RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Neste dia… em 2018 – Tricampeões no Futsal com Triplete!

Esta época foi caracterizada por algo que ficará para sempre na história do Sporting, já que após 13 longos anos a jogar em casa emprestada, o Futsal leonino regressou a Alvalade, usufruindo da excelência da nova casa das Modalidades do Sporting, o Pavilhão João Rocha, estreado precisamente nesta temporada.

Quanto à equipa, o registo de apenas se terem feito duas alterações no plantel, assinalando-se o regresso de dois nomes bem conhecidos no Sporting, Divanei proveniente do Kairat Almaty e Cardinal vindo do ElPozo Murcia. A estas entradas corresponderam a saídas de Paulinho que deu continuidade à sua brilhante carreira em Itália e de Léo que voltou ao Kairat Almaty por ter acabado o seu período de empréstimo em Alvalade.

Os trabalhos tiveram o seu inicio no Multidesportivo a 02 de Agosto de 2017 com os Leões a rumarem depois a Ansião, que pelo 12º ano consecutivo foi o local escolhido para a realização do estágio de pré-época.

A pré-época teve seis encontros, todos de elevada dificuldade, tendo o Sporting conquistado, mais uma vez a Taça Município de Ansião e a primeira edição do Torneio Internacional Cidade de Viseu. Na Masters Cup realizada em Portimão, os Leões tiveram o título na mão até aos derradeiros sete segundos da partida frente ao Barcelona.

Em termos oficiais a temporada começou com a conquista da Supertaça, num jogo muito equilibrado frente ao SL Benfica onde os detalhes fizeram a diferença.

A UEFA Futsal Cup conheceu nesta temporada um novo formato com mais equipas, já que os principais Países do ranking de futsal da UEFA puderam apresentar dois representantes, primeiro e segundo do campeonato, no caso português Sporting e SC Braga. Fruto da existência de mais equipas após a fase preliminar todas as restantes se apresentaram na ronda principal, tendo calhado ao Sporting disputar o grupo 3 que teve como anfitrião o Ekonomac da Sérvia.

Os Leões passaram com distinção a ronda principal tendo vencido os três jogos disputados e alcançado o primeiro lugar do grupo, conquistando assim o estatuto de cabeça de série para a ronda de elite.

Depois de já ter organizado uma primeira ronda e uma fase final, cinco rondas de elite e uma final four, nesta temporada o Sporting voltou a receber, mais uma vez, a confiança da UEFA para organizar um grupo da ronda de elite da UEFA Futsal Cup, a primeira de sempre no Pavilhão João Rocha.

Na ronda de elite a equipa leonina conseguiu o seu mais fácil apuramento de sempre para a Final Four até então, já que este foi alcançado pela primeira vez logo à segunda jornada.

Se na Taça da Liga e na UEFA Cup, os Leões soçobraram na final após percursos tranquilos, na Taça de Portugal aconteceu o oposto, já que o Sporting ultrapassou o adversário teoricamente mais complicado nas meias-finais, para ter uma vitória sem contestação na final, apesar da tremenda réplica da valorosa equipa do Fabril.

O campeonato, disputado nos moldes habituais, sofreu uma interrupção em Janeiro e Fevereiro de 2018, por a Selecção Nacional disputar a fase final do Campeonato da Europa, na Eslovénia. Portugal venceu a competição, sagrando-se Campeão Europeu com o contributo de André Sousa, João Matos, Pedro Cary e Pany Varela, tendo os jogadores do Sporting, entre outros jogos, alinhado na final onde a equipa das quinas venceu a Espanha, campeã em título, por 3-2.

Tendo consentido apenas um empate nos 26 jogos disputados, o Sporting acabou a fase regular do campeonato no primeiro lugar com 76 pontos, estabelecendo com esta pontuação um novo recorde.

Refira-se que com este registo a equipa leonina fixou ainda a marca de não perder para a fase regular do campeonato desde o dia 17 de Outubro de 2015, ou seja um total de 72 jogos.

No play-off, ao vencer o Modicus por 2-0 e 4-0, o Sporting tornou-se na primeira equipa de sempre a chegar à final do campeonato sem sofrer golos na meia-final.

A final foi das mais disputadas de sempre, cinco jogos, três prolongamentos e duas decisões por penaltis. Mas no quinto e decisivo jogo, os Leões fizeram das fraquezas forças e depois de terem estado a perder por duas bolas e de terem de igualar o marcador por duas vezes depois de terem estado em desvantagem, triunfaram no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Com esta vitória o Sporting conquistou o seu 15º campeonato nacional, sendo o terceiro consecutivo, algo que não acontecia desde 1995.

A conquista do campeonato juntou-se às conquistas da Taça de Portugal e da Supertaça, formando assim um “triplete”, algo que só tinha acontecido por uma vez na história do Sporting, em 2010/11.

Fonte: wikisporting.com

Data: 30/06/2018
Local: Pavilhão João Rocha
Evento: Sporting (3-3 2-0p) Benfica, 5º e último jogo da FInal (Play-off)

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>