RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Domingo, Dezembro 14, 2025

Neste dia… em 2005, golo de Miguel Garcia deu final europeia ao Sporting

Equipa que alinhou de início: Em cima, da esquerda para a direita: Ricardo, Beto, Polga, Custódio, Miguel Garcia e Rochemback. Em baixo, pela mesma ordem: Moutinho, Sá Pinto, Liedson, Rui Jorge e Douala.


Taça UEFA: crónica do herói de Alkmaar e a noite épica do Sporting

Quase 15 anos depois, o Maisfutebol recordou uma das noites mais memoráveis da história europeia do Sporting. Miguel Garcia, já para lá do minuto 120, tornou-se o herói de Alkmaar, ao marcar o golo que apurou os leões para a final da Taça UEFA de 2005, em Alvalade.

A 5 de maio desse ano, no velhinho De Alkmaarderhout, a equipa treinada por José Peseiro perdeu por 3-2 após prolongamento. Valeram os golos marcados fora, após a vitória por 2-1 em Lisboa.

O capítulo no país das tulipas foi pouco perfumado para o Sporting, obra de um quebra-cabeças para Polga, Beto e companhia. O hispano-dinamarquês Kenneth Pérez já tinha testado Ricardo antes e, aos seis minutos, colocou o AZ a vencer por 1-0 e na frente da eliminatória.

Peseiro, no banco, não gostava do que via. Nem os mais de 300 adeptos dos leões, que cantavam e sofriam. Mas os momentos finais antes do intervalo foram de glória. O Sporting assentou ideias a partir da meia hora: ratice de Liedson, velocidade de Douala e inteligência de um menino de 18 anos, de seu nome João Moutinho, com a bola nos pés.

Polga colocou a bola no coração da área e Liedson, antes do apito de Claus Bo Larsen para a recolha aos balneários, fez o 1-1. O Sporting estava novamente na dianteira pela final.

Getty Images

Uma condição registada até ao minuto 78, quando o recém-entrado Huysegems, após uma saída de Ricardo e um corte infeliz de Polga a evitar o golo de Elkhattabi, fez o 2-1. O final podia ter sido muito penoso para o Sporting, mas Van Galen e Huysegems falharam, por centímetros, a possibilidade de resolver tudo sem ir a prolongamento.

Estrelinha para o Sporting, desfeita aos 109 minutos, por Jaliens, de… canto. O mesmo lance que originaria o golo de Miguel Garcia, aos 120+2’, após Tello ter colocado a bola na área para a inesquecível festa leonina, que deixou Co Adriaanse e companhia desolados.

_

Jogo realizado no De Alkmaarderhout, Alkmaar, Holanda.

Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca).

AZ: Timmer; Jaliens, Opdam, Ron Vlaar, Tim de Cler; Landzaat, Adil Ramzi (Elkhattabi, 64’), Van Galen; Tarik Sektioui (Janga, 120’), Robin Nelisse (Huysegems, 72’), Kenneth Pérez. Treinador, Co Adriaanse.

SPORTING: Ricardo; Miguel Garcia, Anderson Polga, Beto, Rui Jorge (Niculae, 110’); Custódio, Rochemback (Pedro Barbosa, 86’), João Moutinho; Sá Pinto, Douala (Rodrigo Tello, 75’), Liedson. Treinador, José Peseiro.

Disciplina – cartões amarelos: Liedson, 49’, Van Galen, 113’, Miguel Garcia (fim jogo).

Marcador: Kenneth Pérez, 6’, Liedson, 45+4’, Huysegems, 78’, Jaliens, 109’, Miguel Garcia, 120+2’.

Fonte: maisfutebol

Data: 05/05/2005
Local: De Alkmaarderhout, Alkmaar, Holanda
Evento: AZ Alkmaar (3-2 ap) Sporting, 1/2 Finais Tala Uefa - 2ª mão

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.