RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

“Sim senhor, isto está bom”

Pensei muitas horas sobre o que escrever hoje. Admito que falhei na hora de publicação e não quero inventar desculpas, mas ontem foi uma romaria! Creio que vou deixar o teclado fazer o meu trabalho, por isso perdoem-me alguma imprecisão ou falta de coerência!

Quero escrever um agradecimento. Um agradecimento a todos aqueles que têm lutado para repor a verdade sobre tudo o que se passou o ano passado e que se tem vindo a passar desde então. Foram casos “bola de dinheiro”, foram “alcochetes” mal explicados, foram “destituições” amanhadas em cima do joelho, enfim, um autêntico bolo de trampa que assolou o nosso clube no período em questão. Sinto que estamos num fechar de ciclo e a caminhar sem rumo, mas posso-vos garantir, tudo faremos para endireitar um barco que ameaça virar a qualquer momento.

O que é que este novo ano nos trouxe? Bom, as boas notícias é que passámos de estar em pré-falência para gastar milhões sobre milhões. Focando-me no futebol, o que tenho assistido é uma clara incapacidade negocial por parte dos nossos representantes, que preferem oferecer atletas a custo zero a tentar colocar simbólicas cláusulas de participação e/ou percentagens de passe. Às vezes acho que temos um bando de incompetentes a gerir o nosso clube (e a SAD, acima de tudo), mas depois lembro-me que estamos na vanguarda do profissionalismo e que o futebol é “fácil, fácil”.

Foto: Tiago Sousa Dias

Passando à ginástica, todos os dias visito as redes sociais com um esgar quase malévolo ao deparar-me com a quantidade de saltos mortais encarpados que leio. Por vezes dá-me a entender que, ou temos adeptos auto-fágicos, ou temos sócios contorcionistas. As opiniões mudam de direcção como o vento durante um furacão, assistindo-se a um deprimente espectáculo de felácios diários à personalidade em voga. Ontem foi Frederico “Qandahār” Varandas, hoje é Rogério “que se danem os estatutos” Alves, amanhã será um qualquer José Dupla Consoante.

Porquê? Porque é que estas pessoas se aceitam rebaixar a tais personagens sinistras que agem com um propósito muito concreto? Será interesse? Será desconhecimento? Será que gostam de sado-masoquismo? Não sei, mas devo admitir que fico com um ligeiro refluxo gástrico quando vejo que muitos Sportinguistas preferem um bom nome a um bom negócio, ainda para mais quando esses mesmos adeptos/sócios são gestores ou administradores de empresas. Eu sei que, por vezes, temos que manter a postura institucional, mas no fim do dia o que interessa é o negócio. Leiam sobre Steve Jobs, se não acreditam em mim.

Sabem o que me chateia mesmo? Falta de coerência. Eu sempre fui coerente. Eu fui aquele gajo que não votou no actual governo (nem no anterior) e que consegue olhar, de forma apartidária, para o trabalho feito e dizer “sim senhor, isto está bom”. Infelizmente, parece que muitas pessoas no Mundo Sportinguista têm aquilo que na gíria popular apelidamos de “palas nos olhos”. Um conselho, não vos “cai um dente” por reconhecerem que a personagem “X” fez uma coisa bem! Querem um exemplo?

O Ex-Presidente Bruno de Carvalho fez muitas coisas bem, começando com a negociação com os bancos e terminando na gestão financeira. Agora, posso também dizer que não gostei da forma como lidou com as redes sociais e em como não soube limpar o nosso clube de lixo com interesses que não aqueles de o engrandecer. Há mais que não gostei, mas percebem onde quero chegar, certo?

Digo isto por um motivo muito específico. Amanhã temos o recurso dos sócios Bruno de Carvalho de Alexandre Godinho à sua expulsão de sócio, um acto que considero aberrante.

No entanto, não posso dizer-vos como votar, não posso dizer-vos o que fazer. Posso sim desejar que, qualquer que seja o vosso voto, que o depositem com convicção naquilo que acreditam e que, acima de tudo, não tentem reescrever a história. Não, o anterior Conselho Directivo não foi perfeito. Sim, o anterior CD deixou uma obra excelente neste Clube.

Não comam o que o Correio da Manhã vos diz, leiam, pensem, apareçam na assembleia e coloquem a cruz onde a vossa consciência vos disser, com confiança e assertividade.

O Rugido? Cá estará para dar voz aqueles que a querem ouvida. Sem agendas, sem facções, com Sportinguismo.

Artigos relacionados

Comments

  1. Leão do Nordeste

    Retenho esta pequena frase daquilo que escreveu:

    ” tudo faremos para endireitar um barco que ameaça virar a qualquer momento…”

    O caminho é esse!

  2. beetuga

    “ROGÉRIO ALVES:
    – Presidente da MAG eleito na lista de Frederico Varandas.
    – Candidato a Presidente da MAG na lista de Godinho Lopes.
    – Presidente da MAG eleito na lista de José Eduardo Bettencourt.
    – Presidente da MAG eleito na lista de Soares Franco.
    – Advogado da Holdimo.
    – Advogado do fundo Apollo.
    – Advogado de José Maria Ricciardi.
    – Advogado de Álvaro Sobrinho.
    – Advogado de Pereira Cristóvão.
    – Advogado de Jorge Jesus.
    – Advogado de José Veiga.”

    Fiquem em casa e depois queixem-se!!!
    SL

  3. Neca Pinto

    Não há que recear assumir uma posição. Os motivos invocados para a expulsão são ridículos. Outra decisão que não seja votar contra a expulsão é pura cegueira e revanchismo.

  4. Peyroteo

    Revejo-me bastante naquilo que escreveu aqui. E infelizmente não me parece que vá ser escolhido o melhor caminho, para mal dos pecados do nosso clube a gratidão é uma coisa pouco “utilizada” nos tempos que correm. No nosso clube então é mesmo mais é interesses pessoais e feiras de vaidades , camarotes , charutos , rooftops , negócios para amigos , tudo feito por gente de bem. Quando bater no fundo pode ser que apareça um maluco da plebe para tomar conta da coisa… Parabéns pelo texto, está muito bom.