RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Capítulo III – O ajuste de contas

Acabamos o último capítulo com a revelação de como surgiram as primeiras rescisões, no entanto temos de recuar um pouco e chegar ao cerne da questão.

O aproveitamento da situação começou dia 20 de Maio após a derrota na final da taça contra o Desportivo das Aves.

imagem: zerozero.pt

Nessa noite, Jaime Marta Soares e Eduarda Proença de Carvalho ligam a todos os elementos dos órgãos sociais menos a Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, dizendo que tinham acabado de ver as cartas de rescisão que todos os jogadores iriam apresentar na terça-feira, caso o Conselho Directivo não se demitisse. Grande parte demitiu-se sem ver as tais cartas, que na altura não existiam, nem era intenção dos jogadores rescindirem.

Quando as demissões começaram, o poder político meteu-se ao barulho, havendo um pedido do PS e do CDS para os seus elementos nos órgãos sociais se demitirem. No caso do PS, Luís Gestas rejeitou. Este acontecimento abriu a porta para a jogada dos empresários, que começaram a ligar e a prometer que os seus jogadores não iriam rescindir mediante pagamento. Escusado será dizer que nenhum jogador na altura queria rescindir.

Passada uma semana desta mentira de Jaime Marta Soares, os jogadores começaram a receber telefonemas a pedir-lhes para rescindirem e que não iriam sair prejudicados. Tal apenas serviria para fazer cair Bruno de Carvalho, havendo uma promessa de um novo contrato assim que este saísse. Quem nos revelou este facto foi um jogador da equipa de futebol, que não quis dizer quem ligou, apenas nos contou ser um membro dos órgãos sociais que se tinha demitido. As nossas suspeitas e coincidem com as de outra fonte nossa, recaem sobre Jaime Marta Soares. Esta pressão, na altura, não surtiu efeito.

Como começam então as rescisões? Jorge Mendes queria colocar Rui Patrício no Wolverhampton ficando com sete milhões de euros de comissão, ao que Bruno de Carvalho recusou, tendo o empresário aproveitado a porta aberta por Jaime Marta Soares para chantagear o clube. Desta forma surgem as rescisões de Rui Patrício e Daniel Podence, ambos agenciados por Jorge Mendes, este último com a promessa de que negociaria um novo contrato.

Apenas uma semana depois deste acontecimento é que os outros empresários tentaram aproveitar-se do mesmo modo. O agente de Gelson Martins disse que tinha uma proposta de 25 milhões para o vender e, se Bruno de Carvalho aceitasse, Gelson não rescindia. O pai de Rafael Leão exigia um milhão de euros e um Mercedes topo de gama. Bruno de Carvalho rejeitou ambos, o que resultou em mais rescisões.

O escritório Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados escreveu as cartas de rescisão de Rui Patrício e de Daniel Podence, tendo também o sindicato de jogadores assessorado alguns.

Recordo agora que a Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral foi convocada de modo a realizar a assembleia geral obrigatória de aprovação de orçamento, a qual Jaime Marta Soares se recusou a convocar. Este sugere várias vezes ao conselho directivo para se demitir e ficar como comissão de gestão.

Jaime Marta Soares nunca teve assinaturas para a assembleia geral de destituição nem esta foi pedida pelos sócios do clube, no entanto esta é convocada a 23 de Maio de 2018. A convocação é entregue no registo a 28 ou 29 de Maio de 2018. A 30 de Maio de 2018, Jaime Marta Soares foi a Alvalade “fingir” a validação dos votos. Nesta assembleia foram introduzidos os códigos de barras que permitem saber como cada sócio vota.

fonte: ionline

Quando a Comissão de Gestão e Sousa Cintra chegam ao clube, o primeiro ponto na ordem de trabalhos foi reunir com Jorge Mendes. Sousa Cintra não aceita a proposta apresentada por Jorge Mendes sobre o passe de Rui Patrício mas, no entanto, aceita rever o salário de Daniel Podence de 400 mil euros/ano para 2 milhões/ano. Luís Marques e Manuel Reis rejeitaram assinar o contrato no escritório de Jorge Mendes. Perante isto, o empresário furioso com Sousa Cintra afirma “você tem noção que eu é que mando no futebol português?”.

