RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 30, 2024

Neste dia… em 2010, FC Porto tomba em Alvalade – Sporting vence por 3-0.

EPA/António Cotrim

O Sporting adiantou-se cedo no marcador, com Yannick aos seis minutos. O segundo golo aconteceu à beira do intervalo, por Izmailov, aos 45. No reatar da partida, Miguel Veloso fez o 3-0, aos 47 minutos, resultado que se manteve até ao final.

Depois da sua quarta derrota do campeonato, o FC Porto fica assim com 43 pontos, a oito do Sporting de Braga (51) e a nove do líder Benfica (52). Em quarto lugar, segue o Sporting, com 32 pontos.

A primeira meia hora de jogo pertenceu literalmente aos leões, que fizeram um “pressing” alto que ainda não víramos fazer esta época, jogando com as linhas subidas, sem medo de o fazer, emprestando a agressividade necessária para essa pressão ser eficaz.

Para a entrada de “leão” que o Sporting protagonizou foram fundamentais os índices de agressividade que apresentou desde o primeiro minuto, quer na recuperação da bola, quer nas saídas para o ataque, o que lhe permitiu chegar cedo ao golo, logo aos seis minutos, por Yannick Djaló.

Um golo que reforçou a confiança da equipa que mandou no jogo durante a primeira hora, perante um FC Porto simplesmente incapaz de se acercar sequer da área de Rui Patrício, por falta de profundidade atacante.

A equipa portista ficou manietada face ao “pressing” do Sporting, por não ser capaz de circular a bola.

Aos 11 minutos, Helton evitou o segundo golo, a desviar para canto um remate de Liedson, isolado, que levava “selo” de golo.

O FC Porto só deu um ar de graça aos 24 minutos, quando, finalmente, Ruben Micael conseguiu articular um passe para Varela servir Falcão na área, mas Carriço antecipou-se para canto.

Além do meio-campo portista não pegar na bola, os alas Mariano e Varela não existiram, sobretudo o argentino, que goza de um crédito junto de Jesualdo Ferreira que não justifica pelo que produz em campo.

Mas o “xeque-mate” dos “leões” seria dado à beira do intervalo, quando Izmailov assinou um grande golo, com o pé esquerdo, demonstrativo da sua qualidade futebolística e do erro que seria tê-lo perdido para o Lokomotiv de Moscovo.

O golo de Miguel Veloso, aos 47 minutos, foi apenas a confirmação daquilo que já se sabia quando as duas equipas recolheram às cabinas: que o jogo tinha o destino traçado.

É verdade que o FC Porto mostrou outra atitude na segunda parte, quando finalmente os seus jogadores elevaram os níveis de agressividade e entrega ao jogo, mas não havia como dar-lhe a volta perante um Sporting moralizado, confiante e que nunca relaxou, mantendo os níveis de concentração até ao fim.

A verdade é que o Sporting, com mais espaço para jogar no meio-campo portista, face ao adiantamento da equipa, esteve sempre mais perto do 4-0 do que o FC Porto do 3-1.

Uma palavra para a opção de Carlos Carvalhal, já assumida com bons resultados no jogo com o Everton para a Liga Europa, ao jogar com Liedson (grande exibição) sozinho na frente e com Yannick Djaló descaído nas alas, como falso médio, e cuja acção hoje se revelou determinante, quer na superioridade a meio-campo quer na produtividade e eficácia do ataque “leonino”.

Ficha de jogo

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Sporting – FC Porto, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Yannick Djaló, 6 minutos.
2-0, Izmailov, 45.
3-0, Miguel Veloso, 47.

Equipas:

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Carriço (Polga, 74) Grimi, Pedro Mendes, Miguel Veloso (Adrien, 77), João Moutinho, Izmailov (João Pereira, 90), Yannick Djaló e Liedson.

(Suplentes: Tiago, Polga, Adrien, Saleiro, Matias Fernandez, João Pereira e Pereirinha).

FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Tomás Costa, Rui Meireles (Bellushi, 46), Ruben Micael (Guarín, 56), Mariano (Rodriguez, 56), Varela e Falcão.

(Suplentes: Nuno, Guarín, Bellushi, Valeri, Cristián Rodriguez, Nuno André Coelho e Miguel Lopes).

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Veloso (12), João Moutinho (16), Bruno Alves (17), Yannick Djaló (30), Bellushi (73), Helton (76), Izmailov (77) e Liedson (78).

Assistência: 28 220 espectadores.

Fonte: Lusa

Data: 28/02/2010
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (3-0) FC Porto, CN - 21ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>