RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sábado, Abril 20, 2024

Neste dia… em 1977, Esforço e Glória na 1ª vitória na Taça dos clubes campeões europeus de corta-mato

Comemora-se hoje, dia 6 de Fevereiro, exactamente 43 anos da conquista da 1ª Taça Europeia do atletismo leonino: a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Corta-Mato. Esta inédita vitória aconteceu em Palência (Espanha), comunidade autónoma de Castelo e Leão.

O Jornal Sporting, na sua edição de 9 de Fevereiro de 1977, escrevia: “Depois das chuvas copiosas que durante a semana haviam desabado sobre Palência, o sol surgiu radioso e quente na manhã de domingo como que disposto – também ele! – a abrilhantar a festa que se sentia e vivia no vetusto burgo espanhol.”

Tendo ganho em 1976 pela 28ª vez o Campeonato Nacional de Corta-Mato (Crosse), o Sporting iria participar em 1977 pela primeira vez na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato prova criada pela EAA em 1962.

Assim, no dia 06 de Fevereiro de 1977 os atletas do Sporting estavam à partida da prova em Palência, Espanha.

A Equipa do Sporting comandada por Moniz Pereira iria enfrentar 18 equipas entre as quais a poderosa equipa do Educacion y Descanso de Palência, que além de ser a equipa da casa era também a Bi-Campeã Europeia. O Sporting dominou a prova, colocando 3 elementos nos dez primeiros lugares, tendo Carlos Lopes liderado do princípio ao fim, apesar da forte oposição da vedeta espanhola, Mariano Haro.

No final, num evento transmitido em directo pela TVE, a habitual festa, e dois factos que ficaram na memória de todos, o desportivismo de Haro que não passou Carlos Lopes quando este caiu na lama do difícil percurso de Palência e o fair play do público espanhol, que apesar de não ter visto a sua equipa vencer, brindou a comitiva do Sporting com uma calorosa ovação.

A equipa leonina venceu individual e colectivamente: Carlos Lopes chegou com 50 metros de avanço sobre a ‘estrela’ espanhola Mariano Haro; Fernando Mamede cortou a meta na 6ª posição e para fechar a pontuação Aniceto Simões ocupou o 8º lugar. O outro elemento da formação verde-e-branca era Carlos Cabral, numa equipa superiormente orientada pelo Prof. Mário Moniz Pereira, técnico de renome internacional e o grande responsável pelos êxitos do atletismo português. No final, emocionado e feliz declarou ao Jornal Sporting: “Esta vitória do Sporting é justíssima, pois é a vitória da melhor equipa europeia. A categórica diferença pontual prova-o”.

Depois da conquista da Taça dos Vencedores das Taças, em futebol, em 1964… este era o 2º troféu europeu do Sporting Clube de Portugal.

A classificação ficou assim ordenada:

    1º Sporting – 15 pontos
    2º Educacion y Descanço Palência (Espanha) – 22 pts
    3º LAC Quelle Fürth (Alemanha) – 34 pts

Destaques da classificação individual:

    1º Carlos Lopes – Sporting
    2º Mariano Haro – Educacion y Descanço Palência (Espanha)
    3º Jacky Boxberger – FC Sochaux (França)
    6º Fernando Mamede – Sporting
    8º Aniceto Simões – Sporting
    26º Carlos Cabral – Sporting

Resumo da prova na rtve.

Data: 06/02/1977
Local: Palência
Evento: Taça dos clubes campeões europeus de corta-mato

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>