Sousa Cintra aceitou pagar dois milhões de euros ao empresário de Bruno Fernandes onde também colocou a cláusula de cinco milhões de euros a ser paga a Bruno Fernandes caso o clube o venda por mais de 35 milhões de euros. Nani refere esse facto numa entrevista em 26 de Dezembro de 2018, onde fala numa promessa de cinco milhões, o que nos leva a crer que foi prometido o dinheiro a Bruno Fernandes – não no momento para poder regressar sem vantagens, de modo a fazer boa figura com os adeptos – mas um ano depois, onde provavelmente seria vendido.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/nani-nao-foi-o-bruno-fernandes-que-tomou-a-decisao-de-rescindir

Rodrigo Battaglia que recebia 800 mil euros por ano exigiu um aumento para 3.2 milhões euros por ano, o qual Sousa Cintra aceitou, mas, mais uma vez, Luis Marques e Manuel Reis rejeitaram assinar o contrato. Por fim, o jogador aceitou baixar as exigências para 1.6 milhões por ano, o que foi aceite.

Agora entra a parte mais curiosa, várias fontes nos contaram que quando Sousa Cintra era presidente, este mantinha conversações regulares por telemóvel com Frederico Varandas de modo a colocá-lo a par do que se passava. Como é que Sousa Cintra sabia que Frederico Varandas viria a ser presidente?

Nos corredores também foram ouvidas conversas entre Henrique Monteiro e Sousa Cintra. Onde Sousa Cintra dizia que eles (Conselho Fiscal e Disciplinar) tinham de tratar da expulsão de Bruno de Carvalho, ao qual Henrique Monteiro respondeu que isso já estava tratado.

Frederico Varandas tinha grande influência junto de Jorge Jesus, de tal forma que foi o grupo de amigos de Jorge Jesus a financiar a campanha do mesmo. Ambos concordavam em não gostar de Bruno de Carvalho. No entanto Frederico Varandas também sabia que só aturaria Jorge Jesus enquanto isso lhe desse proveito, porque tinha noção que Jorge Jesus era mais fama que proveito. Vitor Araújo, amigo pessoal de Jorge Jesus, foi quem pagou as despesas quase todas da campanha de Frederico Varandas.

O médico é referido pelas nossas fontes como uma pessoa desleal e manipuladora, que se faz passar por amigo enquanto que, na verdade, passa por cima das pessoas para chegar onde quer. O palco estava montado para Rogério Alves ser presidente, no entanto este não quis e, com a ajuda de João Pedro Varandas, convenceu Frederico Varandas a avançar.

Bruno de Carvalho foi avisado várias vezes para não manter Frederico Varandas, sendo avisado pelas suas ligações a Rogério Alves, pela firma dele e do irmão. Frederico Varandas sempre garantiu estar com Bruno de Carvalho o que não se provou ser verdadeiro. Mais sabemos que, quando Gomes Pereira estava nos Estados Unidos da América com Izmailov e deu instruções para esperarem por ele para validar os certificados de aptidão dos jogadores, Frederico Varandas assinou os termos para eles poderem ser inscritos sem permissão.

