmos tinham com a actividade das modalidades, tudo cheirava a uma história mal parida, digna de um pasquim de péssima qualidade, com autores  e actores medíocres, incapazes de escrever algo melhor que um drama sul americano de terceira categoria.

Todos certamente se lembram que, no dia em que rebenta o Cashball, se dá de tarde o ataque à academia, uma terrível “coincidência”, que provocou a tempestade perfeita para o que se seguiu: a entrada em cena dos porcos.

E, infelizmente, os porcos eram muitos, mediáticos e com muito tempo de antena para guinchar, ou não fossem porcos, não se inibindo de conspurcar o Sporting o que fosse necessário para atingir o objectivo final: acabar com o poder vigente e implementar o que se pode designar de “Novo Sporting”.    

Esse “Novo Sporting”, que no fundo mais não é que o bafiento Sporting pré 2013 que tantas alegrias nos deu, vestiu a capa da elevação, dos valores perdidos e de uma suposta união também ela supostamente perdida no período anterior.  Mas, contrariamente à alegoria de Orwell, estes porcos já andavam de pé, vestiam boas roupas e bebiam whisky. Porcos notáveis, novos e velhos, que viam o seu espaço e importância cada vez mais minguado. Os valores que os preocupavam, e não os que de forma travestida apregoavam, eram somente o recuperar do que lhes tinha sido retirado, o country club que lhes havia sido roubado. Uma história cíclica na vida leonina.

Acontece que, perante os repetidos e incessantes guinchos que durante meses e meses inundaram o reino do Leão, muitos sportinguistas, foram sucumbindo à “verdade” dos porcos, apagando da memória um passado não tão distante e, esse sim, verdadeiramente negro, ao ponto de colocar o Leão num estado vegetativo, ligado às máquinas.

Os porcos, incansáveis, continuaram e continuam a guinchar até aos dias de hoje, tentando reescrever a história dos últimos anos. No entanto, nos restantes animais da quinta, existe quem tenha memória e faça questão de a manter bem viva, não cedendo, combatendo, mesmo que hoje se sintam sozinhos. Um dia, outros animais se lhes juntarão, não tenho dúvidas, porque as memórias juntamente com a verdade prevalecerão, demore o tempo que demorar.

Por agora, os porcos triunfaram, sendo que nunca o deixarão de o ser, acabarão como eles.

Artigos relacionados

Comments

  1. Peyroteo

    É triste mas é a nossa realidade. O texto está muito bom, parabéns ao autor.

  2. Chairman Meow

    Grandioso texto, no entanto, tenho que discordar de uma coisa: Os porcos vieram para ficar, e duvido que vão abandonar o Sporting antes de o transformarem num curral. Acho que esta última machadada foi, infelizmente, a última.

  3. Leão com memória

    Fantástico texto.
    Os meus parabéns.