Neste dia… em 1989 – Sporting vence em Portimão e continua invicto no topo da classificação
O Sporting deslocou-se ao Algarve e de lá retornou com os dois pontos da vitória no bolso, mercê da marcação de dois golos sem que os comandados de José Torres tenham acertado nas sua redes. Os leões parecem decididamente moralizado e na rota do título. Com mais esta vitória mantém-se no primeiro lugar da classificação com mais um ponto que o 2º classificado, o FC Porto e mais 3 que o V. Setúbal, que ocupa o 3ºlugar.

Sporting adianta-se ao pelotão perseguidor
Portimão não chegou a ser susto, numa partida que o resultado final podia ter sido mais dilatado e onde a dupla Cascavel-Gomes brilhou a grande nível, Douglas correu quilómetros no miolo do terreno ganhando praticamente todas as jogadas onde esteve envolvido e Venâncio foi fundamental a comandar a defesa, cortando todos os lances com muita autoridade.
O Sporting cedo tomou o comando da partida, mas teimava em não encontrar o caminho da baliza. Do lado contrário tudo saia mal e nem Guetov, o búlgaro especialista em lances de bola parada, acertava com os livres.
Manuel José pedia mais da equipa e aos 36 minutos faz sair Lima para a entrada de Paulinho Cascavel que iria ser determinante no desfecho do jogo. O intervalo chegou com um nulo no marcador.
No início da segunda parte, o Portimonense tem a melhor ocasião da partida com Kachmerov a fazer um chapéu a Ivkovic, mas Luisinho cortou o lance quando a bola se encaminhava para ultrapassar a linha de golo.
O lance alertou os sportinguistas que pouco depois, aos 69 minutos, abriram o activo por Paulinho Cascavel. Valtinho desmarcou Gomes, que já dentro da área deixou-se interceptar por Chico Zé, ficando a bola à mercê de Cascavel, que só teve de empurrar para a baliza escancarada.
Depois do golo inaugural o Sporting foi ainda mais perigoso, aproveitando o balanceamento do adversário que tentava a todo o custo empatar.
Gomes marcou, mas o golo foi indevidamente anulado. O jogador leonino estava atrasado em relação à defesa algarvia aquando do passe de Cascavel.
O ex-portista não esmoreceu com a injustiça cometida e continuou a ser uma dor de cabeça para a defesa algarvia, aparecendo em lances de golo, quer a tentar finalizar ou em combinações com os colegas.

Gomes tanto perseguiu o golo, que o conseguiu a 10 minutos do final, num cabeceamento ao segundo poste, após cruzamento bem medido de Marlon.
Até ao final, a equipa da casa não criou grandes problemas a uma defesa leonina que se apresentou irrepreensível e foi mesmo o Sporting nos minutos finais a poder ampliar o score para 3-0, com um remate de Cascavel com o pé esquerdo, a fazer a bola a embater no poste.
Ficha do jogo:
Estádio: Portimonense. Público: 12000. Arbitro: Rosa Santos (POR).
Portimonense: Figueiredo; Bezinski, Chico zé, Aurélio, Floris Schaap, Matos (José Pedro 54′), Vado, Skoda (Palecas 72′), Voynov, Guetov, Kachmerov.
Sporting: Ivkovic; Oceano, Venâncio, Luisinho, Leal, Carlos Manuel (Carlos Xavier 86′), Douglas, Valtinho, Marlon, Lima (Paulinho Cascavel 36′) e Gomes.
Disciplina: Cartão amarelo aos 12′ para Chico Zé (Portimonense), Oceano (12′) e Douglas (42) (Sporting).
Golos: Paulinho Cascavel 69′ e Gomes 80′ (Sporting)
Resumo do jogo
Data: 22/10/1989
Local: Estádio do Portimonense
Evento: Portimonense (0-2) Sporting, 06J - CN



Luisinho e Douglas. Belos jogadores. 12 mil espectadores, duvido que hoje esteja esse número.