Tanto a Comissão de Gestão como a direção de Bruno de Carvalho se negaram a pagar o que Jorge Mendes exigia por Rui Patrício, tal como a dívida exigida pelo empresário. Frederico Varandas aceitou pagar ambos. Jorge Mendes exigia uma verba a rondar os 8 milhões de euros porque este, no mandato de Godinho Lopes, tinha ficado com direitos sobre vendas futuras dos passes de Adrien Silva e Rui Patrício. No entanto como Bruno de Carvalho fez contratos novos, esses direitos do empresário deixaram de existir.

imagem: Skysports

Bruno de Carvalho sempre esteve a prazo e tudo o que tem acontecido agora foi a retaliação, Alcochete foi o que arrancou um plano que estava à espera há muito tempo. Este sabia que a franja politica ligada a Jaime Marta Soares o queria arruinar, mas sempre pensou ter os sócios do seu lado, o que não se veio a verificar.

Muita gente nos órgãos sociais do Sporting estavam ligados à política e não gostavam de Bruno de Carvalho, apenas faziam de conta para se manterem por perto. Bruno de Carvalho sempre foi uma espinha encravada para os intervenientes dos órgãos sociais ligados ao PS, no entanto a sua popularidade era tão alta que não tinham coragem de fazer algo. Não só o PS, mas o CDS também teve envolvimento em toda esta questão.

Bruno de Carvalho punha em questão o funcionamento de várias instituições em Portugal e afrontava grandes empresários, era um homem que não se deixava controlar e como tal meteu medo a muitos poderes instalados. Fizesse o que ele fizesse, Henrique Monteiro já tinha o plano delineado para impedir tanto ele como Carlos Vieira de irem a eleições. Quem financiou a campanha de Varandas, fêz-lo no intuito de vingar a humilhação que Jorge Jesus e a sua equipa técnica na altura estavam a passar. Frederico Varandas tem do seu lado muitos destes ditos “humilhados” que agora estão a vingar-se de Bruno de Carvalho.

Fontes anónimas

Artigos relacionados

Comments

  1. Nuno Coelho

    Excelente artigo.
    A questão é que enquanto não se chamarem os bois pelo nome, nada se altera.
    É preciso coragem para se colocarem os nomes das fontes, para de uma vez por todas seja feita justiça e se prenda a canalha que operou o golpe!

  2. José Gonçalves

    Quem for presidente do sporting não pode ser politicamente correcto, tem que ser um lutador como era BdC. à volta dos clubes existe muita circulação de avultadas quantias de dinheiro e isso é que atrai. Para os adeptos o sporting tem que ganhar se for para ir na onda esqueçam têm que sair e procurar outra vida.
    O BdC foi um grande presidente tendo feito merda nos ultimos meses do seu mandato, fez o que ninguém tinha feito até então, mias sócios, modalidades amadores a discutir primeiros lugares, um pavilhão…..notem bem um pavilhão.
    O novo presidente tem que fazer melhor é dificil, sabemos, mas ele também sabe e concorreu agora prove!

  3. CroqueteDeLeitão

    Artigo giro, com uma historia engraçada, que dava uma novela.

    A ser verdade, é gravíssimo, no entanto, sem provas, é apenas prosa poética.

    1. Chairman Meow

      Portanto:

      Apresentamos semanas de PROVAS que vão contra a narrativa da segurança social, sustentando os capítulos apresentados que são RELATOS que nos foram passados por pessoas que preferem permanecer anónimas e classifica-se de prosa poética.

      O CMTV não apresenta provas e cria uma narrativa fictícia para queimar uma pessoa ou um grupo de pessoas e tem muita credibilidade.

      De facto há malta que gosta de comer esterco e ainda agradece.

      1. CroqueteDeLeitão

        Calma caríssimo. Para mim a CmTV e a TVI24 são tão prosa poética quanto o texto acima. O ler fonte anónima, ou investigação CM, para mim é IGUAL!

        Que a justiça funcione que eu aguardo para ver e ao contrario do que pensa, não tenho ainda opinião formada sobre a culpa ou inocência de X ou Y (pois tenho a absoluta certeza de que não se sabe metade – nem para um lado, nem para o outro), tive as minhas convicções aquando das AGs, e quanto ao resto aguardo pela justiça. 🙂

    2. José Trindade

      Croquete de leitão, vai BARDAMERDA, BROGENCIO

      1. CroqueteDeLeitão

        Grato pela razão que me dá!

