RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Dezembro 05, 2025

Neste dia… em 1979 – Sporting campeão Nacional de Andebol

ANDEBOL | Sporting atingiu a dúzia de títulos

Nas bancadas verde-alvas do pavilhão de piso cimentado de Alvalade foram lançadas serpentinas multicoloridas para o rectângulo, numa manifestação de aplauso pela conquista de mais um título nacional da 1ª divisão de andebol de sete. Mais um prémio para o Sporting, em uma longa série a atingir a dúzia, alcançada pelas cores verde brancas em 27 campeonatos.

O clube de Alvalade é o que conta com maior número de conquistas na prova: o facto de estarmos em 1979 e os «leões» terem conquistado o primeiro campeonato desde que a prova principiou e serem (presentemente) os campeões nacionais, poderia não significar muito, mas o caso é que, ao longo da vida da secção, o Sporting nunca deixou de aparecer na vanguarda dos 27 campeonatos. Conquistou, até agora, doze, o que constitui uma demonstração sintomática do carinho que, para as bandas de Alvalade, se dedica ao andebol, embora ultimamente a nível de categorias inferiores (juniores e juvenis) haja algo que repensar. Os clubes começam por estruturar-se e prestigiar-se pela frutificação nas suas escolas de jogadores e o Sporting, a despeito de ser o actual campeão de Portugal, não tem feito «tudo» nas suas categorias mais jovens. Pelo menos, os seus escalões etários inferiores não têm acompanhado a sucessão de êxitos dos seniores. Reflicta o clube e a Secção na reestruturação e no apoio às categorias mais jovens a partir dos iniciados e, até, dos minis.

Porém, o Sporting (ninguém o contestará) ganhou o campeonato com todo o mérito. Perdeu apenas um jogo com o FC do Porto na «pole» final, o que demonstra uma regularidade que nenhuma outra equipa alcançou. O FC Porto, para além de ter perdido em Alvalade, foi batido no Restelo: e logo aí se jogou a sorte dos portistas na prova. O que, de algum modo, quer dizer que o Belenenses teve uma «participação» bastante influente na «atribuição» do título, ao vencer o FC Porto no seu terreno e ao ser batido pelo Sporting no mesmo Restelo. O FC do Porto foi um digno vice-campeão, apenas com uma derrota mais do que o titular. O Belenenses, por exclusão de partes, foi o terceiro (como se aguardava) e o Benfica o quarto classificado. Era de esperar, não uma classificação melhor por parte dos «encarnados» mas, pelo menos, uma prova mais regular, nomeadamente a partir da altura em que começaram a contar com o seu excelente meia distância Janeiro.

A «escada» classificativa está absolutamente certa e em conformidade com a capacidade das equipas em prova. Os lugares de descida de divisão já haviam ficado decididos na fase anterior da prova, pelo que esta «poule» final, para além do 1.º lugar e consequente conquista do campeonato poderá, eventualmente, interessar o 2.º posto, com vista às provas europeias, se o vencedor da «Taça» for também o meritório campeão (Sporting).

Resultados das duas últimas jornadas : Sporting – Passos Manuel 31-18; Belenenses – Benfica, 29-28; S. Mamede – S. Bernardo, 22-21; Maia – FC do Porto, 23-29; Sporting – Benfica 32-17; Belenenses – Passos Manuel, 24-23; S. Mamede – FC do Porto, 27-33 e Maia – S. Bernardo, 25-22.

Classificação final: 1.º Sporting, 40 pontos; 2.º FC Porto, 38; 3.º Belenenses, 34; 4.º Benfica, 29; 5.º Passos Manuel e Maia, 22; 7.º S. Bernardo e 5. Mamede, 19.

Fonte: Diário de Lisboa

Data: 17/06/1979
Local: Pavilhão de Alvalade
Evento: Sporting Campeão Nacional de Andebol

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.