RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Maio 07, 2024

Neste dia… em 2017, Sporting quer que Federação reconheça títulos do campeonato de Portugal como títulos nacionais

“Em 2021, Portugal celebra 100 anos de campeonatos nacionais. A lógica seria: 100 anos, 100 campeões. Mas há quem defenda que deverão ser apenas 87.”

Extraída do manifesto “Um País sem Memória está Irremediavelmente Perdido”, esta frase define a campanha “Em Defesa da Verdade Desportiva”, lançada pelo Sporting para que a Federação Portuguesa de Futebol reconheça os títulos nacionais do Campeonato de Portugal, disputado entre 1921/22 e 1937/38, e que foi substituído por Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1938/39.

Sporting seria o maior beneficiado pela necessária mudança, uma vez que saltaria de 18 para 22 campeonatos conquistados. Porto (de 27 para 30) e Belenenses (de 1 para 4), também teriam novas taças oficiais em suas histórias.

Em seu Facebook, Bruno de Carvalho, presidente dos Leões, abordou o tema. “A história centenária do futebol português não pode ser reescrita nem alterada, ainda para mais quando as competições foram disputadas com lealdade e cumprindo com todos os regulamentos. Podem demorar o tempo que quiserem que a verdade não pode ser adulterada, ou seja, o Campeonato de Portugal (entre 1922 e 1938) era, como aliás está inscrito no site da Federação Portuguesa de Futebol e reconhecido pelos jornais da época, a competição que servia para apurar o campeão nacional de futebol”.

Confira o vídeo oficial da campanha:

Fonte: www.mktesportivo.com 

Data: 28/12/2017
Evento: Campanha pelos 22 títulos

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>