  4. Manuel Coelho

    Isto só é novidade para os distraídos e para aqueles que não sabem filtrar a comunicação social e, ainda, para aqueles que alimentam ou vivem de interesses sujos…
    Para os outros, aqueles que vem com olhos de ver e são honestos, desde sempre acreditaram que era uma tramóia pegada, de interesses egoístas, contra um grande sportinguista, chamado BRUNO DE CARVALHO, que estava a levar o SPORTING para um patamar de grandeza internacional e, em prejuízo, dos adversários internos directos.
    Falta colocar, bem alto e inequivocamente, o papel do chamado “gabinete de crise” que, em todo este contexto, teve uma acção laboratorial e decisiva. tratou-se de uma operação de VAMPIROS, genuínos arratanazádos, que sugaram e sugam o sangue do coração do LEÃO.
    E, esta lamentável história, constitui um problema transversal a toda a sociedade, que não deve preocupar, apenas os Sportinguistas mas, sim, o universo dos humanos…
    Mais grave ainda, os responsáveis políticos, as organizações politicas e partidárias, estão altamente comprometidas nesta situação, por questões de interesse na clientela do voto e da sua simpatia pessoal…

  5. Soeu_sei

    estes todos mais a porca suja da vilar corrupta, que está a tentar tudo por tudo para enterrar o BdC porque é amiguinha do bandido orelhas e amiguinha do flopes essa é que é essa infelizmente é a podridão que grassa na justiça portuguesa, se for preciso compaticipo com mil euros para ajudar num processo contra esta corrupta e obriga-la a pagar uma indemnização ao BdC e aos que estão presos sem razão…

  6. João Alberto de Jesus Oliveira

    A maior golpada de sempre no meu querido Sporting. Triste, muito triste por tudo isto. O Sporting mercia ter melhor gente. Infelizmente não tem. De mim não veem nem mais um tostão. Morram FP

  7. Manuel Martins

    O dr BdC sempre teve noção de que estava metido num ninho de cobras; o que ele não contava era ser traído pelos sócios. – infelizmente os que o traíram são os que mais votos contam, e estão de certo modo “ligados” à canalha golpista. Veja-se a estatistica da última AG cinco mil sócios deram vinte e nove mil votos, assim é dificil sobreviver!

  8. Skywalker

    Isto é serviço publico e tudo verdade……vamos com calma. ??????????????????

  9. Balconeater

    Isto é serviço público. Parabéns e continuem a expor esta gente que anda a sugar o Sporting.

  10. João Oliveira

    Quero pensar que isto é mentira mas se for verdade Bruno de Carvalho que se desligue do Sporting durante uns tempos.. porque as cobras não se dão e quando começar a correr mal está gente vai ser corrida do Sporting ao tiro…

  11. Luis Costa

    Bom artigo, mas tem que se arranjar mais provas de muita coisa, pois o que aconteceu, foi o maior e mais vil ataque que vi a um homem

  12. Undertaker

    Excelente trabalho, parabéns. Espero que as pessoas leiam com atenção e não metam rótulos às pessoas que só tentam relatar a verdade dos factos.

    1. Alberto Pelixo

      Realmente sempre foi assim , os interesses , a Politica , PS , CDS , mas não só . Excelente Texto , muito conciso e preciso , e muitos factos , mesmo não sendo novos , ou sim , espelha bem o que este GRANDE AMOR É , uma coisa é certa este GRANDE AMOR TEM DE VOLTAR A SER DO POVO , e que a Verdade , a Realidade IRÁ Mostrar . Falar de Justiça , é a mesma coisa de me sair o EURO MILHÕES . Só que não por la passou , não tem a noção como funciona . SPORTING TEM DE SER DO POVO . SL